Os homens preferem as loiras?

O imaginário contemporâneo é povoado de loiras - tanto que o número de morenas que descolorem o cabelo é muito maior que aquele de loiras que o escurecem. Como exemplo, pesquisadores britânicos recentemente fizeram um experimento com uma mulher que saiu durante três noites usando uma peruca loira, uma ruiva e uma morena - e acabou conquistando muito mais homens enquanto loira.

Mas de onde vem toda essa fascinação pelo cabelo claro? Pesquisadores respondem.






O primeiro fator, citado em pesquisa da revista Mente e Cérebro, tem relação com a lógica de mercado: o que é raro é mais procurado. Apenas 2% da população mundial é naturalmente loira, e isso já parece explicar muita coisa.






Em segundo lugar encontra-se uma lógica que passa despercebida, relacionada à juventude. Quantos mais claros os cabelos de uma mulher, mais se tende a considerá-la jovem, segundo o pesquisador e psicólogo Davis Matz, de Minneapolis, em Minnesota. Assim, é provável que os homens se sintam mais atráidos pelas loiras por uma associação da juventude com a fertilidade - favorecida pela evolução, que dita a busca por bons parceiros para a reprodução.






O terceiro fator é de ordem sociocultural, e tem relação com a imagem da loira sensual e provocante forjada pela mídia há mais de meio século. O cinema, a indústria fonográfica e a televisão retratam a mulher loira como alguém que prioriza os atributos físicos - tendência que vem desde os anos 50 com Marylin Monroe, passando por Grace Kelly, Sharon Stone e Scarlett Johansson.






Fonte: Zero Hora, Fotos,ntr.br, As Biritas, Cafajestes Sedentários