Como trocar tomada de eletrodoméstico.


TROCANDO A TOMADA

Materiais necessários:
  • Chave de fenda
  • Tomada nova
  • Cabo (para extensão)
Dica Importante:
  • NÃO PUXE NUNCA PELO CABO, SEMPRE PELA TOMADA.
Instruções:

        Em eletricidade um dos trabalhos mais simples, além de trocar uma lâmpada, é o de trocar uma tomada. Podemos encontrar tomadas de dois tipos, a simples, como a que aparece na foto, de dois cabos, e a segunda com cabo terra, três cabos. O segundo tipo é mais usado em eletrodomésticos de grande consumo, lavadoras, geladeiras, fornos... Os tipos mais simples se utilizam para pequenos aparelhos como luminárias, pequenos aparelhos de som... 
                                Tanto se o que pretendemos é trocar a tomada, como se queremos fazer uma extensão o processo é o mesmo. Com a diferença que para fazer uma extensão em um dos extremos deverá colocar uma tomada fêmea. Começamos cortando a velha, desencapamos o cabo em aproximadamente 1cm. Desmontaremos a tomada nova pelo parafuso que tem. No seu interior encontraremos dois elementos, os dois lugares para colocar os cabos e uma espécie de braçadeira para fixar o cabo. 
     Devemos lembrar uma coisa muito importante com relação às extensões, que deverão estar totalmente desenroladas quando sejam utilizadas com ferramentas de alta potência como máquinas de soldar... Desta maneira evitaremos que o cabo se esquente muito e conseqüentemente evitamos curtos-circuitos.