Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Moda masculina: Qual a roupa certa para cada tipo físico?

Dicas ajudam a escolher a roupa certa para valorizar suas características e esconder as imperfeições
Nem tudo que é bonito fica bom para o nosso corpo. Por isso, tome cuidado para não desvalorizar o que você tem de bom e evidenciar tudo aquilo que você gostaria de esconder. Os truques não são difíceis. Basta ficar de olho em alguns detalhes na hora de escolher o que vestir. As dicas são da estilista Amália Piffero, do Rio de Janeiro.

O gordinho

Os gordinhos devem usar sempre calça com boca reta e cós na cintura. Se for usar com camisa social, coloque-a para dentro da calça. No caso de camisetas ou pólos, use para fora. Calças de boca larga ou estreita e que tenham o cós alto dão a impressão da pessoa estar mais fora de forma do que está. Assim como as camisas sociais para fora, que aumentam a barriga.

O magro demais

Se o seu caso é o excesso de magreza, procure usar calças com pregas e com o cós na cintura. Esse tipo de modelagem aparenta volume e, por isso, só devem ser usados para os homens bem magros. E, se não estiver fazendo muito calor, prefira as camisas de manga longa. De mangas curtas ou compridas, use-as sempre para dentro da calça. Quando usadas para fora, destacam a magreza. O mesmo acontece com as calças de cós alto, que também devem ser evitadas

O saradão

Os homens malhados ficam bem de camisa pólo ou social, porém, sempre mais solta no corpo e para fora na calça. Não caia na tentação de usar roupas coladas, para marcar o corpo conquistado com esforço. A calça pode até ser um pouco mais justa, desde que tenha a boca larga ou reta, pois fica muito bem nesse tipo físico.

“O erro mais comum dos homens fortes é a camiseta regata. Esse tipo de blusa só deve ser usado na prática de esportes ou na academia. Nunca na rua! Nos homens malhados, tudo fica bom se não for apertado. Não há necessidade de peças que marquem o corpo, pois eles já têm uma estrutura grande e uma postura que demonstra o físico delineado”, diz Amália.


Pernas finas

Para os que têm as pernas finas, a dica é usar sempre calças mais soltas, de bocas retas a largas. A camisa sempre para dentro, para dar um pouco de volume, e tirar o foco das pernas finas. “Porém, o que esses homens não devem usar nunca são as calças de boca apertada, cintura alta ou camisa social para fora. Isso deixa a perna fina em evidência”.

Pernas grossas

Quem tem perna grossa deve optar sempre pela calça com boca reta e blusa para dentro. As calças apertadas ou que tenham a boca larga marcam muito as pernas e não caem bem para quem tem esse perfil.

Braços finos

Quem não curte os braços magrinhos deve procurar estar sempre de manga longa. As camisas podem ser de qualquer tecido, dos mais encorpados aos delicados, sem problemas. “O importante é tentar evitar a manga curta, para não destacar a espessura do braço que não lhe agrada”, aconselha a estilista.

Braços gordos

Os homens que possuem braços um pouco mais gordos podem, sim, usar camisas ou camisetas de manga curta e de manga comprida. O segredo é optar por roupas que sejam feitas de tecidos leves e finos, para não deixar os braços volumosos, como as camisas de tencel e outros materiais muito encorpados.

Altos

“Esse é o tipo de perfil mais fácil de acertar”, informa Amália. Os homens altos devem optar pelo blazer de três botões, que cai muito bem para eles. A calça deve ser de boca apertada ou reta, nunca as largas. A camisa vai de acordo com o gosto. Sem mistério. Mas, dê preferência para usá-la dentro da calça. “A única coisa que eles não devem usar é a calça com cós baixo, porque dá a impressão de desproporcionalidade”, indica Amália.

Baixinhos

Os homens baixinhos devem usar calça reta com o cós cintura. A camisa ideal é a de manga longa, sempre para dentro da calça. É importante ter muito cuidado ao usar um blazer: prefira o que tenha apenas dois botões e com a manga na medida certa. “Mangas muito compridas podem achatar mais ainda a silhueta”, alerta ela.

Camisas

Todos os homens, seja lá qual for o corpo que tenham, devem evitar as blusas com gola “V” e camisas de seda. Esses dois tipos de camisas não favorecem a nenhum tipo físico. Já as blusas com gola “padre” só devem ser usadas por homens que tem o pescoço longo.

Bermudas

Os homens que estão acima do peso devem usar bermudas acima do joelho. Nada daqueles bermudões imensos. Eles também devem optar sempre pelas peças mais sequinhas, em tons escuros e sem muitos bolsos ou pregas. Já os magros podem usar a peça abaixo do joelho, com elástico e pregas para criar volume.

Estampas

As peças estampadas devem ser usadas para looks mais esportivos e nas camisas de manga curta. Os homens mais gordinhos devem escolher sempre estampas menores, com fundo claro e, no máximo, com três cores diferentes. Já os altos e os magros podem optar por estampas maiores, mas, sempre com a cor do fundo neutra. “O ideal é usar com jeans e usar as estampas com os tons mais fortes no verão”, ensina a estilista.

Ternos

Quando for comprar o terno, comece olhando as ombreiras. Os ombros devem ser bem marcados e as ombreiras precisam terminar junto com o ombro. Não pode ser nem larga, nem estreita. Os homens que não têm uma variedade grande de ternos devem ter no armário o clássico, azul marinho, cinza ou mescla, que  ficam bem para o dia e para a noite.

Os ternos risca de giz e espinha de peixe são bem jovem e ficam mais leves, indicados para o verão. As camisas devem ser em tons mais claros e pastéis, para contrastar com a gravata, que pode ser listrada ou com estampas (sem exageros!), mas observe se a composição com a camisa está bacana.

Fonte : IG