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Dicas para fazer uma baliza perfeita


Fazer baliza é a pior parte do exame do DETRAN, fala a verdade! Aqui estão algumas dicas para se fazer uma baliza perfeita.

Existem duas formas básicas de fazer baliza, ensinadas nas auto-escolas.

Primeira forma - Conhecida como “dois movimentos”

  1. Pare o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;
  2. Ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia [meio-fio] da calçada e evitar raspar a roda);
  1. Certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;
  2. Esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
  3. Engate a marcha a ré;
  4. Movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20 cm da guia;
  5. Esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;
  6. Movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
  7. Caso necessário, engate a 1ª marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.
Segunda forma - conhecida como “três movimentos”

  1. Pare o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;
  2. Ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia da calçada e evitar raspar a roda);
  3. Certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;
  4. Esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
  5. Engate a marcha a ré;
  6. Movimente o carro até que a traseira esteja à aproximadamente 30 graus da calçada, isso normalmente acontece quando a traseira do carro começou a “entrar” na vaga;
  7. “endireite” o volante, ou seja, coloque-o na posição de movimentar-se em linha reta
  8. Movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20 cm da guia;
  9. Esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;
  10. Movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
  11. Caso necessário, engate a 1ª marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.
Dicas e truques

  • O sucesso da baliza só se dá quando se encontra a posição correta de parar o veículo ao lado do à frente da vaga. Isso deve ser descoberto com um pouco de treino.
  • A 1ª forma facilita a manobra, porém a 2ª forma encaixa-se um pouco melhor quando existe pouco espaço disponível na rua, pois ela “joga” menos a frente do carro.
  • Sempre se certifique que existe espaço para o seu veículo. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível. Lembre-se que não basta ele caber, ele precisa de pelo menos 30% do seu tamanho a mais para realizar os movimentos com segurança.
  • Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra.
  • Cuidado ao manobrar veículos do tipo sedan cuja traseira pode ficar oculta pelo retrovisor.
  • Faça os movimentos com calma, sempre verificando os três retrovisores à procura de pedestres, veículos em movimento, animais, obstáculos e evitando danificar os veículos estacionados.
  • Se você tem engate, treine muito para evitar que seu engate bata no pára-choque do carro de trás. Pense: se fosse o seu carro, você não iria gostar.
  • Caso o “flanelinha” (que normalmente nem sabe dirigir) esteja te atrapalhando, peça que ele se distancie, e diga para ele ficar sossegado pois o “real” dele está garantido já.
  • Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão.
Outra Versão de Dica:

Primeiro tem que ver o carro que você está fazendo.

1º - NUNCA SE ESQUEÇA DA SETA PARA ENTRAR!!! Tente alinhar o carro a uns 30 centímetros de distância dos pauzinhos da baliza, o que daria umas duas palmas da mão.
2º - Depois disso vem o 1º ponto… você vai olhar para trás, para o seu lado direito em direção ao pauzinho da baliza mais próxima. Esta terá q estar no meio do vidro lateral do banco de passageiros de trás (lembre-se, seu lado direito).
3º Quando você ver esse 1º ponto automaticamente pare o carro e gire o volante duas vezes para a sua direita (eu acho mais fácil ao invés de direita, lado do passageiro…rss);
4º feito isso vamos para o 2º ponto: com a ré você vai trazendo o carro pra trás (dica: utilize apenas o ponto da embreagem, aquele onde o carro começa a tremer com o freio…fica super fácil e sai andando só com a embreagem)e agora vai prestar atenção no seu retrovisor que fica acima da sua cabeça: você vai reparar que o pauzinho da baliza lááá de trás vai estar aparecendo em uma ponta do espelho…você irá andar com o carro até o pauzinho chegar na outra ponta desse espelho, isso tudo com a ré;
5º Lembre-se que nessa hora pode ser q a seta já tenha apagado, então COLOCA ELA DE NOVO!
6º O pauzinho da baliza de trás já está no outro canto do espelho, agora é hora de virar o volante mais duas vezes para o lado do motorista (esquerda);
7º Feito isso vamos para o 3º ponto: Você vai dando a ré devagar e vai observar quando o primeiro pauzinho da baliza for chegando perto do retrovisor do passageiro (retrovisor direito). Quando o pauzinho da baliza estiver no meio desse retrovisor você pára e vai dar mais duas voltas no volante para o seu lado esquerdo (lado do motorista).
8º agora é só ir com calma e tentar alinhar o carro…
9º Para sair, lembre-se SETA e como o volante já vai estar todo virado nem precisa mexer, só colocar em primeira q ele vai saindo devagar… quando você ver que o retrovisor do passageiro está na sua direção vai virando o carro para a direita (lado do passageiro) e acertando ele.

Como escrevi muita coisa aí vai um resumo:

-Seta para direita
-Alinhar o carro em 30 centímetros distante da baliza
-Verificar o primeiro ponto (primeira baliza tem que estar alinhada no meio do vidro de trás direito do banco do passageiro);
-Dar duas viradas para a direita no volante;
-Ré e verificar o 2º ponto (no retrovisor de cima a baliza que está em uma ponta tem q chegar à outra ponta do espelho);
-Duas voltas para a esquerda no volante e verificar se a seta desligou e ligá-la novamente;
-Ainda na ré o 3º ponto (o pauzinho da primeira baliza tem q estar alinhado no meio do retrovisor do passageiro, lado direito);
-Dar mais duas voltas para o lado esquerdo, do motorista.
-Alinhar o carro.
- Para sair, SETA, não mexer no volante e colocar em primeira.
- Sair devagar e quando ver o retrovisor do passageiro na sua direção ir voltando o volante e alinhando o carro.
Parece muita coisa, mas não é não. É só treinar que você consegue!!!!!

Fonte: OpiniaoWeb Carros

6 comentários :

Paulo Augusto disse...

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Oh! doido disse...

Boa as dicas

Pop Blogs disse...

Muito interessante esta postagem!

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Tadeu Marques disse...

Aprender a dirigir é algo que todo mundo sonha! A emoção e o sentimento de liberdade são sentidas somente por aqueles que alcançam a vítória de aprender a dirigir e conquistam a carteira nacional de motorista.
Mas este caminho não é fácil. Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e efrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir.
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Estela Andrade disse...

Eu tentei tirar habilitação quando tinha 19 anos, reprovei no exame prático e fiquei traumatizada, acabei demorando 5 anos para voltar, quando voltei tive que refazer todo o processo, ( aulas, CFC, exames médicos e psicologicos, enfim...), quando voltei consegui passar, mas ja tinha muito medo de dirigir..> Com´prei meu carro, patiquei com amigos do lado, mas achei que jamais conseguiria dirigir... Foi quando procurei uma escola especializada em treinamentos para habilitados, nela fiz 20 aulas praticas e atendimento psicologico, descobro que meu problema era mais psicologico do que propriamente dirigir... Mesmo fazendo tudo certinho na escola, tinha medo de sair sozinha, terminou o meu treinamento e eu ainda só dirigia com alguem do meu lado... Até que esses dias eu resolvi tentar... E sai com o carro... No primeiro dia deixei morrrer, no segundo dia quase bateram no meu carro, no terceiro dia não consegui estacionar nas vagas que tinham... Rs, enfim cada dia um novo desafio, mas as coisas só aconteceram quando eu resolvi enfrentar o meu medo e a mim mesma... Hoje eu saio sozinha com o carro... Mas ainda não vou a lugares que não conheco pela falta de habilidade pra estacionar... Qdo sei que tem manobrista eu vou, qdo sei que a vaga é facil, rs... Um passo de cada vez,o importante é saber que todos tem suas limitações mas isso não precisa ser definitivo... Com pratica e treino tudo pode ser melhorado!

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÕES MUITO BOAS E DÁ UM PONTA-PÉ INICIAL PARA AQUELES QUE NÃO SABEM O QUE FAZER. ENTRETANTO, ACHO QUE PARA FAZER UMA BALIZA PERFEITA O IDEAL É PRIMEIRAMENTE MANTER A CALMA E EM SEGUNDO LUGAR TER A CERTEZA DO QUE ESTA FAZENDO E EM TERCEIRO LUGAR TREINAR BASTANTE NUNCA ACHANDO QUE JÁ SABE TUDO...
RODRIGO F.

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