Tatuagens para os amantes da ciência

Como amantes das ciências, nós ficamos muito felizes em ver cada vez mais gente tatuando temas relacionados a química, física e matemática. Tatuagem, afinal, é uma linguagem bem eclética, e é por isso que dá pra homenagear sua equação ou lei da natureza preferida e ainda exaltar seu orgulho de ser nerd (e isso não é nada menos que um elogio) usando vários estilos diferentes: frases de Carl Sagan ou Neil DeGrasse Tyson, estruturas moleculares, representações de planetas e galáxias e astronautas – tudo isso é uma maneira de demonstrar amor pela ciência.

Não foi difícil encontrar tattoos de temas científicos. Difícil foi encontrar as 10 melhores. Não é um desafio que seja qualquer páreo para nós, no entanto. Confere aqui embaixo as 10 tatuagens sobre ciências que deixaram a gente com vontade de correr pro tatuador – e que vão te deixar também, seja você cientista, estudante ou só um leigo muito interessado em como as coisas funcionam. Não tem para borboletinha, tribal ou estrelinha com essas aqui embaixo:

10. Um neurônio piramidal do hipocampo
A gente sabe que parece um monte de rabiscos, mas isso é só caso você não seja sensível o suficiente. Achamos elegante.

9. Uma molécula de Vermurafenib
Essa tem uma grande história por trás: o Vermuraferib é uma droga capaz de tratar alguns tipos de melanomas que não podem ser operados. A tatuagem foi feita pela esposa de um rapaz para quem o tratamento ganhou mais de 10 meses de vida.

8. Da fé à ciência
Essa tatuagem não foi feita de uma vez. O dono dela tatuou um terço quando era religioso e a converteu para uma estrutura de DNA quando começou a se interessar mais por ciência.

7. Uma identidade de Euler (esse é o nome dessa equação)
Considerada pelo dono da tatuagem e por outros matemáticos a mais bela das equações, a identidade de Euler liga as cinco constantes fundamentais com as quatro operações fundamentais, além de conectar números imaginários com números reais/integrais. Parece incrível – o resultado estético, pelo menos, é mesmo genial.

6. Uma molécula de THC
O THC, para quem esqueceu, é o princípio ativo da maconha. A tatuagem é, portanto, ao mesmo tempo uma declaração de amor pela ciência e um posicionamento político-social. Então tá.

5. Uma colisão entre partículas + uma frase do Carl Sagan
“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto”. Uau.

4. Uma cadeia de DNA/árvore da vida.
Outra categoria ‘mashup das ciências’. Gostamos.

3. Einstein e Darwin
Dois gênios da humanidade e uma execução bem bonitinha, inspirada naqueles pôsteres do Obama. Ficou lindo. A única preocupação é que esses pôsteres devem ser daquelas coisas que daqui a 10 anos vão ser consideradas datadas (tipo tatuagem de tribal). Mesmo assim, valeu o bronze.

2. Geometria e proporção áurea


Apesar da execução heterodoxa, o resultado é incrível e, no fim das contas, é pura geometria.

1. O espaço
Por que há muito mais entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. 
Qual dessas você faria?


Fonte: Revista Galileu por Ana Freitas