Perfumes: como usar, escolher, conservar e fazer


“O perfume é uma delicada mistura de materiais naturais ou sintéticos, relacionados a extratos de flores, ervas, condimentos etc.combinados em proporções exatas para conferir uma experiência estética e hedônica”.
Mas quimicamente falando perfume é uma mistura complexa de ingredientes (moléculas) orgânicos incluindo ésteres, cetonas, aldeídos, acetais, hidrocarbonetos etc... Combinados para produzir odores específicos em média um perfume contém de 20 a 500 componentes orgânicos. As vezes uma fragrância pode conter todos os componentes químicos (em termos de grupos funcionais) descritos em um livro de química orgânica.


Notas de topo: 

Materiais mais voláteis, é o primeiro elemento a ser percebido quando a fragrância é aplicada

Notas de corpo:
 
Materiais menos voláteis.Esse componentes começam a agir depois que as notas de topo tiverem se dissipado.Ex. florais como violeta ou tuberosa

Notas de fundo ou base: 

Menos voláteis. Ex. Musk, madeira, vanilina. Esta é a porção mais duradoura da fragrância


Fragrância: 

É uma parte importante das formulações cosméticas, principalmente pelo efeito psicológico que pode apresentar. Com frequência uma fragrância pode determinar o sucesso ou o fracasso de um novo produto.

Principais pontos considerados para o desenvolvimento de uma fragrância:

• Emocional, hedônico (muitas vezes lincados ao apelo ou ingredientes específicos do produto);
• Interação com a base (mascarar odor);
• Ações extra: antimicrobiana, repelente, relaxante

Como escolher um perfume:
 
  • Sempre utilize fitas olfativas para pré-selecionar as fragrâncias favoritasü Preferencialmente não esteja usando perfume no momento da compra;
  • Aplique em pele no MÁXIMO 4 fragrâncias, e em áreas (do braço) que não estejam perfumadas;
  • Confie na primeira impressão, mas só compre depois de estar com a fragrância na pele por mais de ½ hora;
  • Não se iluda com o fato da fragrância ser “MARAVILHOSA” na pele da melhor amiga (o).
Em que áreas do corpo aplicar um perfume?

  • Experimente na nuca, atrás dos joelhos e pulsos: locais onde a circulação é maior, portanto mais quente, provocando a evaporação do perfume;
  • Borrifar no ar e “passar” pela nuvem de perfume é um caminho alternativo para quem quer uma perfumação mais sutil;
  • Se a fragrância tiver corante CUIDADO com as roupas de tecidos claros;
  • Se exagerou na quantidade de perfume ou quiser tirar a fragrância, a única maneira é começar do zero: BANHO. Água e sabão nos locais onde aplicou. Ainda assim, um pouco da fragrância pode permanecer.
O que interfere no cheiro da fragrância:

  • Para escolha de uma fragrância deve-se levar em conta vários fatores além de seu gosto pessoal, já que em contato com a pele e suas particularidades uma mesma fragrância pode ter cheiro diferente de uma pessoa para outra;
  • A sua alimentação pode ser um fator de interferência. Comidas muito especiadas ou condimentadas alteram o odor do suor, portanto também alteram a reação da sua pele com o perfume;
  • Diferenças de hábitos também interferem. Por exemplo, fumantes alteram o caráter da fragrância, pois sua pele já tem um odor diferente, não está “pura”;
  • Diferença de raça também pode ser um fator de diferenciação: peles negras reagem diferentemente de peles brancas, amarelas…
 Fragrâncias Diurnas ou Noturnas, para o Verão ou para o Inverno: qual a diferença?

  • Devido ao clima quente do Brasil, a procura por fragrâncias leves é muito comum para o uso diurno, por serem refrescantes e prolongarem o frescor do banho por mais tempo;
  • As notas cítricas frescas e frutais radiantes combinam muito com o dia e com o verão e se espalham rapidamente na pele. Por serem mais leves permitem que sejam reaplicadas durante o dia, mas NÃO permitem a exposição direta ao sol. (Perfume, praia e piscina definitivamente não combinam!);
  • Já as fragrâncias selecionadas para o uso noturno, são mais pesadas e pensadas, uma vez que as “más intenções” ou o poder de sedução parecem mais aguçados nesta hora.
Como conservar:

1 - A primeira coisa a fazer é pensar em um local que não seja úmido e que esteja longe da luz. Por isso, o banheiro é um ambiente péssimo para guardar um frasco de perfume. As oscilações de temperatura e a umidade podem alterar a cor do conteúdo e interferir na fragrância. Caso só haja este espaço, procure um cantinho fechado e que esteja protegido da luz e distante da parte mais úmida do banheiro.
2 - O guarda-roupa é um ótimo local para guardar perfumes. Separe uma prateleira para guardar todos os frascos. Para dar mais bossa a esse cantinho, o morador pode colocar seus perfumes sobre uma bandeja de metal ou de acrílico. Cestinhas de palha, encontradas em feiras de artesanato, também são boas opções para reunir os vidrinhos.
3 - Há caixas forradas próprias para guardar perfumes e de variados estilos que também ajudam aos que buscam organizar melhor esses itens.
4 - Caso você tenha muitos perfumes, organize os que você utiliza com mais freqüência na parte da frente para que fiquem acessíveis.
5 - Caso não tenha um espaço no armário para guardar os itens de beleza e quiser investir em um móvel, uma cristaleira no corredor ou no quarto pode ser uma boa opção. Lá, o morador também pode guardar roupas de cama e banho e o resultado fica super charmoso.
6 - Se for daquelas pessoas que gosta de colecionar amostras grátis de perfume, uma dica é reuni-las em um copo decorado, podendo ele ser de porcelana ou de metal. O que vale é usar a criatividade.
7 - Para conservar o perfume é bom mantê-lo bem fechado, pois a fragrância evapora. Uma dica de especialistas é não comprar frascos grandes demais. O prazo de validade de um perfume é, em média, de dois anos. Depois disso, a fragrância certamente não será mais a mesma.


Como fazer perfume:

Fazer um perfume de forma artesanal é muito fácil e simples.
Primeiro passo é procurar uma loja que vende essências para fazer perfume, escolher uma boa fragrância e os materiais para a mistura.

Basicamente os perfumes são feitos de duas formas:

Primeira: Usando um produto chamado de Veículo para perfumaria
Segundo: Usando todos os componentes para a mistura que são o dipropilenoglicol, fixador, água deionizada e álcool de cereais.
Para fazer é só seguir umas dicas simples e que são:
Na primeira opção, com o Veiculo é bem mais descomplicado, pois é só pegar a fragrância e misturar cerca de 20% de fragrância, colocar em um frasco escuro e deixar macerar por no mínimo 10 dias, um na geladeira e outro fora,  alternadamente.

Na Segunda opção: (pode alterar as quantias mantendo a proporção)


Material:

400 ml de álcool de cerais
50 ml de essência
15 ml de fixador
80 ml água destilada
30 ml dipropilenoglicol


Preparo:

Coloque o álcool em um copo graduado
Em seguida junte a essência e o fixador
Misture bem e acrescente o dipropilenoglicol e a água
Coloque com auxilio de um funil o perfume em vidros.
Não preencha o vidro até a borda, deixe um espaço.
Leve para macerar
Deixe o perfume no dia que foi feito em temperatura ambiente longe da claridade.
Depois de 24 horas levar para geladeira por mais 24 horas, ir alternando por 10 dias.
Serve para tirar o cheiro forte de álcool. Outro modo é adicionar em frasco escuro e deixar em lugar escuro e fresco durante 30 dias.

Fonte: De tudo 1 pouco , Jogo de Maquiagem