Exercícios ideais para praticar no verão

Com a chegada da estação quente, muitos esportes ganham adeptos por terem a cara do verão. Bolas, raquetes, bicicletas, pranchas entram em cena, principalmente ao ar livre.

Porém, o calor exige alguns cuidados redobrados na hora de praticar exercícios. Alimentação leve e balanceada, preparo físico para treinos mais pesados e proteção solar são algumas das recomendações. Confira nove sugestões de esportes e aulas que vão agitar as suas férias e turbinar sua saúde.

Hidro Kick Boxer - Boxe na água

O que ela faz por seu corpo: a modalidade utiliza a resistência da água para intensificar os movimentos, promovendo a tonificação dos músculos e secando as gordurinhas.
Calorias perdidas por aula (50 minutos): 500 Kcal. 
Cuidados: "A resistência que a água oferece provoca a queima calórica e a contração da musculatura para vencer o obstáculo, porém, é preciso uma alimentação saudável, já que as aulas são puxadas", aponta o professor Antônio Aboarrage, da academia Estação do Corpo, do Rio de Janeiro.

Caminhadas

Caminhada na rua
O que ela faz por seu corpo: previne problemas cardiovasculares e ajuda a emagrecer. Procure não caminhar em locais irregulares, para não prejudicar a coluna e o tornozelo. É fundamental o uso de tênis e meia para deixar o pé mais confortável.
Calorias perdidas em 30 minutos: 276 kcal.

Caminhada na areia
O que ela faz por seu corpo:
 para deixar pernas e o bumbum durinho caminhe na areia molhada na beira do mar. Para quem está começando, é interessante realizar a caminhada com a água até o tornozelo. Mas se você já é praticante, essa altura pode ser até o joelho. A água refresca e proporciona uma sensação agradável.

Calorias perdidas em 30 minutos: 270 kcal

Cuidados de ambas: "o ideal é fazer uma avaliação física antes de começar a praticar e não fazer um esforço maior que a sua capacidade física habitual para evitar problemas no coração", afirma o presidente da Regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Paulo Moreira.

Hidrocycle: Bicicleta na água

O que ela faz pelo seu corpo: emagrece e favorece o condicionamento físico.

Calorias perdidas: 500 calorias por aula.

Cuidados: "A água protege as articulações contra o impacto e evita lesões", diz o professor Ivan Nichinoro, professor da academia Top Spin & Big Ball

Kayak Trainning

O que ele faz por seu corpo: a atividade, que simula movimentos do rafting (canoagem), reúne entre seus benefícios a melhora do sistema cardiorespiratório, da coordenação motora, do equilíbrio, da força, além de queimar a gordura corporal e tonificar os músculos

Calorias perdidas em 30 minutos: 100 Kcal

Cuidados: "A maioria dos exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e mini-trampolim, trabalham, principalmente, os músculos inferiores, das pernas e glúteos. Por isso, os alunos devem ir com calma para não sofrer lesões ou distensões musculares", explica o professor Rafael Andrade, bicampeão mundial de rafting.

Natação

O que ela faz por seu corpo: promove um grande gasto calórico, trabalha os membros superiores e ajuda a melhorar a respiração

Calorias perdidas em 30 minutos do exercício: 260 kcal

Cuidados: para o preparador físico Rodrigo Taddei, da Limiar Assessoria, a natação é capaz de aumentar a queima de gordura e auxiliar o emagrecimento, porém, alongamento, alimentação adequada e horas de descanso são importantes para não ficar com câimbras e dores musculares", explica.

Vôlei de praia

O que ele faz por seu corpo: melhora o condicionamento físico, aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora e fortalece os músculos.

Calorias perdidas em 30 minutos de aula: 150 kcal

Cuidados: "preste atenção no impacto sofrido pelos joelhos. Se for treinar nas ruas, escolha bem o tênis. Se for à praia, fique na areia dura, perto da água, pois ela é mais apropriada para correr, assimilando melhor o impacto. Já o piso fofo deve ser evitado, porque causa uma sobrecarga maior nas articulações", sugere o professor da Runner, Thiago da Silva Amorim.

Frescobol

O que ele faz por seu corpo: melhorar a coordenação motora é o mais importante benefício desse esporte superdivertido.

Calorias perdidas em 30 minutos: 190 kcal

Cuidados: "evite o período de Sol forte que vai das 10h às 16h. Além disso, use protetor solar e mantenha-se hidratado", explica o fisiologista João Pinheiro.

Bicicleta

O que ela faz por seu corpo: enrijece o bumbum e as pernas, além de ajudar a queimar gordura abdominal. -Seja em ciclovia ou na areia da praia, o passeio de bicicleta ajuda a eliminar bastante calorias além de enrijecer os músculos das coxas. Procure pedalar em linha reta e a cada semana intensificar a prática aumentando o percurso.

Calorias perdidas em 30 minutos: 126 kcal

Cuidados: "É sempre bom usar roupas leves e beber muita água, afinal, a bicicleta exige força e disposição do seu corpo", explica o personal da Runner, Thiago da Silva Amorim.

Surf

O que ele faz pelo seu corpo: praticando esse esporte você aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória e fortalece os músculos do braço e tórax. Isso sem falar numa supermelhora do equilíbrio.

Calorias perdidas: até 600 por hora.

Cuidados: "É importante saber nadar bem para não correr riscos em alto mar e não comer nada pesado antes das aulas", explica o professor Daniel Nunes, da Escola DN Surf, em Nova Hamburgo, RS.


Fonte: Minha vida