Rondonópolis/MT,

Aeróbicos para queimar gorduras


Como o exercício aeróbico atua na queima de gorduras. Quando se pratica exercícios aeróbicos, ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Comparando com o exercício anaeróbico, que são de maior intensidade e de menor duração ocorre que, neste caso, nos primeiros segundos o organismo quebra o ATP (molécula que armazena energia) que existe em estoque dentro das células musculares e só depois passa a transformar a glicose existente no corpo em ATP para poder continuar a usá-la.

Em exercícios aeróbicos, que são de menos intensidade, porém de grande duração, o corpo irá exigir muito mais energia, porém terá mais tempo para produzi - lá. Neste caso a glicose se transforma em ácido pirúvico que entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz a enzima Aacetil-coA que por fim reage com o oxigênio da respiração e produz em torno de dezoito vezes mais ATP do que os exercícios anaeróbicos.

Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e então passa a utilizar às moléculas de gordura no lugar da glicose para produzir energia. 

Por isso, o exercício aeróbico consome não só a gordura dos músculos como também a de outras partes do corpo. E assim é feito o esquema dos músculos.

ENTRE OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DE FAZER REGULARMENTE EXERCÍCIOS AERÓBICOS ESTÃO:

Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.

Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.

Tonificação da musculatura.

Diminuição da pressão arterial.

Elevação do número de células vermelhas do sangue.

Melhoria da circulação sanguínea.

Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.

Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Benefícios dos exercícios

AUMENTANDO O METABOLISMO

Algumas pessoas erroneamente acreditam que exercícios não valem a pena o esforço por causa do pequeno número de calorias gastas. Por exemplo, andar queima aproximadamente 5 calorias por minuto. Devido ao fato de ter 7700 calorias em um quilo de gordura, iria parecer que você teria que andar 25 horas e 36 minutos para perder 1 quilo de gordura.

Porém a verdade é que mesmo os exercícios moderados aumentam seu metabolismo (queimando calorias) 3 a 8 vezes, durante horas depois do exercício. O efeito residual do exercício, e não o próprio exercício é o maior responsável pela queima de calorias.

MANTENDO OS MÚSCULOS ATIVOS

Já que cada quilo de músculo requer 110-220 calorias para se sustentar e que a gordura é queimada quase que exclusivamente nos músculos, manter seus músculos torna-se crucial se você deseja perder gordura.

Os exercícios requerem que você use seus músculos, o que te permite manter (ou ainda aumentar) a quantidade de massa muscular que você tem. Não fazendo exercício, você irá perder massa muscular e reduzir sua habilidade de queimar gordura.

Lembre-se que exercícios podem lhe permitir aumentar sua massa muscular ao mesmo tempo em que você está perdendo gordura, e seu peso pode não alterar. Você irá aproveitar todos os benefícios (visuais e de saúde) de uma melhor proporção gordura/músculo, e é isso o que importa.

AUMENTANDO AS ENZIMAS QUE OXIDAM GORDURAS

Você não pode perder gordura sem que a queime em seus músculos. Os músculos têm enzimas muito específicas que queimam apenas gordura.

Pesquisas demonstram que pessoas que se exercitam regularmente têm muito mais enzimas que queimam gordura nos músculos do que pessoas que não se exercitam.

Em outras palavras, os exercícios aumentam a habilidade do corpo queimar gordura mais eficientemente. Isto significa que quanto mais você se exercitar, quanto mais você usar seus músculos, mais enzimas que queimam gordura seus músculos irão desenvolver para queimar mais gordura.

10 tipos de exercícios aeróbicos para ficar em forma

1 – Caminhada

A caminhada é conhecida como a mais democrática e versátil de todas as atividades físicas. Ela pode ser praticada em qualquer lugar e por qualquer tipo de pessoa independendo da sua idade, sexo e porte físico.

Não requer nenhuma experiência e prática, somente vontade e muita disposição. O hábito de andar ou caminhar diariamente tem refletido positivamente e diariamente do corpo e na mente das pessoas.

Para se prevenir de doenças como: obesidades, diabetes e doença do coração, o correto seria praticá-lo no mínimo 3 vezes por semana e em média de 30 minutos por caminhada. Só assim você estaria cuidando do seu corpo, vivendo de maneira saudável e ainda por cima se livrando da doença do século, o stress.

Dica para quem não gosta muito de caminhar é estar praticando esse exercício com um amigo, namorado ou marido, assim um incentiva o outro, tornando a atividade muita mais prazerosa.
Para um iniciante, uma hora de corrida pode gastar em média mais ou menos 600 calorias.

2 – Trekking

Ainda em caminhada o esporte conhecido como Trekking é a modalidade que concilia a caminhada com o contato da natureza.

Especialistas dizem que qualquer pessoa pode praticar esse tipo de esporte, desde que tenha consciência e conheça os limites do seu próprio corpo. Neste caso o “bom senso” é o que fala mais alto.

Essa modalidade é feita em trilhas, floretas e bosques, é indicado que a pessoa conheça o lugar ou que vá acompanhada de um guia especialista na área que será explorada.

Os percursos podem ser longos ou curtos, o que importa mesmo é o prazer em caminhar.
Em relação às calorias que se perde fazendo essa atividade, vai depender do lugar e pessoa, mas em média em torno de uma hora se perde em média 700 calorias.

3 – Natação

A natação como muitos conhecem é a atividade física que é praticada dentro da água.

Quando levamos em consideração o posicionamento das pernas, dos braços e do tórax, são definidos quatro tipos diferentes de natação como, por exemplo, nado borboleta, o crawl (nado livre) e o nado costas e peito.

É uma modalidade que também pode ser praticada por qualquer pessoa, independendo do sexo e idade. 

Conhecida também por ser uma das atividades que mais gastam energia e quem a pratica precisa sempre seguir uma alimentação nutritiva e regrada.

É um esporte totalmente relaxante que ajuda na redução de gorduras corporais e localizadas. Para quem tem dores musculares à natação é o esporte mais indicado, pois como é praticada dentro da água o impacto dos exercícios é praticamente zero.

A natação ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares, melhora o sistema respiratório, fortalece os músculos e articulações, alivia dores, retardo o envelhecimento, etc.

Para um iniciante, uma hora de natação, além de dar mais força e resistência, gasta em média 430 a 530 calorias.

4- Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício muito procurado pelas pessoas que querem ficar em forma e que estão querendo perder uns quilinhos extras. Alem de ser um esporte prazeroso, traz muitos benefícios para quem o pratica.

Como os exercícios são praticados dentro da água, tendem a ter uma diminuição de esforço, uma pessoa muito pesada, dentro da água tem a sensação de ser bem leve, assim o desgaste muscular, a tensão e os impactos são diminuídos em praticamente 100%.

É diante dessa facilidade em se exercitar que faz com que a hidroginástica se torne a melhor opção para quem não está acostumado malhar.

Praticar hidroginástica melhora a resistência e a força muscular, flexibilidade, ajuda a emagrecer tornear os músculos e eliminas gorduras localizadas.

Uma hora de ginástica tende a queimar em média 500 calorias.

5 – Spinning

O Spinning, também pode ser chamado de Ciclismo Indoor, como muita gente não tem tempo ou não gosta de andar de bicicleta pelas ruas, esta modalidade veio com tudo para suprir essa necessidade e ainda por cima é um dos esportes que mais fazem sucesso dentro de uma academia.

É uma aula de ciclismo que pode ser feita em grupo ou individualmente. Para praticá-la necessita-se de uma bicicleta ergométrica, sendo desenhada especialmente para este tipo de atividade.

Os exercícios parecem uma simulação de vários percursos de bicicleta, como se estivessem subindo ou descendo uma ladeira ou pedalando em uma superfície plana.

Como na bicicleta existe um controlador de carga, a pessoa pode aumentar ou diminuir o ritmo conforme a sua resistência e necessidade.

Além da posição do corpo, em pé ou sentada, existe também três posições básicas para as mãos, ajudando a eliminar a fadiga dos cotovelos, punho e ombros.

Spinning, ajuda no fortalecimento das coxas, pernas e bumbum, deixando o corpo bem torneado e bonito.

Em uma aula de 40 minutos uma pessoa pode perder em média 600 a 800 calorias.

6 – Kickboxing

É uma das melhores atividades aeróbicas para tonificar os músculos e perder peso.

O King Boxing é uma modalidade que ainda é considerada nova no mercado e suas atividades são baseadas em cima das artes marciais, cujas regras variam de acordo com outras disciplinas como: boxe, Kung Fu e Tae Kwondo.

Como o próprio nome diz, é a arte de combinar o boxe com o melhor das técnicas orientais, em termos de batimentos de pernas, pois Kick significa pontapé.

Geralmente o público que pratica esse esporte são os homens. Contudo, as mulheres estão tornando-se adeptas desse tipo de exercício.

Em 50 minutos de uma aula de Kickboxing você pode perder em média 450 calorias.

7 - Aero Jump

O aero jump, mais conhecido entre as mulheres como Jump, é composto por movimentos coreográficos que consistem em descer e subir de uma plataforma.

Esta plataforma é como se fosse uma cama elástica, mas de um tamanho menor daquelas que encontramos em aniversários de criança, esta ajuda no impacto dos exercícios e torna a atividade mais atraente e prazerosa.

O objetivo dessa atividade aeróbica é desenvolver resistência, melhorar a respiração e a coordenação motora, sem contar que deixa as curvas do corpo mais torneadas e ajuda na perca de peso.

Em 50 minutos de aula pode-se perder em média 500 calorias.

8 - Body Pump

O Body Pump é uma aula de exercícios aeróbicos que pode ser encontrada em academias e é um dos programas que mais fazem sucesso quando falamos em boa forma.

É uma aula que sincroniza músicas animadas com o treinamento de peso, utilizando barras, pesinhos e anílhas.

Os principais benefícios que se pode ter com esse programa aeróbico são: melhora na força muscular, amenização da flacidez, melhora da postura e uma rápida mudança estética.

Para iniciantes, em uma aula de aproximadamente uma hora, pode-se perder cerca de 500 calorias.

9 – Step

O Step passou a ser uma atividade indispensável nos clubes e nas academias desde 1994 e hoje passou a ser a forma mais popular e versátil de se exercitar.

É uma modalidade feita sobre uma plataforma, conhecida como Step, sendo que esta pode ser de madeira ou de borracha.

Atividade perfeita para manter o corpo saudável e deixar as curvas bem contornadas, prometendo aos seus praticantes muita estabilidade, resistência e firmeza.

Em uma hora de exercício pode se perder em média 400 calorias.

10 - Pular corda

Pular corda pode ser o exercício mais simples de todos já vistos a cima, mas é uma das categorias que mais apresentam vantagens em relação às atividades físicas.

Pode ser feito em vários locais e por qualquer pessoa. Como a corda é um objeto de porte pequeno pode ser guardada e levada a qualquer lugar.

Essa atividade tende a priorizar os músculos da perna. Mas também trabalha com o glúteo, ombros, costas e braços. Ajuda a fortalecer os ossos e é um excelente antídoto contra a osteoporose.

Pular corda é um exercício muito intenso e para iniciantes é indicado fazer intervalos de descanso, conforme for adquirindo maior resistência esse período pode ser diminuído.

Essa modalidade além de ajudar na coordenação motora e respiratória, em uma hora de exercício pode se perder em média 700 calorias.


Fonte: Wikipédia, Portais da Moda