Em forma em 30 minutos


Não perca tempo. Com dois ou três dias de treinamento funcional suspenso por semana, é possível perder 6 kg em até três meses. Não é fácil deixar um estilo de vida sedentário para trás. Não bastasse ter de encontrar estímulo e manter a autodisciplina, as academias estão quase sempre cheias, e os exercícios, de maneira geral, são demorados e monótonos. A boa notícia? O treinamento funcional suspenso dá bons resultados sem gastar muito tempo e pode ser feito até mesmo em casa.

Com uma fita de apoio e o uso do próprio corpo como peso, a grande vantagem da modalidade popularmente conhecida como TRX — nome da principal fabricante das fitas em que o treino se baseia — é que o treinamento trabalha o corpo todo, em vez de grupos de músculos isoladamente. O trabalho conjunto de dois ou mais grupos musculares diminui o período dedicado aos exercícios — os treinos costumam durar meia hora. Ao mesmo tempo, conforme aumenta o grau de dificuldade, a pessoa amplia o gasto calórico durante o treinamento. Assim, é possível alcançar um bom condicionamento físico em pouco tempo.

A versão moderna do treinamento, que descende dos exercícios com corda praticados desde o tempo dos gladiadores romanos, foi criada na marinha americana no fim da década de 1990 por Randy Hetrick, hoje milionário da indústria de fitness. Com a força da gravidade a seu favor, os ângulos em que você utiliza o aparelho determinam o grau de dificuldade e a eficácia dos exercícios. “Conforme as pessoas começam os movimentos, em pé, e vão se aproximando do solo, o treinamento fica mais complexo. Quanto mais inclinado o ângulo, mais difícil o movimento”, diz Paulo Gelatti, professor de educação física e especialista em treinamento funcional.

“Se o que a pessoa quer é garantir um bom condicionamento físico, saúde, tonicidade muscular e até mesmo um corpo mais definido – o que acontece ao combinarmos exercícios com dieta –, ela vai conseguir com o TRX. Você trabalha o corpo inteiro e ganha em performance ao mesmo tempo que melhora o sistema cardiovascular”, explica Paulo.

A praticidade é outra vantagem. A fita pode ser ancorada na porta de um quarto de hotel durante viagens, por exemplo. Isso e o pouco tempo necessário para alcançar os objetivos fizeram do treinamento funcional suspenso uma das modalidades favoritas de homens com rotina apressada. “Empresários costumam gostar desse tipo de treino, porque gostam do desafio e não apreciam exercícios monótonos. No TRX, você consegue aumentar a dificuldade usando seu corpo contra a ação da gravidade.” Quer competir consigo mesmo? Execute o treino proposto – que não prevê interrupções para descanso – e perca mais de 800 calorias por sessão e até 6 kg nas próximas 12 semanas.

DESAFIE A LEI DA GRAVIDADE
A chave para um treinamento mais proveitoso é o aumento do grau de dificuldade sempre que a pessoa se sentir mais leve. “Quanto mais próximo do solo, maior é a intensidade”, diz Paulo. Para aumentar a intensidade, mude os ângulos ou, por exemplo, deixe os pés mais afastados para aumentar a base de apoio.


MEIA HORA SEM PARAR

Fazendo três séries de dez repetições duas ou três vezes por semana, você garante condicionamento físico, resistência, vitalidade e músculos tonificados.


Fonte: Clube Alpha