Escola. A primeira vez


Quando uma criança "vai para a escola" pela primeira vez, os pais devem ter em atenção algumas questões que podem tornar mais agradável e "normal" esse momento.

Atenções a ter:

-Garantir que as autonomias mais importantes estão adquiridas:
vestir-se, calçar-se, arrumar as suas coisas, tomar conta do que é seu, comer sozinho, deslocar-se, saber regras básicas de segurança, etc.

-Explicar que ir para a escola é normal e significa que se cresceu e que já se é "grande". Falar dos casos de todos os outros meninos, que também vão aprender brincar e fazer amigos novos.

-Ir para a escola não é um castigo, é uma "promoção", um momento importante que se atingiu.

-Leve a criança a conhecer a escola antes do início das aulas. Se bem que muitas vezes haja "dias de apresentação", ver a escola calmamente com os pais pode transmitir segurança.

-Faça as compras de tudo o que é necessário com a criança. Deixe-a escolher e estimule o bom senso. A mochila, por exemplo, deve ser do tamanho das costa da criança e, se tiver rodinhas, ainda melhor. O material de trabalho deve ser o adequado (e o solicitado), sem desprezar a qualidade, mas sem "luxos" inúteis que depois constrangerão a criança face aos colegas.

-Não falhe os horários, nem de entrada, nem de saída. A pontualidade deve ser estimulada, e vale também para o momento em que se vai buscar a criança.

-Não facilite com as faltas: a assiduidade também dá importância à nova etapa que se iniciou.

-Pergunte como correu o dia e o que fez a criança e os amigos, mas fale também do seu dia. Troque informações e experiências, conte os seus "casos do dia". Converse.

-Aceite a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias. Chorar é normal, mas não ceda e mantenha as rotinas como previsto.

-Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa. Não os faça em vez da criança, mas apóie. Faça desse momento um espaço de interação e partilha.


A escola também deve receber e deixar a criança à vontade, fazendo do primeiro dia de aula um dia de alegria, mostrando que ali é um lugar agradável, interessante e estimulante.