Esportes outdoors para fazer indoor

Tem gente que prefere malhar dentro de academias. Para outros, nada melhor do que fazer atividades físicas em lugares abertos. Ainda bem que existem várias maneiras para cada um praticar esportes como quiser.
As atividades realizadas dentro de academias são chamadas indoor. Já as realizadas fora delas, geralmente ao ar livre, são conhecidas como outdoor. Não importa qual maneira você gosta de praticar seu exercício.

O legal é que existem práticas indoors que têm correspondentes às outdoors. Por exemplo, se você curte surfar, mas mora longe do litoral, porque não se arriscar pegando ondas inicialmente em piscinas? O esporte treina natação, preparo físico e equilíbrio. De quebra os esportes indoor ainda contam com a orientação e supervisão de especialistas, o que pode prevenir lesões e acidentes. Quer exemplos? Veja abaixo!

SURF

Quando pensamos em surf, logo vem à cabeça um cenário composto por imagens de praias, sol e pranchas deslizando sobre as ondas do mar. Porém, para os fãs do esporte que não frequentam a praia ou moram longe do litoral nasceu a modalidade do surf indoor. A modalidade permite que os praticantes ganhem um melhor preparo físico e técnico para pegar ondas de verdade. O surf indoor consiste na prática da musculação, alongamento e atividades aquáticas que incluem aprender a lidar com a prancha na água, ultrapassar as ondas, ficar em pé e remar.

Onde praticar: 

Santos 
Academia Krato

ESCALADA

A escalada é um esporte que exige muito de seus atletas. Para escalar é preciso que o atleta tenha o corpo e a mente em equilíbrio para evitar que ocorram problemas durante as subidas, sendo assim, é importante que além de força e resistência física, o praticante do esporte tenha também muita concentração e foco. A escalada indoor costuma ser praticada em ambientes fechados com paredes de madeira e com agarras que servem para imitar as rochas. Essas paredes são conhecidas como Estrutura Artificial de Escalada ou EAE e praticar este esporte é relativamente fácil, tendo em vista que várias cidades oferecem a estrutura. Para iniciantes na escalada as paredes contam com agarras maiores e mais próximas, conforme aumenta o grau de dificuldade elas vão diminuindo e se distanciando, exigindo assim cada vez mais força do esportista.

Onde praticar: 

Belo Horizonte
BH Vertical
ROKAZ

MERGULHO

Os princípios básicos do mergulho podem ser ensinados perfeitamente em piscinas especializadas. Chamado de mergulho recreacional ou mergulho autônomo esta modalidade do esporte não garante certificado profissional, mas garante muita diversão para quem o pratica. Para quem gostou da ideia e quer aprimorar ou aprender as técnicas algumas escolas especializadas e certificadas oferecem os cursos e aulas profissionalizantes. O mergulho autônomo é livre para qualquer pessoa e visa introduzir iniciantes no esporte de forma rápida e divertida.

Onde praticar: 

São Paulo
Porto Alegre
Planeta Mergulho
Belo Horizonte 
Bh2O 
Mergulho Piscinas 

HOKEY E PATINAÇÃO NO GELO

Esportes no gelo no Brasil não são muito fáceis de serem praticados pela ausência de rinks de gelo e pela nossa própria falta de costume, principalmente por moramos em um país tropical. Porém, a prática da patinação no gelo e do hokey ainda é possível graças as pistas de gelo localizadas geralmente em shoppings. Apesar de muitas vezes a patinação ser associada à uma atividade recreacional, as pistas fixas, geralmente oferecem horários exclusivos para a prática profissional de ambos esportes. Sendo assim, se você curte este tipo de esporte, não precisa de preocupar com pistas lotadas.

Onde praticar: 

São Paulo
Shopping Eldorado – oferece aulas de patinação e de hockey no gelo
Shopping Granja Viana
Campos do Jordão 
Play on Ice
Rio de Janeiro
Shopping Rio Sul

Cidades que em geral têm pista no verão ( dez – jan) e inverno ( julho):
Guarujá
Riviera de São Lourenço
Poços de Caldas
Brasília
Belo Horizonte
Gramado
Recife
Salvador
Campinas
João Pessoa

Fonte: Revista Men’s Health