Saiba tudo sobre tonalizantes


Os tonalizantes são colorações semi permanentes, não contem oxidante ou amônia. Esse tipo de coloração, o tonalizante, altera a cor dos cabelos sem penetrar na estrutura dos fios, formam uma espécie de capa que os recobre para colorir. São bem menos agressivos que os demais métodos de coloração.

Os tonalizantes não são capazes de clarear os cabelos, eles são indicados para reacender ou neutralizar reflexos, cobrir alguns poucos cabelos brancos (eficaz para quem tem até no máximo 20% dos cabelos brancos), além de ressaltar o brilho natural dos cabelos.

A vantagem desse método de coloração, o tonalizante, é a compatibilidade que ele possui com várias substâncias químicas utilizadas em outros procedimentos, como alisamento, relaxamento e permanente. A desvantagem é que por se tratar de uma coloração semi permanente, superficial, não dura por muito tempo, a maioria sai com cerca de 15 lavagens, desconfie dos tonalizantes que prometem um tempo de ação superior a esse prazo.

Há ainda quem recorra á tonalizantes para conseguir novamente o efeito bonito que se perdeu nos reflexos da cabeleira. As luzes que foram descoloridas e matizadas, com o passar do tempo, vão destonando da cor original, daí começam a desbotar e o reflexo que antes era dourado ou platinado vai ficando alaranjado.

O que muitas pessoas não sabem, e vale a pena ressaltar, é que depois de colorir os cabelos num tom mais escuro que o natural, não é indicado que se utilize, posteriormente, uma nuance mais clara, mesmo sendo tonalizante, essa segunda cor só vai pegar nas raízes.

Aprenda a fazer tonalizantes

Uma receitinha caseira bem legal, que tonaliza as madeixas de maneira menos agressiva que a tintura tradicional, é a seguinte:

- Três centímetros do tubo (do total do tubo) de uma tintura da marca e nuance que desejar;

- Shampoo transparente e em quantidade maior que o utilizado habitualmente na lavagem dos cabelos, utilizo cerca de 80 ml.

- 10 ml de oxidante 10 volumes.

Aplique nos cabelos deixe agir por 5 minutos e enxágue.

Se a intenção for neutralizar alguma cor, dê uma olhadinha na estrela de colorimetria para analisar qual cor anula qual.

Ex: Se a intenção for neutralizar o amarelão dos cabelos loiros com tonalizantes, os três centímetros da tintura para tonalizar os fios deverão ser loiro irisado, ou ainda se seu desejo for acentuar a cor preta dos cabelos e obter um brilho extra, utilize tinta com altura de tom 1 ou 2, e assim por diante.

Há quem coloque tinturas mixtons nos tonalizantes, se optar por acentuar algum efeito utilizando desse recurso, seja cauteloso porque eles são concentradíssimos, basta uma mistura de 2 cm deles para um tubo inteiro de tintura convencional, e já se consegue reflexos fortes.

Fonte: Cabelos & Cortes