Heterocromia e a beleza dos olhos multicoloridos

Diversas variações em nossos corpos nos tornam diferentes uns dos outros: cor do cabelo, tom da pele, formato do rosto e etc. Mas uma das mais fascinantes é a Heterocromia, que muitas vezes, em fotos e vídeos, pensamos que se trata de montagens feitas em programas de manipulação de fotos.

O que é Heterocromia?

Basicamente, é o nome que se dá para uma anomalia genética (no gene EYCL3, cromossomo 15) responsável pela diversificação no padrão de coloração da íris. Em outras palavras, é o termo usado para descrever olhos com cores diferentes em uma mesma pessoa.

Relativamente rara, a heterocromia é mais comum em animais domésticos e selvagens, em humanos afeta cerca de 11 em cada 1.000 pessoas, e é causada por excesso ou falta de melanina. Apenas pigmentos azul, marrom e amarelo aparecem na íris, muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul, pigmentos de gordura são responsáveis pela nuance de tom, azul ou verde.

A anomalia pode ocorrer como resultado da genética – herdada dos pais, com a combinação de diversos fatores – assim como um machucado ou doença, porém, o mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames. Alguns sinais devem ser levados em considerações, a anomalia pode ser um sinal da síndrome de Waardenburg – que faz com que crianças percam também a audição e tenham cabelos grisalhos de forma prematura.

A heterocromia também pode referir-se à perda de pigmentação de uma zona especial da íris. A mudança de pigmentação dos olhos em adultos deve ser comunicada a um médico, já que pode estar associada à doença que necessite de tratamento.

Existem três tipos diferentes:
  • Completa: quando ambos os olhos possuem cores diferentes.
  • Setorial: quando existem duas cores diferentes na mesma íris, parecendo uma espécie de “degradê”
  • Central: quando a íris têm dois ou mais “círculos” de cor, conhecidos como “olhos de gato”.
Vale deixar claro que a heterocromia não necessariamente sinaliza uma fraqueza genética ou problema de saúde, e apesar de inicialmente parecer estranho, estão entre os mais bonitos do mundo! Grandes celebridades como Kate Bosworth, David Bowie, Jane Seymour e Tim McIlrath  provam isso:
Para a diferença de cor entre os olhos, não existe nenhum tratamento, e a única coisa a ser feita é utilizar lentes coloridas para igualar o pigmento.

Mais comum em animais, podem ocorrer com mais frequência em cães de pelagem branca ou com albinismo parcial ou ainda com a pelagem Merle - que ocorre devido a presença do gene Merle, que dilui a coloração da pelagem preta em tons de cinza e também pode produzir olhos azuis. 

Este gene é mais encontrado em raças como: Pastor Australiano, Collie, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Dachshund de pêlo longo, Dálmata, Malamute, Husky Siberiano, Old English Sheepdog, Boxer e Weimaraner.

Fonte: Visão Laser