Android: melhores apps para baixar música

Não dependa mais do computador para baixar e ouvir música no seu celular! Faça o download das suas canções favoritas pelo próprio gadget. Com o avanço dos dispositivos móveis e dos programas desenvolvidos para eles, já há algum tempo é possível baixar músicas diretamente pelo celular, sem precisar da ajuda de um computador. Em alguns casos, fazer isso pelo smartphone é inclusive mais fácil do que pelos modos tradicionais, já que o visual dos aplicativos para os gadgets móveis é simplificado ao máximo para proporcionar uma experiência de uso melhor para este tipo de aparelho.

Além disso, basicamente tudo o que você vai precisar é uma conexão com a internet — que pode ser 3G, porém, se o seu plano for limitado, é melhor escolher uma rede WiFi —, espaço livre no cartão de memória do seu gadget e um aplicativo adequado. Abaixo, separamos sete programas para a função.

Tiny Tunes
TinyTunes é uma opção de aplicativo para você buscar músicas e fazer o download delas para o seu aparelho com Android. O programa traz a possibilidade de você fazer uma pesquisa ou de conhecer novos sons por meio das listas de referência, que trazem algumas canções que estão fazendo sucesso.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Para localizar um conteúdo, basta digitar o nome da música ou do autor e aguardar os resultados, que são carregados rapidamente. O programa conta com uma grande quantidade de títulos disponíveis, de vários gêneros, fazendo com que você dificilmente não encontre a faixa desejada (e em várias versões).
O programa também possibilita criar uma lista de itens para o download, agilizando o procedimento para quem quer salvar várias faixas.A interface do app se encontra dividida em abas para facilitar o seu uso e ele conta com um player simples que também permite reproduzir músicas que estejam previamente armazenadas no seu aparelho.

Ares Online – Música Grátis
Ares Online – Música Grátis é uma das opções disponíveis para você encontrar as suas músicas favoritas no formato MP3 e armazená-las no seu Android. Apesar do nome, a aplicação não possui qualquer relação com o Ares Galaxy, sendo um programa específico para buscar melodias dos mais variados gêneros.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

O programa conta com uma tela inicial bem limpa, possuindo como foco a operação oferecida, além de não ser exibido conteúdo publicitário. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é digitar o nome da música ou do artista no campo disponível e aguardar o carregamento dos resultados, que é bem rápido.
Por meio do aplicativo você pode somente ouvir a música, salvá-la para o seu Android e até mesmo adicionar como o toque do aparelho. Como um ponto negativo, algumas vezes os resultados deram erro e a música não pôde ser executada. Ainda assim, foram casos isolados, representando uma exceção e não uma regra.

vMusic Pro
vMusic Pro é um aplicativo um pouco mais completo, trazendo a possibilidade de você buscar vídeos e músicas, baixar as suas faixas favoritas e armazená-las no seu aparelho com Android. Além disso, o programa também permite encontrar letras e acessar as paradas da Billboard.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Com relação à música propriamente dita, ele traz mais de 15 milhões de títulos, dos mais variados estilos e lugares do mundo. vMusic Pro permite, ainda, criar uma lista de favoritos para organizar o conteúdo e facilitar o acesso posteriormente. Além disso, também está disponível uma função de lista de reprodução.
Porém, embora o programa ofereça uma série de funcionalidades, nem sempre elas funcionaram, especialmente no que diz respeito ao carregamento dos vídeos. Entretanto, o streaming e o download das músicas operaram corretamente em todas as tentativas, ao menos durante os nossos testes.

WDownloader
Wdownloader é um aplicativo mais simples para quem quer baixar MP3 no seu Android e não se importa com opcionais ou configurações avançadas. A interface do programa é bem limpa e conta com material publicitário apenas no topo da tela, fazendo com que ele não interfira no uso do aplicativo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

A tela principal conta basicamente com um campo, no qual você deve inserir o nome da música ou do autor e aguardar alguns instantes para que os resultados sejam carregados. Feito isso, será preciso apenas tocar a entrada desejada e utilizar o botão de download. Caso deseje, você pode simplesmente selecionar a música e pressionar o “Play” para conferir uma prévia da canção.
O programa não disponibiliza qualquer tipo de opção oculta ou de configurações adicionais, sendo uma boa alternativa mesmo para iniciantes.

Baixar Música MP3
Baixar Música MP3 traz mais uma alternativa de app para encontrar arquivos em MP3 muito simples e prática. Ele funciona como a maioria dos programas disponíveis no Google Play, baixando músicas de sua preferência diretamente na sua biblioteca. A interface do programa é bem organizada, mas de uma maneira geral é bem simples e também não possui alternativas avançadas para os procedimentos oferecidos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

A tela é dividida em abas conforme as funções oferecidas. As buscas são realizadas em “Search”, enquanto “Player” permite que você escute as suas músicas. Inclusive, o aplicativo cria uma lista de reprodução automaticamente contendo todas as faixas que você ouve. Por meio da aba “Downloads”, é possível gerenciar a sua biblioteca.
O programa possui apenas um inconveniente: quando você estiver baixando uma música, a interface dele fica “travada”, não sendo possível acessar o reprodutor ou fazer outro download ao mesmo tempo, por exemplo.

GraMP3
GraMP3 é uma ferramenta simples e eficaz para você procurar música e reproduzi-la diretamente via streaming ou baixá-la para o seu aparelho. A interface do programa é elegante e bem organizada, contando basicamente com um campo para você fazer a pesquisa da música que deseja localizar.
Você pode, inclusive, realizar a busca por autor, faixa ou nome do álbum, e o programa faz a pesquisa em tempo real. Ou seja, conforme você digita a palavra-chave desejada, são mostradas sugestões logo abaixo do campo. Os resultados são exibidos na forma de uma lista e, para cada um dos itens, são disponibilizados dois botões: um para o download e outro para a reprodução do conteúdo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

O principal problema é que os resultados não possuem um filtro para você refiná-los, fazendo com que muitas vezes seja necessário verificar diversas opções para encontrar aquela que você deseja baixar. As músicas baixadas são armazenadas em uma pasta criada pelo aplicativo, chamada “MP3 Downloads”.

MrtzcMP3 FREE
MrtzcMP3 FREE oferece mais uma ferramenta para que você pesquise e baixe músicas em formato MP3 diretamente na interface do seu aparelho Android, porém com um modelo mais simples e sem opcionais. A tela principal do programa traz apenas um campo de busca no qual você deve digitar o artista ou a faixa a ser localizada.
Os resultados são exibidos na forma de uma lista com a qualidade do arquivo em bits e é possível ouvir um trecho da música antes de fazer o download para conferir se ela está conforme o desejado. Porém, ele não traz qualquer tipo de filtro para a organização dos itens, fazendo com que você precise, algumas vezes, verificar diversas opções até encontrar aquela que esteja de acordo com o esperado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Como um ponto negativo, o programa não permite que você indique a pasta para a qual os arquivos devem ser enviados. Durante os nossos testes, inclusive, não foi possível encontrar o MP3 no aparelho e ele não foi identificado por outros players. Assim, caso você opte pelo uso do app, também será necessário usá-lo para ouvir as canções baixadas. Porém, vale lembrar-se de que essa ainda é uma versão Beta do aplicativo e que tais problemas podem vir a ser corrigidos.

Alternativas extras
Existem dezenas de outros aplicativos para baixar e ouvir música diretamente com o seu celular, que você pode encontrar neste link. Se você quiser apenas ouvir música por streaming, pode usar o cliente oficial do Grooveshark (o app é gratuito, mas é preciso ter uma assinatura paga) ou ainda o Rdio.
Se você está ouvindo uma faixa e não sabe qual é o nome dela, utilize o SoundHound ou o Shazam para descobrir! Estes apps são duas eficientes ferramentas que analisam a música ambiente e cruzam os resultados obtidos com um vasto banco de dados, mostrando o nome da faixa e o artista que está cantando.

Fonte: Tecmundo

Fonte da imagem de capa: iStock