Stand up paddle

Cada vez mais comum nas praias, o Stand up paddle é o esporte que envolve o uso de uma prancha e um remo para se locomover no mar, rio, lago ou até piscina. O movimento é realizado em pé. Trata-se da atividade com prancha que mais cresce no mundo. Os registros mais expressivos da prática são do Havaí, na praia de Waikiki, em meados da década de 1940. O esporte chegou ao Brasil há sete anos e logo conquistou muitos praticantes.

Afinal, os benefícios do esporte envolvem desde a queima de calorias e tonificação do abdômen e pernas até a sensação de bem-estar. Ele ainda pode ser praticado por boa parte das pessoas, inclusive os mais velhos. Conversamos com especialistas e listamos os principais pontos positivos e cuidados necessários ao realizar este esporte.
  
Melhora o equilíbrio e a postura

Uma das questões mais trabalhadas pelo Stand up paddle é o equilíbrio, mesmo com a prancha mais larga e que permite maior flutuação que as tradicionais pranchas de surf. Ao melhorar este ponto, o risco de quedas diminui. "Quando a pessoa treina o equilíbrio, ela consequentemente melhora a postura, o que reduz a incidência de dores no corpo em decorrência das posições erradas", conta o educador físico Salvador Lamas, da Academia Bodytech.

Além disso, como o esporte atua bastante na musculatura das costas, ele contribui para que ao remar a pessoa deixe os ombros mais abertos.
  
Tonifica barriga e pernas

Por envolver a remada é comum pensar que apenas os braços serão exercitados no Stand up paddle, porém, não é o que acontece. "É um esporte muito completo, desenvolve desde a planta do pé ao braços", diz o educador físico João Renato de Moura Junior.

As pernas e o abdômen são exercitados durante a prática do esporte. "Isto porque ele envolve tentar se manter equilibrado em uma superfície instável, o que requer um grande trabalho das pernas, especialmente a parte interna das coxas. Também podemos dizer que quem faz o Stand up paddle tem a musculatura abdominal fortalecida", conta Moura Junior.
  
Protege as articulações

O esforço para se manter equilibrado faz com que a musculatura profunda do corpo que é a responsável pela estabilidade seja fortalecida. "Essa musculatura normalmente não é muito exercitada, nas academias a mais trabalhada é a externa. Ao melhorar a musculatura profunda as articulações, tendões e ligamentos são beneficiados, pois ficam próximos dela e assim as chances de lesões são menores", explica Moura Junior.

As articulações contam com funções que variam entre a mobilidade e a estabilidade. "O joelho, por exemplo, precisa ser móvel, já a lombar é estável. O Stand up paddle trabalha toda essa sequência de mobilidade e estabilidade", observa Moura Junior.

Contudo, é preciso tomar cuidado, pois a execução errada do exercício pode causar problemas nas articulações. "Afinal o esporte envolve um movimento repetitivo que pode causar lesões quando feito de maneira errada, por isso é importante ter sempre a orientação de um educador físico", alerta Lamas.
  
Fortalece os membros superiores

Braços, ombros e costas são trabalhados no Stand up paddle devido às remadas. "O esporte ajuda a fazer com que a parte superior do corpo fique definida", constata Lamas.

Porém, os ombros não irão ficar maiores. "Na musculação a pessoa pode controlar a carga que será colocada, já no Stand up paddle há um limitador da carga, sua sobrecarga é o remo ou o vento, não há nada mais. Por isso, a pessoa não ficará grande", explica Lamas.
  
Queima calorias

A quantidade de calorias queimadas irá depender da intensidade e duração da pratica do esporte. Quando a atividade é realizada em locais mais desafiadores, com um pouco de onda, por exemplo, ou quando a pessoa rema por uma distância maior, mais energia será gasta.

Caso a pessoa seja sedentária a queima calórica no início também será maior do que quem já realiza uma atividade. "Ainda não há estudos sobre o gasto de energia com este esporte, mas dizem que praticá-lo com intensidade alta pode levar a queima de 400 calorias", estima Moura Junior.
  
Bom para o sistema cardiorrespiratório

Assim como a corrida, natação, bicicleta, entre outros esportes, o Stand up paddle melhora o sistema cardiorrespiratório. "Isto ocorre porque da mesma maneira que os outros esportes, ele também segue um ritmo o que beneficia o coração e a respiração", explica Lamas.

Proporciona bem-estar

Por ser um esporte praticado ao ar livre e geralmente no mar, o Stand up paddle proporciona bem-estar. Uma pesquisa realizada em 2006 pela Universidade de Chiba, no Japão, observou que pessoas que estiveram em um ambiente natural por 20 minutos contaram com uma concentração de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, menor do que quem ficou em locais urbanos. "No mar você vai ver cardumes de peixes, golfinhos, tartarugas, o ambiente é muito bom", afirma Moura Junior.

Cuidados ao praticar

Quem for começar a praticar o stand up paddle deve contar com o auxílio de um professor de educação física que entenda do esporte. Além disso, é importante utilizar o colete salva-vidas, especialmente se a pessoa não sabe nadar ou não nada muito bem. "Procure se alimentar pelo menos duas horas antes da atividade e leve uma garrafinha de água para se hidratar. Passe o protetor solar e o boné e os óculos escuros também são ótimas opções", orienta Moura Junior.

Conhecer um pouco sobre o mar também ajuda, caso o esporte seja praticado neste local. "É legal entender como funciona o meio, ver a previsão de maré e vento, isto pode ser observado em sites ou aplicativos", diz Lamas.
  

Fonte: Minhavida