Como fazer chás,compressas e cataplasmas.


Como fazer uma infusão. Prepara-se como um chá comum.Você pode utilizar um bule para obter várias doses ou uma xícara para uma dose única.  De forma geral, para fazer um bule ponha meio litro de água fervente sobre 30 g de planta seca (ou 60 g de planta verde). Cubra e deixe em infusão de cinco a dez minutos. Coe e sirva em uma xícara.
Para fazer só uma xícara, sirva uma colher de chá da planta seca (ou duas da planta verde), em média, em uma xícara, ponha por cima água fervente tampe durante cinco minutos. Coe e utilize.
partes duras da planta.
Ferva, em média, 30 g da planta em meio litro de água pelo menos durante 15 minutos.
Coe para tirar as partes duras.
Como parte do liquido evaporou, ponha mais água até obter o volume inicial.
Esprema o excesso de líquido do pano e aplique sobre a área afetada.
Repita, se necessário.


Cataplasmas
Pique as plantas bem picadas, cubra com água e ferva.
Ponha entre compressas de gaze a pasta quente obtida e
aplique enquanto quente sobre
a área afetada.
Use uma bolsa de água quente para conservar a quentura da cataplasma.
Substitua a cataplasma quando
esta tiver esfriado. Para manter a cataplasma no lugar aplique uma atadura e prenda com alfinete de segurança ou esparadrapo.


Como fazer uma decocção
Faz-se esse tipo de preparação vegetal fervendo em fogo brando

Compressas
As compressas de plantas são úteis no tratamento de entorses ou contusões, para baixar a febre, reduzir inflamações e aliviar dores de cabeça.Mergulhe um pano limpo em urna infusão ou decocção fortes (fria ou quente, conforme o indicado) ou em uma tintura diluída.
 

Utilizadas comumente para extrair pus de feridas e furúnculos, as cataplasmas de plantas medicinais servem também para aliviar dores nos nervos ou musculares. Podem ser preparadas com plantas secas ou frescas.