Alisamento natural com maizena e leite

Quem deseja uma receita natural para ganhar madeixas mais lisas, mas sem ter que partir para as químicas, uma ótima solução é a touca de gesso. Feita à base de maizena e leite, ela vem sendo usada para alisar os cabelos, ao mesmo tempo em que hidrata. O efeito se deve aos componentes de alto poder nutritivo do leite, onde combinados com o amido de milho (maisena), fazem uma parceria excelente para tratar dos cabelos.

Confira abaixo duas receitas caseiras para alisar os fios com leite e maizena!

Receita 1:  Alisamento com maizena e leite (receita caseira tradicional)
Ingredientes:
  • 1 copo de leite
  • 1 colher (das de sopa) de maizena
Modo de preparo: acrescente o leite na maizena, misture bem até obter uma consistência homogênea.

Receita 2:  Alisamento com maizena, leite e óleo de ojon
Ingredientes:
  • 1 copo de leite
  • 1 colher (das de sopa) de maizena
  • 2 gotas de óleo de Ojon (se não encontrar o óleo de ojon, pode substituí-lo por óleo de argan ou de coco)
Modo de preparo: Acrescente o leite na maizena, mexa bem e pingue duas gotas do óleo escolhido na mistura.


Dicas para fazer o alisamento com maizena e leite:
  • Os ingredientes devem ser misturados no seu estado natural, na temperatura ambiente. Não os leve ao fogo para cozinhar. Apenas misture o leite em estado líquido (opte sempre pelo leite integral, que concentra mais nutrientes), na maizena em pó e aplique nos cabelos.
  •  A mistura precisa ser aplicada com os cabelos secos! Não importando se limpos ou sujos. Separe o cabelo mecha por mecha, e com o auxílio de um pincel, aplique-a em toda a extensão do fio, massageando-o. Se preferir também é recomendado pentear as mechas, o que vai fazer o produto penetrar ainda mais nos cabelos. Mas seja rápida, pois conforme a maizena vai secando o cabelo adquire um aspecto menos maleável, endurecido. Um efeito absolutamente normal durante essa fase, porém que dificulta na hora de pentear.
  • Deixe o produto agir nos fios soltos, evite prendê-los e espere até no máximo 1 hora. Em seguida enxágue bem e lave os fios como de costume, usando um shampoo e condicionador de sua preferência. Se você possui cabelos cacheados e crespos e quiser potencializar o efeito liso, pode fazer uma escova leve e finalizar com chapinha. O resultado é um cabelo além de mais liso, muito macio e brilhante.
  • O tratamento pode ser usado por crianças, gestantes, em cabelos virgens ou quimicamente tratados. O indicado é fazer essa receita caseira uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. Mas quem deseja resultados rápidos, sobretudo quanto à hidratação dos cabelos, pode fazê-la uma vez por semana. Já na primeira aplicação, o cabelo ficará mais hidratado, com menos volume e frizz.
  • Por ser uma receita natural os resultados podem demorar a aparecer – principalmente em cabelos crespos e cacheados – Como a receita é mais indicada para alisar fios ondulados ou lisos rebeldes, com volume excessivo, é necessário continuidade no tratamento para obter melhores resultados.

Fonte: Muito Chique