Você é um pau-mandado?


Às vezes, o homem faz coisa demais pela parceira e não saca que, assim, pode acabar com ele, a relação, o sexo... Veja os maiores sinais disso e dê off no piloto automático.

“Como quiser linda.” É o que você costuma responder à sua musa na hora do sexo, de pensar a trip do feriadão, de parar de beber na festa, ou nessas situações todas e em outras mais? Isso parece confortável: você ganha menos coisa para resolver, agrada e evita conflito com ela. Certo? Nem sempre. Muitas vezes o alívio é ilusório. A longo prazo e sorrateiramente, traz mais problemas que prazeres. Não deixe seu relacionamento à mercê de roubada…

“Habituar-se a deixar as rédeas na mão da garota denota insegurança”, alerta Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra do Rio Grande do Sul. Gera frustração. Em você, nela e no casamento, namoro ou caso. 

Autorizar suas vontades a ir com alta frequência para segundo plano baixa sua autoestima, ainda que não note. Mais: leva você a parar de surpreender a musa – se faz tudo que ela quer, não faz algo que ela não sabe que quer. E a excitação despenca. “Surpresa e admiração mexem com a neuroquímica cerebral ligada ao tesão”, afirma Carrion. Satisfazendo-a incondicionalmente, você pode broxá-la.

Não sabe bem se é pau mandado da parceira ou está a caminho de virar um? Perguntamos a especialistas quais os maiores sinais disso – as situações que eles mais escutam no consultório. Leia aqui e equilibre seu relacionamento. É fácil – não requer tratamento de choque! E você e ela serão (ainda mais) felizes.

Mimar a garota além da conta pode abalar a força de sua personalidade. 
Aí, você perde poder de sedução

O sinal O sexo rola conforme altos e baixos hormonais da parceira: a “dor de cabeça” dela decide a transa. Você acha até bom: crise de TPM e mau humor podem ser uma fria na cama.
Seu preju “Quando ela fica muito arredia em fases do ciclo menstrual e nega sexo várias vezes e com frequência, o parceiro vai guardando desejos frustrados no inconsciente – por mais que o racional dele diga que ‘ok, mulher é assim’”, alerta Carrion. “Frustrações não assimiladas vão se somando no inconsciente até ‘explodir’, provocar grandes brigas por poucos motivos e fragilizar o relacionamento.” Sem dizer que, cada vez que a musa desfia um rosário de desculpas para não transar, o tesão do namoro perde espontaneidade – rapidinhas não devem ter data marcada, certo?
Sua virada Com massagem, jantar romântico e etc., você até despacha a “dor de cabeça” dela e leva uma noite de boa transa. Mas nas semanas seguintes o problema volta? Lime-o de vez. “Invista num movimento contrário à rejeição dela: recue e permita que a parceira o procure para o sexo”, indica Margareth dos Reis, psicóloga e doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Quando a garota chegar junto, segure seu amigão e desculpe-se, por exemplo: “Machuquei o joelho no futebol, hoje não dá para rolar”. Ela vai estranhar você não estar a postos. Virá atrás cada vez mais – e que “dor de cabeça” que nada! Ceda ao achar que é hora. Se antes disso a musa pedir uma D.R. (discussão da relação), exponha-se. “Quando o homem se mostra à mulher (e vice-versa), conta como prefere que sejam conduzidas as coisas no relacionamento, dá chance de o casal negociar diferenças e se alinhar”, diz Margareth. Aí, vocês despacham o jogo da rejeição cotidiana.

O sinal Devido à insistência da parceira, você deletou amigas da faculdade e da firma de suas redes sociais. Quis dar (mais) uma prova de lealdade e amor a ela, deixando-os  mais seguros na relação.
Seu preju Ciúme e insegurança feminina precisam de limite. “Esse tipo de atitude provoca despersonalização, permite que outra pessoa decida o que fica de sua própria história”, define Margareth. E homem sem personalidade é broxante para as mulheres. Além disso, seu networking fica desfalcado – e você ainda pode ganhar pecha de anti-social.
Sua virada Nem pense em fazer mau uso do ciúme dela: não construa sua segurança sobre neuras alheias. Em vez de apagar amigas de listas virtuais para se sentir firme na relação, faça a parceira conhecer mais sobre pessoas que de algum modo participaram da sua vida. Taí uma oportunidade de o casal aumentar a intimidade, a cumplicidade e, ao mesmo tempo, o círculo social – o que fortalece o relacionamento. Só não perca a mão: nada de apresentar outras mulheres com carinho exagerado na voz – muito menos se alguma delas for ex, caso recente ou amante.

O sinal A parceira sempre coordena a quantidade de seus copos de cerveja na festa, na happy hour… Você acha ok, pois não arrisca perder a linha, tem alguém para cuidar de você e dirigir na volta.
Seu preju Você volta a se habituar com uma pessoa ditando a medida certa de suas coisas – abre mão do domínio do seu bom-senso. “Isso facilita que o homem crie dependência da mulher”, afirma Marina Vasconcellos, psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Quando isso acontece, ela vai perdendo admiração por ele e, em consequência, tesão”, diz Carrion. “A vida erótica vai ficar pobre.” De repente sua musa pode querer arranjar um Ricardão…
Sua virada Tome as rédeas do seu bom-senso já. Você sabe: há dias em que rola beber um pouco mais, há dias em que não rola. Aplique esse seu conhecimento na prática – ou vai deixar o Ricardão entrar na sua parada? Independência ou morte! Aí, na boa, converse com a garota. “Ela precisa saber que tomar umas a mais, desde que em segurança, não significa desrespeitá-la ou subtrair qualidade da relação”, enfatiza Margareth. Defenda seu ponto de vista com tranquilidade e argumentos consistentes. Explique à parceira que a ideia não é encher a lata para azarar por aí. O legal é, às vezes, curtir biritas para relaxar – isso dá prazer e descontração.

O sinal Você topa mais uma sugestão da garota e se desfaz da sua coleção de vinis e/ou de HQs. Acha legal alguém fazê-lo se livrar de tralhas.
Seu preju Você abre mão de relíquias que deu duro para conquistar – perde o posto de único da turma a ter o vinil de estréia dos Stones e tudo bem? Isso é permitir que um trator esmague suas referências afetivas. “Fazê-lo só para agradar alguém pode ser subproduto de autoestima baixa, do medo de ser rejeitado”, diz Margareth. Aí, as consequências ganham grandes chances de ser desastrosas para o casal. “O homem pode se retrair, ir ficando bastante amargurado.”
Sua virada Relacionamento é troca e cumplicidade. Se concordar em liberar espaço no apê, escolha você o que é melhor doar. Arme um bate-papo para deixar claro à garota que há territórios na vida de cada um que, mesmo numa relação, são invioláveis. Diga a ela algo como: “Jogar fora meus vinis seria o mesmo que pegar dez sapatos seus e pôr no lixo”, sugere Carrion.

O sinal Ela domina a agenda de lazer. Seja a trip do feriado seja o passeio do weekend, você nunca precisa queimar neurônios com a programação.
Seu preju Como fica aquela sua antiga piração de explorar uma caverna no Centro-Oeste do país? Ou de ir surfar com a galera em El Salvador? Ao largar a agenda de sua diversão na mão da parceira, além de muito entretenimento você perde chance de curtir vivências que renovam, geram aprendizado. Dificilmente um dia vai voltar para casa empolgadaço, cheio de história para contar – e fazer sua garota admirá-lo mais. Outra: com o tempo de monotonia, você pode passar a culpar a garota por essa ou aquela viagem (ou todas) terem sido chatas, como as atividades dos finais de semana. Aí, lá vem briga.
Sua virada “Há homem que faz de tudo para evitar qualquer divergência com a mulher, como se isso fosse ruim”, diz Margareth. “Muitas vezes é exatamente na divergência que surge a chance de o casal se curtir melhor.” Ponha a preguiça de lado e divida a definição da agenda cultural com a parceira. Ela pode se amarrar no show do Foo Fighters que você sugeriu. Saiba dizer não e faça propostas – sua musa vai gostar, e aprender com você.

O sinal Você atende a garota pelo celular mesmo no meio do cinema, da reunião… O assunto não é urgente, mas não custa dar atenção a ela.
Seu preju Ser solidário ou atencioso é sempre bem-vindo, mas mostrar predisposição incondicional está fora da curva – isso é para mordomo, não para parceiro. “Ficar o tempo todo acessível é permitir que invadam seu espaço”, diz Marina. A vida a dois não requer subserviência para você ser reconhecido nela.
A virada Preserve e cultive o direito de migrar para sua “caverna” e ficar lá as horas necessárias para o que for (menos trair a parceira – assim esperamos), sem contato com o mundo exterior. Coragem: dê off no celular quando preciso. E sem sofrer! Depois, ela vai “atender” você melhor…

QUEM AVISA AMIGO É
Seu brother é capacho? Para dar um toque sem causar mal-estar, use descontração: brincadeiras com fundo de verdade
Na happy hour Ao pedir os chopes, diga ao barman: “Beto, nem precisa anotar na comanda do meu amigo. Mesmo no bar, ele passa o tempo todo pendurado no celular com a garota, não tem tempo para o copo”.
No Facebook Debaixo da foto do seu brother junto à namorada no musical da Disney, comente: “Legal cara! O maior festival de música eletrônica que rolou nesse mesmo dia também foi sensacional”.
Na noite da pelada Coloque um novo anúncio no mural. “Procura-se goleiro. O antigo jogador fez o time perder 35 vezes por W.O. – está num namoro sem freios!” Seu amigo vai sacar a ironia – para o bem dele, claro.

Fonte: Revista Men’s Health por Thaís Ferreira