Rondonópolis/MT,

Leite de amêndoas: passo a passo para fazer em casa

As pessoas que não bebem leite de vaca, seja por opção ou por restrições alimentares, usavam como substituto o leite de soja. Porém, estudos recentes apontaram que o consumo em excesso da soja e seus derivados pode fazer mal ao organismo. Assim, para suprir a necessidade pelo leite, o leite de amêndoas se tornou a melhor alternativa.
 
A receita, produzida com a própria castanha, não é novidade entre os nutricionistas. "A amêndoa é rica em ômega 3, magnésio e proteína, além de ter poucas calorias. Um dos maiores benefícios é que durante o processo que transforma a castanha em leite ele retém as propriedades nutritivas da noz, enquanto grande parte das calorias vai embora. Um mês após a troca  já é possível ver melhora de todas as inflamações relacionadas à lactose, além de melhorar sinusite, bronquite, artrite, rinite e até celulite", afirma a nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa.

O consumo, porém, deve ser equilibrado, pois, em excesso, pode fazer mal. "O leite de sementes é uma excelente opção por ter maior digestibilidade que o de vaca, aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) do nosso corpo e serem ricos em antioxidantes. Porém, deve-se ter cuidado com a porção. Meio copo por dia é a recomendação ideal", diz. A nutricionista ensina como preparar a receita:

Leite de amêndoas é mais saudável que leite de vaca ou de soja (Crédito: Thinkstock)

Receita de leite de amêndoas

Primeiro passo:
É importante deixar as sementes de molho por 24 horas ou, se estiver muito corrido, por pelo menos 1 hora. "As sementes ao entrarem em contato com a água liberam fatores antinutricionais, ou seja, que não fazem bem a sua saúde. As sementes hidratadas também ajudam na saúde do seu liquidificador, que não corre riscos de quebrar a lâmina", explica.

Segundo passo:
Com auxílio do liquidificador, jogue a água que as sementes foram hidratadas fora e encha dois copos de água. "A dica é: para cada 1 copo de sementes, encha dois copos de água filtrada. Ou, para deixar o seu leite com um toque diferente, bata com água de coco", diz.

Terceiro passo:
Com auxílio de uma peneira, coe a mistura do liquidificador, prensando a mistura com uma colher para sair o leite.

Quarto passo:
Guarde o resíduo do leite para enriquecer sucos, vitaminas ou transformar em uma ricota.
Caso haja necessidade de adoçar o leite, as melhores opções são mel ou agave ou açúcar demerara (1 colher de chá).


Fonte: iTodas por Mariana Bueno