Pelo encravado ou foliculite

A foliculite, popularmente conhecida como pelo encravado, é um dos problemas de pele que mais atinge a população, tanto masculina quanto feminina, ao redor do mundo. A principal causa da foliculite está ligada ao ato de raspar ou depilar a pele. Depois de um tempo, quando o pelo começa a crescer, se encurvam e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória, que pode ser purulenta e dolorosa. Quando não tratado, o pelo pode crescer continuamente dentro da pele, gerando um cisto, nesse caso, é extremamente necessário procurar ajuda médica, pois a tentativa de remover o cisto em casa pode gerar outros problemas.
 
O pelo pode encravar em qualquer parte do corpo, porém nos homens, a are mais afetada é o rosto, embora muitos homens apresentem pelos encravados na região próxima as têmporas e nuca. Já nas mulheres, é mais comum encontrar pelos encravados nas axilas, virilhas e pernas.
 
O que causa o pelo encravado 

Os pelos normalmente nascem um pouco encurvados, mas os de algumas pessoas tendem a nascer mais recurvados e encravar. Além da tendência genética, a depilação é uma grande responsável pelo encravamento.  Arrancar os pelos com cera fria ou quente causa mais pelos encravados do que a lâmina ou o creme depilatório. Por isso, recomenda-se evitar a depilação ou aumentar o intervalo entre as sessões.
 
A lâmina usada incorretamente pode piorar o quadro principalmente no caso de virilha e barba. É importante evitar escanhoar, isto é, barbear no sentido contrário ao do crescimento do pelo. O indicado é utilizar a lâmina de forma bem suave e com a pele bem hidratada, de preferência após o banho. Quem já tem propensão a ter pelos encravados, a calça muito justa ou calcinha podem ser agravantes, assim como o excesso de esfoliação e cremes gordurosos ou óleo corporal.
 
Mulheres que tem tendência a esse tipo de incômodo não deve fazer depilação no período menstrual. Além do aumento da sensibilidade, existe uma maior retenção de líquidos, diminuindo os níveis de hidratação externa da pele.
 
Outra causa do é fazer a depilação na véspera de ir para a piscina,o cloro da água potencializa a irritação da pele.Por isso, faça a depilação no dia seguinte à piscina, e não o contrário!
 
Peles morenas têm mais propensão à pelo encravado
 
Tratamento e prevenção
 
A dermatologista Valéria Campos explica que o desencravamento manual de cada pelo é feito com agulha esterilizada, colocando-a sob a alça formada e levantando-o com delicadeza e, na medida do possível, evitando lesar a pele. Mas, se o pelo estiver inflamado, o médico dermatologista deve ser procurado para indicar um creme antiinflamatório e antibiótico ou, nos casos mais graves, antibióticos orais.
 
Se o encravamento for leve e não houver sinais de infecção, uma esfoliação suave com fubá e mel ou creme hidratante não oleoso pode dar certo. "Em caso de inflamação leve recomenda-se apenas compressa com água ou soro em temperatura morna em cima da região inflamada", complementa.
 
Uma consequência do trauma da depilação é a hipercromia pós-inflamatória, que resulta em manchas escuras temporárias ou definitivas na pele. De acordo com a dermatologista Juliana Romanini, o tratamento desse problema seria a depilação definitiva a laser e, quando houver ausência ou rarefação de pelos, um clareamento à base de produtos específicos orientados por um especialista.
 
Já as depressões causadas pela manipulação inadequada dos pelos encravados podem ser definitivas. Espremido insistentemente, um pelo encravado corre o risco de inchar e virar uma lesão chamada granuloma. A remoção pode ser cirúrgica ou à base de ácidos. A técnica mais indicada para resolver o problema é a depilação definitiva a laser ou luz intensa pulsada, as únicas capazes de destruir o folículo piloso e impedir o nascimento de outro pelo.
 
Valéria alerta que o melhor a fazer para não piorar o pelo encravado é não cutucar, espremer ou tentar romper a barreira que está impedindo que ele cresça. "Ao mexer na região, a pessoa traumatiza ainda mais aquele folículo que produz o pelo e pode deixá-lo mais inflamado ou até mesmo infeccionado, pois, como está machucado, é alvo fácil de fungos e bactérias", justifica.
 
Uma semana antes de depilar, aplique em dias alternados um creme esfoliante na pele. Nos locais em que os pelos sempre encravam, aplique um creme à base de ácido salicílico para afinar a pele aos poucos. Após a depilação com cera quente ou fria, evite usar cremes ou loções por três dias. Nesse período, os poros ainda estão dilatados e os cremes podem entupir o folículo.
 
Esfoliantes caseiros
 
Esfoliante de aveia e leite
Ingredientes:

- ½ xícara de farinha de aveia
- ¼ de xícara de leite em pó
- 1 colher de fubá
- ½ xícara de leite
Preparo e modo de usar:
Misture todos os ingredientes em uma tigela. Passe sobre a pele do rosto suavemente, em movimentos circulares, durante cerca de 2 minutos. Depois enxague com água morna.
Este esfoliante caseiro ajuda também a nutrir sua pele.
 
Esfoliante de fubá com mel
Ingredientes:

- ½ xícara de chá de fubá
- Suco de 1 limão pequeno
-1 colher de sopa de mel
Preparo e modo de usar:
Misture os ingredientes em uma tigela e aplique na pele com movimentos suaves. Mesmo o fubá mais fino, combinado com o mel e o limão, pode ser agressivo se não for manuseado com suavidade.
Use esse esfoliante apenas uma vez ao mês e enxague muito bem o rosto, especialmente antes de qualquer exposição ao sol, já que o limão pode provocar manchas caso permaneça na pele.
 
Esfoliante de mamão verde
Ingredientes:
- ½ mamão verde em pedaços
- 1 colher de chá de iogurte natural
- 1 colher de chá de mel
- 2 colheres de chá de açúcar cristal
Preparo e modo de usar:
Bata o mamão com o iogurte e o mel no liquidificador. Depois despeje o creme em uma vasilha e acrescente o açúcar. O mamão verde possui substâncias que auxiliam na remoção de células mortas da pele.
 
Esfoliante de café
Ingredientes:
- ½ xícara de borra de café
- 3 colheres de mel
- Suco de ½ laranja
Preparo e modo de usar:
Misture todos os ingredientes, e com a ajuda de uma esponja apropriada aplique sobre o rosto em movimentos circulares. A borra de café estimula os sentidos e promove a remoção das impurezas da pele.
 
Esfoliante de vinagre de maçã
Ingredientes:
- ¼ de xícara de chá de vinagre de maçã
- 2 colheres bem cheias de sal grosso
- 2 colheres de óleo de amêndoas
Preparo e modo de usar:
Basta misturar todos os ingredientes e passar sobre a pele em movimentos suaves e circulares durante alguns segundos. O óleo de amêndoas ajudará a pele a manter-se hidratada mesmo após a limpeza.
 
Fonte:Turista malemolente,Bbel,