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Esportes olímpicos: veja os benefícios e escolha o seu


Para entrar no clima das Olimpíadas de Londres 2012, veja os benefícios dos esportes olímpicos e saiba aquele que mais combina com você. Tênis, boxe, futebol... Escolha o seu e detone muitas calorias!

Em sintonia com as Olimpíadas de Londres, o Entre Coisas preparou um apanhado dos principais benefícios que os esportes olímpicos oferecem pra você.

O que você quer? Pernas definidas, braços fortes, abdome sarado, mais resistência física? Escolha o esporte olímpico que mais tem a ver com você e entre no clima das Olimpíadas 2012.

BASQUETE

O basquete é um exercício aeróbio e, por isso, desenvolve o condicionamento físico e é ótimo para a saúde do nosso coração. Com a corrida, trabalha quadríceps, glúteos e panturrilha; pela ação de bater e arremessar a bola fortalece o tríceps, o bíceps, os ombros e os punhos.

Além disso, a atividade gera perda rápida de gordura e ganho de massa muscular. Em uma hora de prática dá pra dar adeus a até 800 calorias!

E os benefícios não param por aí! O basquete aguça a percepção, proporciona agilidade mental e desenvolve o raciocínio, além de trabalhar também o conceito de equipe, já que um jogador depende do outro para alcançar a vitória. Experimente!

BOXE

Que tal descarregar a tensão em um saco de areia e, de quebra, baixar o ponteiro da balança e ainda ganhar um corpo tonificado? Acredite: tudo isso é possível praticando boxe. A atividade caiu no gosto da mulherada, já que a luta é uma excelente escolha para ficar sarada.

São vários os benefícios que se consegue por meio das aulas de luta. Esse tipo de prática desenvolve a coordenação motora, a resistência muscular, a força, a flexibilidade e, acima de tudo, contribui bastante para a perda de gordura.

O esporte também desenvolve habilidades como velocidade, tempo de reação, resistência cardiovascular e trabalha o core. Isso sem falar que entre golpes, agachamentos, saltos e esquivas, você detona entre 400 e 600 calorias por hora.

Não precisa ter receio. Ninguém volta para casa com o olho roxo, por exemplo. O trabalho de artes marciais em academias é mais recreativo e quase não há contato físico. Outra modalidade que você pode experimentar é o Muay Thai.

FUTEBOL

Só por trabalhar, fortalecer, tornear e deixar as pernas lindas, o futebol já deveria conquistar todos os corações femininos. Mas os benefícios do esporte mais popular do mundo e o mais amado do Brasil não param por aí. Às mulheres, ele proporciona ganho de massa muscular, melhora no desempenho e na resistência, além de mandar embora até 700 calorias em 1h!

Fora tudo isso, é muito saudável também associar uma atividade física ao bem-estar do convívio com os amigos. Sem falar que dá um ânimo extra saber que vai praticar uma atividade na companhia de outras pessoas, colocar o papo em dia e dar risada. É por isso que os homens não abrem mão da pelada do fim de semana. Que tal copiar o sexo oposto? Enquanto o gato se encontra com os amigos dele para jogar, reúna você as suas amigas e vá correr atrás da bola! Só não emende aquele churrasco depois, como eles geralmente fazem ok?

HANDEBOL

Durante o jogo é preciso correr, saltar, mudar de direção... Com isso, o handebol aprimora a coordenação motora, e trabalha diversos grupos musculares, como bíceps, antebraços, tríceps, glúteos e pernas, deixando-os mais fortes e firmes.

Em uma hora de atividade, gastam-se em média 750 calorias. Além disso, a prática regular melhora a condição cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, sem contar que, como é uma modalidade coletiva, o esporte ainda favorece a socialização e desenvolve o espírito de equipe.

HIPISMO

É preciso muita força nas pernas e nos glúteos para controlar o cavalo. Por isso, os músculos inferiores são muito exigidos e bem trabalhados. O esporte ajuda ainda no equilíbrio, na postura, na concentração e na coordenação motora, e dá pra queimar até 200 calorias durante 1h de prática. O hipismo também ensina valores como disciplina, confiança, coragem, amizade e sociabilidade.

Se interessou? É só procurar uma escola de equitação ou entrar em contato com a Federação de Hipismo do seu estado para saber os locais onde praticar. O esporte é bem democrático e pode ser praticado por qualquer tipo de corpo.

JUDÔ

O esporte desenvolve força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e reflexos. Os golpes e os deslocamentos pelo tatame ajudam a deixar os músculos das pernas durinhos. Já as pegadas, que visam derrubar a adversária segurando-a pelo quimono, trabalham os braços, o peito e o abdome.

E o gasto calórico também é incrível: em uma hora de atividade você detona até 700 calorias! O judô ainda ensina a lidar com imprevistos, já que durante a luta as situações dificilmente se repetem.

NATAÇÃO

Durante os movimentos na água, quase todos os grupos musculares são ativados, aumentando a frequência cardíaca e, consequentemente, o consumo de oxigênio pelo organismo. Por isso, o gasto calórico estimado, para uma hora de prática, é de 600 calorias, com EPOC (capacidade do organismo de queimar calorias mesmo depois do treino) de 40 minutos.

Achou interessante? Então espere até saber que nadar por no mínimo uma hora já é o suficiente para desenhar os braços e as costas, enrijecer o peitoral e sentir muita diferença na condição cardiorrespiratória e na qualidade do sono.

O esporte também previne doenças crônicas como hipertensão, diabetes e dores nas costas.

RUGBY

O rugby é um esporte para todas as idades, biótipos e para ambos os sexos também – não é exclusivamente masculino não! Para você ter uma idéia, a seleção feminina é atualmente octacampeã sul-americana de rugby e foi 10ª colocada no último mundial da modalidade, disputado em 2009.

Segundo João Nogueira, manager da seleção feminina de rugby, por ser um esporte de contato, praticado com uma bola que pode ser tocada e jogada com os pés e as mãos, todos os grupos musculares são trabalhados na prática da modalidade. E mais: é claro que varia de pessoa para pessoa, pois cada metabolismo tem um desgaste físico distinto, mas em 1h de treino dá pra mandar embora até 700 calorias! Bom, né?

TAEKWONDO

Esta arte marcial traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, como controle do peso, aumento da resistência física, melhoria do alongamento e maior flexibilidade. Lutar taekwondo por 30 minutos pode eliminar até 280 calorias, além de trabalhar bastante os músculos dos membros inferiores.

Segundo Fernando Madureira, técnico olímpico da modalidade, o esporte não proporciona somente benefícios físicos, mas também desenvolve a disciplina, o respeito para com os mais velhos, a valorização da família, além de estimular a perseverança e o equilíbrio emocional.

Para começar a praticar, basta procurar uma academia que ensine a prática. Porém, Madureira adverte que se tome dois cuidados: "O primeiro é verificar se professor é filiado a uma Federação e se tem curso de capacitação, pois não basta ser simplesmente um faixa preta para dar aula, deve-se ter um curso superior em Educação Física ou um curso preparatório. Outra coisa a ser levada em conta é que hoje existe apenas um estilo de taekwondo a nível mundial, o WTF ou estilo olímpico. Qualquer outro estilo não deve ser levado a serio, pois não possui fundamentação filosófica e não leva os praticantes a lugar nenhum".

TÊNIS

Jogar tênis é ótimo para tonificar o corpo e distrair a mente, já que o esporte é praticado em dupla. O que, inclusive, contribui para que a intensidade desta atividade seja ainda maior. Em 60 minutos de aula, o gasto calórico pode chegar a 600 calorias e ainda promove uma
aceleração do ritmo natural do seu corpo, resultando em um EPOC de mais ou menos uma hora. Você seca as gordurinhas e ainda trabalha braços e pernas pra valer!

A atividade também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e fortalece ossos e articulações.

TÊNIS DE MESA

Quase todo mundo já brincou de ping-pong uma vez na vida. O Tênis de Mesa é o 3º esporte mais praticado no Brasil como lazer, segundo o Atlas do Esporte, sendo jogado por aproximadamente 12 milhões de brasileiros.

Se você é um deles, comemore! O esporte, levado à condição olímpica em 1988, trabalha quase todos os grupos musculares do corpo e pode queimar até 300 calorias em 30 minutos durante uma partida.

"Apresentamos o Tênis de Mesa como atividade física ou jogo. Corresponde a um esporte completo que desenvolve a coordenação motora, noção de tempo e espaço, equilíbrio, força, velocidade, antecipação, adaptabilidade, precisão, concentração, resistência aeróbia e anaeróbia, dentre outros benefícios", garante Nelson Machado, coordenador de Talentos Olímpicos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

TRIATHLON

Está sentindo que seu treino anda monótono? Então o triathlon é uma ótima opção para você! O esporte engloba três modalidades: natação, ciclismo e corrida, e você pode aproveitar os benefícios das três práticas em uma só.

"Assim, o triathlon vai desenvolver a capacidade aeróbica; vai trabalhar a musculatura de uma forma muito ampla, pois envolve praticamente todos os músculos do corpo; vai desenvolver força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio; além de melhorar o aspecto mental, já que o treinamento quebra a monotonia de se praticar todo dia a mesma coisa. Além disso, você está sempre em grupo, desenvolve a coragem, o espírito de desafio e a disciplina. Por isso digo que é um esporte completo", afirma Marco Antônio La Porta Júnior, diretor técnico da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

E se seu objetivo é emagrecer, este esporte - que só se tornou olímpico em 2000 - também pode lhe ajudar, e muito. Na categoria mais leve, onde se nada 750 m, pedala 20 km e corre mais 5 km, o gasto pode chegar a 900 calorias!

Quer tentar? La Porta diz que não precisa ser nenhum super-homem ou mulher maravilha para conseguir! "Não precisa muito, cerca de uma hora e meia por dia, alternando um dia para treinamento de cada modalidade e descansando um dia também, já é suficiente para completar o seu primeiro triathlon", encoraja o diretor.

Fonte: Corpo a Corpo