Rondonópolis/MT,

Manteiga Ghee: o que é, benefícios e como fazer

Você já ouviu falar da manteiga ghee (lê-se gui)? Bom, a manteiga ghee nada mais é do que o óleo purificado da manteiga, onde há remoção de qualquer toxina da gordura, bem como da lactose.A preparação vai resultar em um óleo dourado, límpido e transparente. Um produto que pode ser utilizado para elaborar qualquer prato do dia-a-dia, principalmente para preparação de legumes e verduras, uma vez que possui grande resistência ao calor.

Funções terapêuticas:

Intoxicação, erupções, cortes, queimaduras, herpes, úlceras, febres, enfermidades do peito, problemas mentais, obstipação, dores de cabeça, problemas dos olhos e ouvidos, tónico pulmonar. O Ghee é largamente utilizado na fitoterapia tradicional, servindo como veículo para as ervas adequadas para cada problema. As ervas são maceradas ou fervidas junto com o Ghee, em seguida administra-se uma colher de sopa ou um cálice diariamente dependendo do caso. O Ghee pode ser usado também como óleo para massagem e na confecção de máscaras terapêuticas na cosmética natural.

O Ghee na culinária é um excelente elemento para abrir o apetite, aumenta o sabor de todos os alimentos. De maneira bastante simples, o Ghee pode ser utilizado para todos os tipos de preparações culinárias da mesma maneira que os outros óleos e pode ser usado em menor quantidade. O Ghee, por não ser um óleo saturado, torna-se bastante assimilável e não contém colesterol (nem aumenta o colesterol).
Como fazer:



Se for preparada de forma adequada, a manteiga ghee não possuirá sal e lactose. Também não produzirá fumaça em altas temperaturas, devido à isenção de toxinas que provocam a reação. O alimento também dispensa refrigeração, não contém corante ou conservante, auxilia em inflamações e úlceras, promove a sensação de saciedade e a longevidade - por conter vitamina A que é antioxidante.

Algumas sugestões de uso são na preparação de arroz, legumes, verduras, sopas, saladas e para refogar temperos.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo sendo mais saudável, a manteiga ghee ainda é uma gordura. Logo, preconiza-se seu uso moderado. Além disso, por ser mais saborosa que os outros óleos, uma pequena quantidade já é suficiente para ser utilizada em receitas culinárias.

Fontes:
Saude/IG por Lorena Araújo de Freitas é nutricionista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), residente multiprofissional em Nutrição Clínica e mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).