Esmola com cartão de crédito ou débito está próxima


Square é uma das startups mais promissoras da atualidade. Trata-se de um aparelhinho que pode ser plugado em qualquer smartphone e o transforma instantaneamente em uma máquina de crédito ou débito. Parece justo prever que dentro de mais ou menos dois anos qualquer um terá meios de aceitar pagamentos em crédito ou débito muito facilmente.

Inclusive pedintes:


O mais curioso é que, considerando o contexto, o cenário acima não parece mesmo muito distante. A tecnologia vai nos forçar a ter que ser mais sinceros quando não quisermos dar esmolas.
Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, criou um sistema para que comerciantes possam aposentar as máquinas para pagamento com cartão de crédito e passem a usar celulares para receber o dinheiro

Aplicativos para pagamentos com o uso do telefone não são novidade, pois na Ásia, os fabricantes de celulares já vendem aparelhos que os usuários podem usar em leitores de cartões de crédito ou débito, da mesma forma que usariam seu cartões Visa ou MasterCard.. – mas o inovador nesse caso, é um aparelho que permite que os lojistas passem a tarja magnética do cartão no celular.

O acessório deve ser acoplado à entrada do fone de ouvido do aparelho. Depois que o usuário passa o cartão, as informações são capturadas pelo aplicativo, chamado Square.

O comprador pode assinar o comprovante no próprio aparelho, deslizando os dedos pela tela sensível ao toque do celular – telefones como o iPhone  têm essa característica. Para deixar a transição mais segura, os consumidores podem fazer um cadastro no site da empresa e publicar uma foto. Dessa forma, o lojista pode verificar se a pessoa certa está fazendo a compra. Ainda não há informações sobre preços ou que estabelecimentos vão aderir ao sistema.

Fonte: Revista Galileu/Globo, Conectando