Com que bolsa eu vou?

Consultora de moda lista os principais designs de bolsa e as ocasiões certas para usá-los. Para as mulheres, não importa a ocasião: seja em um encontro à noite ou um pulinho na padaria, a bolsa sempre vai de acompanhante. Por isso mesmo, a maioria delas mantém inúmeros modelos no armário, cada um apropriado para um tipo de situação.

Segundo a estilista e consultora de moda Maria Zeli, o acessório é absolutamente necessário na vida da mulher e moderna e precisa ser versátil. Uma boa dica para aquelas que vão de um compromisso a outro sem ter tempo de passar em casa é usar organizadores de bolsa para transferir o conteúdo com maior facilidade, sem deixar de fora nenhum item importante.

Conheça a seguir os principais modelos de bolsas e as situações em que cada um deve ser usado, segundo a especialista.

Bolsa de ombro
Pode ser no tamanho médio ou grande, com uma ou duas alças para carregar no ombro. Básica e prática, é a mais comum para o dia a dia, pois comporta tudo aquilo que a mulher possa precisar. As formas variam entre arredondadas, retangulares ou estruturadas.

Satchel
É uma bolsa retangular e estruturada que conta com uma alça dupla de ombro. Dependendo do tamanho, pode ser carregada na mão. Segundo a estilista, é perfeita para carregar apenas documentos e celular.

Bolsa carteira
Pequena, foi criada para ser carregada na mão e possui várias repartições internas, facilitando a organização. Alguns modelos possuem uma alça bem fininha, oferecendo a opção de ser usada transpassada no ombro. É ideal para festas e baladas.

Clutch
Segundo Maria Zeli, é a versão fashion da bolsa carteira. É feita com material mais sofisticado e pode conter aplicações de pedraria ou trabalhos artesanais. Os modelos podem ser maleáveis ou estruturados, e o estilo varia entre o discreto e o cheio de detalhes, que acaba sendo o foco da produção. Também é ideal para festas à noite e baladas.

Bolsa baú
É um modelo superclássico e sofisticado. Seu formato arredondado lembra um baú, e suas alças curtas foram feitas para serem carregadas na mão. Vale para o dia ou para um evento esporte a esporte fino à noite.

Bolsa hobo
Com alça única possui formato de meia-lua. Pode ser ajustada para ser carregada na mão ou no ombro. Normalmente, é mais maleável, e não tão estruturada. Segundo a estilista, o modelo é informal e prático e pode ser usado para eventos descontraídos.

Bolsa carteiro
Tem alça transversal longa e tamanho que varia entre médio e grande. Maria afirma que o modelo é ideal para estudantes ou para quem precisa carregar muitos itens e quer manter as mãos livres.

Bolsa totem

Conhecida também como shopping bag ou shopper, pode ser no estilo simples ou fashion. Normalmente, são grandes e possuem estrutura reforçada. É perfeito para quem passa o dia inteiro fora e precisa carregar muitas coisas, como nécessaire, cremes, carteira, etc.

Bolsa saco
Tem formato de saco e, geralmente, é fechada em cima por uma cordinha. A alça é única e, dependendo do tamanho, pode ser levada na mão ou no ombro. Moderna e versátil, vai bem com looks esporte, como a calça jeans.

Bolsa a tiracolo
É pequena e possui alça longa transversal. O modelo fica discreto na produção e garante mãos e braços livres. Segundo a consultora de moda, é ótimo para sair para dançar na balada e ir a shows.