Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

MIT, Harvard, Yale...: universidades estrangeiras oferecem cursos online e de graça

Cursos a distância são gratuitos e oferecem aprendizado em áreas diversas, de empreendedorismo e literatura grega a psicologia e anatomia.Imagine seu currículo com cursos no MIT, em Yale, em Stanford ou em Harvard. Pra muitos de nós, algo assim ainda soa como um sonho distante. De acordo com o senso comum, estudar fora do país é para poucos: é caro, burocrático e exige que você abra mão de muitas coisas na sua vida por aqui. Não é uma percepção exatamente errada, mas existe uma maneira mais simples de incluir as mesmas faculdades na sua formação. Sem gastar nada. E da sua casa.

Muitas faculdades europeias e americanas oferecem cursos online gratuitos. A coisa é séria: essas faculdades desenvolvem plataformas específicas, em que você se conecta virtualmente com professores especialistas, que passam tarefas e trabalhos que você executa em conjunto com outros estudantes ao redor do mundo (ou até no seu bairro, em alguns casos). Muitos desses cursos são de graça, com uma grade horária bem razoável - exigem dedicação de 5 a 10 horas semanais, por cerca de 3 meses, em média), ministrados pelos mesmos professores que ensinam os alunos presenciais dessas faculdades, abrangendo os mesmos temas.

Através de textos, vídeos e tarefas de casa, além de contato direto com o professor, o estudante tem acesso ao mesmo conteúdo e material que um estudante dessas faculdades teria. E é tudo totalmente de graça, até mesmo o eventual material didático. Muitos cursos sugerem a necessidade de backgrounds anteriores para acompanhar as aulas, a grande maioria é livre e não exige comprovação acadêmica anterior. Outros são cursos introdutórios em temas específicos, que podem te ajudar a escolher ou mudar de carreira.

Claro que, pra estudar online e fazer seus próprios horários, é preciso disciplina, especialmente tratando-se de um curso gratuito. Muitos garantem certificados aos estudantes que entregarem os trabalhos, participarem das aulas e alcançarem um bom desempenho. A única barreira é a língua: 98% deles são oferecidos em inglês, embora haja alguns em espanhol, italiano, japonese e chinês. Além disso, a maioria das plataformas oferece o material referente a cursos que já foram ministrados pra download. Exatamente: se você perdeu algum curso que queria fazer, pode baixar o material e as tarefas e estudar sozinho.

Veja algumas faculdades e plataformas que oferecem cursos online, com as áreas em que cada universidade oferece cursos e os destaques de cada uma delas. Mesmo assim, não deixe de visitar o site para conferir cursos futuros em outras áreas, cursos passados ter certeza de que o curso que você quer não está lá: nós listamos as áreas de atuação com maior quantidade de cursos dentro de cada universidade, mas como muitas oferecem aulas em campos variados, é difícil mencionar todos.

Stanford, na Califórnia, EUA
Site: http://online.stanford.edu/
Idioma: inglês
Oferece cursos em quais áreas? Engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendorismo, matemática, design, programação e muitos outros.
Destaques: O curso de Design Thinking é especialmente famoso.

Carnegie Melon, na Pensilvânia, EUA
Site: http://oli.cmu.edu/
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Engenharia e ciência da computação, programação, psicologia, biologia, química, medicina e línguas.
Destaques: Media Programming, para programadores que queiram se tornar criativos e atuar com imagens, vídeo e som, e os três cursos de introdução à biologia, química e psicologia, oportunidades legais pra quem está pensando em seguir alguma dessas áreas.

MIT, em Boston, EUA
Site: http://ocw.mit.edu/index.htm
Idioma: Muitos, incluindo português.
Oferece cursos em quais áreas? Possivelmente, todas. Há muitos cursos de especialização, bem específicos mesmo, em todas as áreas - exatas, humanas e biológicas. Vale investir umas horas navegando pelo site.
Destaques: O Introduction to Computer Science and Programming é um dos mais populares. A área de Life Science Courses também é de crescer o olho de qualquer um, porque traz dezenas de cursos interdisciplinares na área de ciência e humanidades.

Harvard, em Boston, nos EUA
Site: http://www.extension.harvard.edu/open-learning-initiative
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? História, ciência da computação e matemática.
Destaques: Intensive Introduction to Computer Science

Yale, em Connecticut, nos EUA
Site: http://oyc.yale.edu/
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia, entre outras.
Destaques: Introduction to Psycology

Berkeley, na Califórnia, EUA
Site: http://webcast.berkeley.edu/series.html#c,s,Spring_2013
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Economia, biologia, antropologia, ciência, história, entre outras. Destaques: O Search, Google and Life contém material do próprio Sergey Brin, um dos fundadores do Google.

Bônus:
iTunes U
Visitar a iTunes U, uma plataforma disponível no seu iPod Touch, iPad e iPhone através de um app da Appstore, é se desesperar com a quantidade de conteúdo disponível. Universidades e educadores no mundo todo disponibilizam ali vídeos e podcasts educativos gratuitos, em vários idiomas.

Coursera
É um site dedicado a reunir em um só lugar todos os cursos livres e gratuitos online em todas as universidades do mundo - já são 418. O Coursera se destaca pela variedade de oferta de cursos, alguns muito específicos - que tal esse, que estuda a trajetória dos Beatles?

Academic Earth
Outra plataforma que reúne e facilita a busca por cursos online gratuitos oferecidos em universidades do mundo inteiro, no Academic Earth dá pra fazer a busca pela faculdade, pela área do curso e o que mais você quiser. Destaque para os cursos de sueco e árabe.

Open Education Database
OED tem o mesmo princípio dos dois sites aqui em cima, mas permite outras parâmetros na busca, como cursos pagos, além de oferecer ranking das melhores universidades e cursos online em cada área.

Udemy
site permite que qualquer um ofereça cursos por preços bem acessíveis, e a qualidade é atestada pelo feedback de alunos que fizeram os cursos. A maioria é na área de tecnologia e de design.


Skillshare
Skillshare reúne instrutores e alunos interessados para criar cursos que ensinam desde o preparo de almôndegas até programação. A maioria é pago, mas os preços costumam ficar em 50 e 100 dólares.

Open.edu
Open.edu oferece muitos cursos, de áreas específicas, todos organizados pela Open University.

Khan Academy
site oferece cursos gratuitos introdutórios em áreas mais clássicas: matemática, álgebra, geometria e história.

UCLA
site da universidade em Los Angeles tem uma lista grande de cursos online pagos em várias áreas.


Fonte: Revista Galileu