Nugget de frango: veja o que você está comendo

O mundo ficou chocado frente à revelação, feita pelo chef de cozinha Jamie Oliver, da aparência de um nugget de frango cru. Você não viu? Espero que não tenha acabado de almoçar:


É, sério! Essa massaroca rosa é a massa a partir do qual os nuggets são feitos. Ainda adicionam amônia pra matar as bactérias, flavorizantes artificiais pra camuflar o gosto horrível e corante pra tirar essa cor rosa esquisita. Aí eles fritam, a gente frita de novo em casa e come.

Bom, a nova revelação sobre o vilão nugget agora diz respeito ao aspecto da comida frankenstein no microscópio. Dá uma olhada aqui embaixo, no diagrama feito pelo The Atlantic baseado em uma pesquisa feita na Universidade do Mississippi pelo professor de medicina e pediatria Dr. Richard D. deShazo, que identifica os componentes de uma lâmina de “carne” de nugget no microscópio:


As áreas brancas são gordura. “Connective tissue” é “tecido conjuntivo”. As áreas avermelhadas são músculo, enquanto “organ tissue” significa “tecido de orgãos” e “bone fragments”, “fragmentos de ossos”. Ou seja: cadê a carne?

No experimento, os cientistas usaram nuggets de pelo menos 3 restaurantes diferentes, e encontraram resultados semelhantes em todos: muita gordura, osso, tecido conjuntivo e cartilagem e pouca carne de fato. deShazo disse ao The Atlantic: “Nuggets de frango são feitos na maior parte de gordura, e o nome do alimento induz ao erro, porque o ingrediente predominante não é frango”, não ao menos frango como esperamos que ele seja, com carne.