Faça um detox poderoso usando os alimentos certos

Opções para você incluir no cardápio já! Eles ajudam a eliminar as toxinas e impurezas do organismo de forma natural e saudável. Dia a dia, nosso organismo é bombardeado por substâncias tóxicas que atrapalham o seu funcionamento. São substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Alguns sintomas indicam que o seu corpo pode estar intoxicado, como cansaço, dor de cabeça, inchaço e gripes frequentes.

Mas existem alimentos que ajudam a eliminar esses excessos, desintoxicando o organismo de forma natural e saudável. Grãos, frutas e hortaliças eliminam as toxinas do organismo e devem fazer parte da alimentação diariamente, recomenda a nutricionista Denyse Aline Povh.

A seguir veja uma lista de 10 alimentos com reconhecido “poder detox” que você precisa incluir no cardápio.

1. Abacate
O abacate é rico em ferro, potássio, magnésio, cálcio, vitamina A e E, que atuam como antioxidantes e protetores das células. É uma fruta rica em fibras, que regula o funcionamento do intestino – o que auxilia durante uma dieta de desintoxicação do organismo.
Mas não exagere! O abacate é uma fruta bastante calórica (cada 100g possui aproximadamente 160 calorias), explica Denyse.

2. Couve
Nada é mais tradicional do que um suco de couve com limão para retirar as toxinas do organismo. A combinação é recomenda por nutricionista, inclusive durante dietas de emagrecimento.
Isto porque além de rica em fibras e vitamina C (antioxidante poderoso!), a couve contém enxofre – substância que ajuda o fígado a eliminar o excesso de toxinas e a funcionar melhor.

3. Brócolis
É outra excelente opção de vegetal para incluir no cardápio. O brócolis é extremamente rico em antioxidantes e estimula as enzimas do sistema digestivo para que ele funcione de forma eficiente.
Se você ainda não gosta de brócolis, deveria experimentá-lo mais uma vez.

4. Abacaxi
Com sua coroa e pose de rei, o abacaxi é rico em vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio e cálcio. É um diurético poderoso, já que é composto por 86% de água. Fonte de fibras, a fruta também ajuda a desintoxicar o organismo.

5. Maçã
É fonte de minerais, vitaminas, antioxidante e fibras. Com poucas calorias, a maçã é um alimento essencial durante qualquer dieta detox. Ela tem uma grande quantidade de nutrientes benéficos para a saúde e extremamente úteis na desintoxicação e limpeza do corpo.

6. Alho
Rico em enxofre, este é outro alimento para incluir no cardápio. Ele também tem propriedades antibióticas que ajudam a curar internamente o corpo. “É um tempero que deve ser utilizados durante uma dieta detox e com frequência na alimentação, sendo um ótimo substituto para os temperos prontos que são bombas de sódio e gordura”, orienta a nutricionista Denyse Povh.

7. Limão
Ele tem poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. E se não bastasse, o limão também tem ação depurativa e é muito eficaz no alívio do organismo intoxicado pelos excessos.

8. Arroz integral
Comparando com o arroz branco, há dezenas de benefícios a mais no arroz integral. E na alimentação detox ele é indispensável. Por seu alto teor de fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo o corpo saudável.
Além disso, pesquisas comprovam o benefício do grão no controle do diabetes e na redução da gordura abdominal.

9. Semente de girassol
Contêm selênio e vitamina E, substâncias que ajudam a eliminar radicais livres e toxinas acumuladas no organismo, melhorando o seu funcionamento.
As sementes de girassol também são ricas em fibras e isto promove o melhor funcionamento do intestino e desincha a região abdominal.

10. Lentilha
A lentilha é um alimento muito alcalino. Aumentar a ingestão desses alimentos diminui a acidez do sangue, um fator importante para o equilíbrio do organismo. O objetivo de mudar o pH é justamente auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, pois elas são melhor expulsas em pH alcalino.
Vale lembrar a importância do consumo de água para garantir o bom funcionamento do corpo. Ela é necessária para hidratar e carregar as toxinas que serão eliminadas na urina.


Fonte: Dicas de Mulher