Óleo de cozinha. Recicle, faça sabão


Em tempos de aquecimento global, a moda está em preservar a natureza e não poluir. Faça a sua parte guardando em garrafas pet o óleo de cozinha que iria para o ralo da pia e utilizando o óleo caseiro, que iria pro lixo, para fazer sabão e utilizar em casa. Uma dica barata, fácil, útil e politicamente correta a favor da natureza. Saiba como fazer.

1ª Receita:
Não esqueça de filtrar o óleo de fritura, deixando sem resíduo algum (pode ser usado filtro de café, é demorado mas garante uma boa qualidade).Tudo deve ser feito em um recipiente de plástico e manipulado com objetos de plásticos.
Você vai precisar:
- 500 ml de óleo
- 100 g de soda cáustica
- 100 ml de água
- 30 ml de detergente
- 50 ml de álcool
1º passo coloque o óleo em um balde e dê umas esguichadas de detergente de cozinha mesmo (uns 30ml) e mexa bem
2º acrescente a soda já diluída em 100 ml de água e mexa bem
3º esse é o mais importante, depois que tudo estiver bem misturado por ultimo você acrescentará 50 ml de álcool, mexa rápido e despeje numa forma antes que o sabão endureça por completo.
2ª Receita:
- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
3ª Receita:
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.


Seja você também um ser humano sustentável. Recicle, consuma com consciência, cuide da sua casa maior - o planeta Terra.