Veja dez curiosidades malcheirosas sobre o PUM

Entenda tudo sobre o pum nosso de cada dia. As informações deste post não é o que se pode dizer: “isso era tudo o que eu precisava saber!”, mas pelo menos dá pra ter uma pitada de humor, ainda que sejam verídicas.

ODOR
O gás que liberamos é rico em enxofre, e por isso os puns tem um cheiro tão desagradável. Alguns alimentos contem mais enxofre do que outros, como feijão, repolho, queijo, refrigerante e ovo. Isso faz as pessoas que comem esses alimentos soltarem mais gases e o cheiro dos mesmos ficar pior.

VELOCIDADE
Embora a velocidade de saída dos gases do organismo varie, medições feitas apontam uma velocidade média de 10 m/s.

CAMPEÕES
É difícil de acreditar, mas os cupins são um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global. Eles liberam mais gases do que qualquer outro animal. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, os cupins estão no segundo lugar dos animais que mais liberam gás metano.

SAÚDE
Alguns médicos discordam, mas a maioria afirma que segurar o pum pode causar problemas de saúde. Esses afirmam que segurar os gases levam ao inchaço, incômodos na barriga e até mesmo hemorroidas e deixar o intestino distendido.

MORTE
Até mesmo depois de morto seu corpo continua soltando gases. Isso acontece durante três horas depois de morto. E detalhe: pode sair por cima ou por baixo. O fenômeno acontece devido a contração dos músculos na hora da morte e no posterior relaxamento.

COTIDIANO
As pessoas produzem cerca de meio litro de pum por dia. Por isso, a média de puns que soltamos por dia é de 14. Se uma pessoa soltar flatulências por seis anos e nove meses seguidos, ela irá produzir gás equivalente à energia de uma bomba atômica.

OUTRAS CULTURAS
Enquanto na maioria das culturas ocidentais soltar pum é uma coisa feia, para a tribo indígena dos Yanomami, por exemplo, as flatulências são usadas como saudação. Na China, você pode conseguir um emprego como "peidador profissional". Na Roma Antiga, o Imperador Claudius fez uma lei afirmando que era permitido soltar pum durante os banquetes.

DORMINDO
Mesmo se você segurou durante todo o dia, o gás vai escapar quando você dormir. Isso ocorre porque o organismo relaxa a musculatura e os gases acabam escapando.

COMPOSIÇÃO
Os puns são compostos por 59% de nitrogênio, 21% de hidrogênio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigênio.

FOGO
Por conter metano e hidrogênio os puns se tornam extremamente inflamáveis. Colocar fogo é uma prática perigosa que pode gerar queimaduras. Já aconteceram casos extremos, de pessoas com acúmulo de gases no intestino ter causado explosões durante cirurgias intestinais.

Fonte: Oddee, R7 notícias

Fotos: Reprodução/Oddee