Cabelo também envelhece

É comum que as pessoas se preocupem com o envelhecimento da pele e do organismo. Mas é raro ver alguém cuidar do envelhecimento dos cabelos. O processo é natural do organismo e, por isso, nem mesmo os fios estão livres.

Os sinais de os cabelos estão envelhecendo, ao contrário do que a maioria acredita, não são somente o surgimento dos fios grisalhos e pode acontecer bem antes disso. Alguns indicativos são rigidez, perda do brilho e da vitalidade, cabelos opacos, fios finos e ralos.

Por que o cabelo envelhece?
"Pessoas que mudam demasiadamente a estrutura dos fios com o excesso de processos químicos como alisamentos e coloração estão sujeitas a terem um envelhecimento precoce dos cabelos", explica a coordenadora técnica da Belle Lee Cosméticos, Cláudia Souza.

Há também outros fatores que podem contribuir, como a má alimentação, a falta de proteção solar e o uso excessivo de secador, chapinha e babyliss, sem a devida proteção térmica. "Tudo isso causa uma verdadeira degradação dos fios e estes envelhecem antes do ciclo natural da idade", diz.

Uso excessivo de secador e chapinha sem proteção é prejudicial aos cabelos (Crédito: Thinkstock)

É possível prevenir?
Para retardar ou até mesmo evitar o envelhecimento dos fios, Cláudia diz que alguns cuidados são fundamentais: “Primeiramente é preciso ter uma alimentação equilibrada com nutrientes antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres e retardar o envelhecimento tanto da pele como dos cabelos”, explica.

Além disso, alguns cuidados precisam ser diários. “Produtos com ingredientes orgânicos e uma formulação multivitamínica, principalmente à base de vitamina E e protetor UV, protegem os fios contra os raios ultravioletas ao mesmo tempo em que tratam e retardam a ação do radical livre sobre os cabelos,” afirma.

Usar produtos específicos ajuda a retardar ou mesmo evitar o envelhecimento dos fios (Crédito: Thinkstock))

Que produtos usar?
Ao comprar produtos, escolha o que contêm licopeno, agente presente em frutas vermelhas, em especial o tomate, que é ajuda a proteger os fios contra o envelhecimento, contra os raios ultravioletas e também contra as agressões causadas por mudanças climáticas.