Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Água gasosa: benefícios, mitos e verdades

Água com gás engorda? Água com gás não é saudável como a natural? Tem quem adore o efeito das bolhas na boca e seja fã incondicional da água com gás. Outros não são tão chegados. No entanto, muita gente se apega em mitos e acha que a água com gás é pior do que a natural, ou que engorda. Para derrubá-los e apontar o que é, de fato, verdadeiro, a nutricionista paulista Samara Regina Andrade responde essas questões e outras questões.

A água com gás é diferente da natural? Verdade
A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante. Mas existe também a água com gás natural, que surge do aquecimento subterrâneo, chamada carbogasosa ou carbonatada. Geralmente em regiões próximas de vulcões, ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre, o calor do magma atravessa as rochas e alcançam os reservatórios de água. O calor intenso quebra as moléculas dos minerais da água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.

A água com gás não é tão saudável quanto a natural? Mentira
A água gasosa tem as mesmas propriedades de hidratação que a água natural. Optar pela água com gás é uma boa forma de variar o consumo do líquido. O que não pode é apenas consumir este tipo: o gás em excesso pode irritar a mucosa do estômago daqueles já predispostos a problemas gastrintestinais.

A água com gás engorda? Incha? Mentira
Água, com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. Muitos confundem água gasosa com refrigerantes, bebidas bem engordativas. No entanto, não é o gás o responsável direto por isso, e sim as calorias do açúcar contido na bebida.

A água com gás servida com o cafezinho: serve para limpar a boca? Verdade
O pequeno copo que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas. Como as papilas são sensíveis, quando limpas nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos: bebendo um pouquinho antes, o sabor da bebida é melhor apreciado.

Emagreça bebendo água gaseificada!
Beber um bom copo de água com gás elimina a sensação de fome e ajuda no emagrecimento. Embora refrigerantes contenham gás carbônico, assim como a água gaseificada, a diferença está no açúcar incluso apenas nos refrigerantes, que acaba engordando. Por isso, tentem substituir uma latinha de refrigerante, que também possui grande quantidade de sal, por um copo de água com gás geladinho e refrescante.

Deixe sua água ainda mais saborosa!
Adicionar gelo e limão na água é uma ótima opção de bebida para o verão. O gosto será muito mais saboroso e você terá uma vontade maior de se refrescar durante o dia!

Perfumadas e gostosas
Com ervas, especiarias ou frutas as águas aromatizadas são boas opções para fugir da rotina. Aprenda duas receitas

Lavanda, capim limão, hortelã, manjericão, canela, laranja, tangerina, pimenta. Combine frutas, ervas, especiarias e coloque na água com muito gelo. Deixe descansar por alguns minutos e pronto! É só beber. As águas aromatizadas não têm nada de inodoras e insípidas, e são uma alternativa simples, leve e saborosa para abrir refeições, acompanhar pratos e encerrar aquele jantar perfeito em uma noite quente. Nem que seja só para fazer um charminho extra.

Que beber água faz bem à saúde todo mundo já sabe. A graça, aqui, é variar a rotina e agregar perfumes e sabores à bebida do dia a dia.

Água aromatizada com capim limão e manjericão
Receita de Letícia Massura, do blog Cozinha da Matilde

Ingredientes
50 g de capim limão
1 l de água mineral
1 ramo de manjericão
Gelo a gosto
Modo de preparo
Separe a parte inferior das folhas do capim limão, as partes mais firmes do talo. Machuque a erva para que ela libere sabor e aroma. Mistura na água com bastante gelo e acrescente o ramo de manjericão.

Água de coco aromatizada
Receita de Renata Vanzetto, do Marakuthai, em São Paulo, SP

Ingredientes
1 cacho pequeno de uva verde
1 carambola
1 fatia de abacaxi
1 limão fatiado em rodelas
1 ramo de hortelã
1,4 l de água de coco
Gelo a gosto

Modo de preparo
Pique o abacaxi e fatie a carambola formando estrelas. Fatie o limão em fatias bem fininhas. Coloque as frutas em uma jarra grande, acrescente o gelo e adicione água de coco e hortelã.

Fonte: iG, iG, Muito Chique