Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Dicas para curtir o carnaval

PREPARO PARA O CARNAVAL

Com a chegada do Carnaval, muita gente já se prepara para a maratona dos quatro dias de folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados de que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do Carnaval.

Muitos foliões são pessoas sedentárias, que passam boa parte do ano sem nenhuma prática de atividade física. Para esses, os cuidados devem ser redobrados, pois o corpo não está preparado para esforços físicos mais intensos, o que pode gerar problemas ao organismo. Seguem abaixo algumas dicas importantes para quem pretende cair na folia neste Carnaval.

Lembrar que o Carnaval coincide, normalmente, com algum dos períodos mais quentes do ano. Sendo assim, a chance de desidratação é maior, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, que geram sozinhas, uma perda de água considerável para o organismo. Portanto, muita água, suco de frutas, água de coco e outros líquidos em geral durante o Carnaval (no mínimo, 2 litros ao dia).

Nesse período, nada de feijoada, leitoa assada, canjiquinha e outros pratos tradicionalmente ricos em gordura ou preparados com muita adição da mesma. Para os foliões, o melhor é trocar os pratos gordurosos pelas massas, como a macarronada, lasanha, pizza, arroz, angu, pães e assados à base de farinha de trigo. As massas em geral são fonte de energia facilmente disponível para o gasto energético maior gerado pela folia, ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem consumidas e se acumulam no organismo com mais facilidade. Cuidado apenas com os molhos à base de creme de leite e maionese e com os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. É hora de dar preferência aos molhos de tomate e recheios de carne magra e queijo branco.

Abuse das saladas durante o Carnaval, procurando ingerir uma grande variedade de legumes e verduras, principalmente crus. Esses alimentos, além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração. As frutas podem ser utilizadas para o mesmo fim, embora contenham mais açúcar.

A alimentação nesse período deve ser, predominantemente, à base de massas, carnes magras e saladas, sempre com todos os alimentos preparados com pouca gordura e sem exagerar no sal e nos temperos em geral. Não esquecer, porém, da importância dos laticínios (leite e derivados), que devem ser desnatados ou semidesnatados. Consumir laticínios 2 a 3 vezes ao dia, hábito que deve ser mantido independente do Carnaval.

O mais importante é não se esquecer de manter, no mínimo, as 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Qualquer tipo de atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo. Respeitar os horários das refeições ou, em caso de horários diferenciados, manter um intervalo máximo de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra, é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular, queda da resistência imunológica etc.
Em resumo, é mais saudável comer quantidades menores de alimentos em cada refeição, mas fazendo um número maior de refeições diárias, do que fazer uma ou duas refeições com grande quantidade de alimentos.

DICAS PARA CAIR NA FOLIA

Dançar já faz bem. Pular carnaval é melhor ainda, pois alivia o stress do dia-a-dia, faz bem para o corpo e para a alma e dá um banho de diversão e alegria. Mas é sempre bom informar-se sobre como aliar toda essa euforia do carnaval e estação quente de verão a uma alimentação saudável. Aqui vão algumas dicas para você sair da festa em forma e com as energias revigoradas.

Prepare-se para cair na folia...

Uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia rapidamente assimiláveis.

Os acompanhamentos, entretanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches, por exemplo, devem ser leves.

Enquanto você pula e se diverte...

Procure hidratar-se com muita água, sucos (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C, que estimula o sistema imunológico) ou, se possível, água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. Os isotônicos não devem ser tomados “como água”, como muita gente faz, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose (açúcar). Dê preferência aos diets.

Procure evitar as bebidas alcoólicas, tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte. Dê preferência às cervejas, que possuem vitaminas do complexo B e minerais, sendo que as pilsen e light são leves e possuem baixo teor alcoólico.

Durante a folia...

Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos, snacks, amendoins, etc. por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais.

Depois daquela noitada de muita folia...

Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais “refrescante”, o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, sendo uma fonte rica de cálcio, carboidratos e energia (248kcal por 100g de polpa congelada). Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, xarope de guaraná e frutas de sua preferência.

Quando a folia acabar...

Se exagerou na “dose”, faça uma dieta desintoxicante: beba bastante líquido (água e sucos de frutas) e coma alimentos leves, preferencialmente vegetais crus e frutas.

RECEITAS LEVES E PRÁTICAS PARA CURTIR OS 5 DIAS COM SAÚDE

MELANCIA COLOMBINA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de água;
casca fina de 1 limão;
suco de 1 limão;
4 sticks de “MID SUGAR”;
3 xícaras (chá) de polpa de melancia (450 g);
2 claras em neve.

Modo de Preparo:
Em uma panela pequena, coloque a água, a casca e o suco de limão, e deixe ferver, em fogo alto, por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Retire a casca do limão e adoce com o “MID SUGAR”.
Transfira para o copo do liquidificador, junte a polpa da melancia e bata até que fique homogêneo. Coloque em um refratário raso, cubra com filme plástico e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até que fique semicongelado, ou seja, com alguns cristais de gelo. Misture as claras em neve, delicadamente, e volte ao freezer por mais 2 horas, ou até que esteja congelado. Desenforme e transfira para um saco plástico próprio para alimentos. Bata com o auxílio de um martelo até obter cristais menores. Porcione em tacinhas e sirva imediatamente.

Rendimento: 7 porções
Tempo de Preparo: 4 horas e 30 minutos

REFRESCANTE FOLIA

Ingredientes:
1 colher (sopa) de gengibre picado (10 g);
5 xícaras (chá) de água gelada;
1 envelope de refresco “MID” sabor limão.

Modo de Preparo:
No copo do liquidificador, coloque o gengibre, a água e o Refresco “MID”, e bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Coe com o auxílio de uma peneira e transfira para uma jarra.
Sirva em seguida com pedras de gelo.

Rendimento: 5 porções (1 litro)
Tempo de Preparo: 5 minutos

DESFILE TROPICAL

Ingredientes:
1 vidro de palmito cortado em rodelas (300 g);
1 lata de ervilhas, escorridas;
1 lata de milho verde, escorrido;
1 lata de abacaxi escorrido, cortado em cubos;
2 maçãs verdes cortadas em cubos;
1 peito de frango cozido e desfiado;
1 vidro pequeno de maionese (250 g);
1 lata de creme de leite sem soro;
2 envelopes de “SAZÓN” verde
1 colher (chá) de “AJI-SAL”.

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, coloque o palmito, as ervilhas, o milho verde, o abacaxi, a maçã e o frango. Junte a maionese e o creme de leite, e tempere com o “SAZÓN” e com o “AJI-SAL”.
Misture delicadamente e leve à geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

ESPECIAL PORTA BANDEIRA

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo;
1 cebola em gomos;
600 g de coxão mole cortado em iscas;
3 xícaras (chá) de água;
2 envelopes de “SAZÓN” carne;
200 g de ervilha torta cortada em 3 partes iguais;
1 cenoura grande, cortada em rodelas;
1 tomate grande, sem pele e sem sementes, picado.

Modo de Preparo:
Numa panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 5 minutos. Acrescente a carne e frite por cerca de 15 minutos, ou até que o líquido formado seque e a carne fique dourada. Adicione 2 xícaras (chá) de água e o “SAZÓN” carne e cozinhe, em fogo médio, por aproximadamente 20 minutos, após o início da fervura. Junte a ervilha, a cenoura, o tomate e a água restante, e deixe cozinhar, em fogo médio, na pressão, por mais 10 minutos. Retire do fogo e sirva acompanhado de arroz branco.

Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos.

PENNE-PELÔ

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
3 dentes de alho picados;
1 vidro pequeno de cogumelos, cortados em lâminas (100 g);
2 abobrinhas médias picadas (600 g);
2 envelopes de “SAZÓN” legumes;
1 colher (sopa) de suco de limão;
2 colheres (sopa) de vinho branco seco;
4 colheres (sopa) de azeitonas verdes em rodelas;
3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados;
4 colheres (sopa) de extrato de tomate;
meia colher (chá) de sal;
meia xícara (chá) de água;
250 g de macarrão tipo penne, cozido.

Modo de preparo:
Em uma frigideira média, coloque 2 colheres (sopa) de azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue rapidamente, até dourar. Acrescente os cogumelos, a abobrinha e 1 envelope de “SAZÓN” legumes, e refogue por mais 5 minutos. Adicione o suco de limão e o vinho e cozinhe, em fogo médio, por 2 minutos. Junte as azeitonas, os tomates, o extrato de tomate, o sal e o “SAZÓN” restante e deixe cozinhar por 5 minutos, ou até que a abobrinha esteja macia. Acrescente a água e misture bem. Retire do fogo e reserve. Disponha o macarrão em uma travessa, regue com o azeite restante e com o molho de legumes e sirva em seguida, polvilhado com queijo parmesão ralado a gosto.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Fonte: Velhos Amigos