Espinhas no couro cabeludo

Não são apenas as regiões do rosto, do pescoço, das costas e do corpo que sofrem com o surgimento de cravos e espinhas. O couro cabeludo também é parte da nossa pele como um todo e ainda está coberta pelos fios de cabelo que ajuda na obstrução e no entupimento dos nossos poros. Saiba então quais são as causas do problema e como tratá-lo da melhor forma.

Causas e tratamento
Existem diversas causas quem podem desencadear o aparecimento de comedões no couro cabeludo. Entre elas estão: falta de higiene adequada, excesso de oleosidade, desequilíbrio hormonal, início da puberdade, má alimentação, estresse, uso abusivo de certos medicamentos, além de seus efeitos colaterais, transpiração excessiva, ingestão demasiada de cafeína e o uso incorreto de xampus e de condicionadores que não são para o seu tipo específico de cabelo.


Se perceber o surgimento de espinhas inflamadas, doloridas e não desaparecerem em um ou dois dias, o correto é ir à um dermatologista que irá indicar o tratamento correto para o seu caso. Um dos remédios mais utilizados são os cremes manipulados com ácido salicílico e sabonetes de enxofre assim como os antibióticos orais e esteróides tópicos.

Higienização correta dos cabelos


A higienização correta e contínua dos fios também é essencial. Eles podem ser lavados diariamente, dependendo de cada tipo de cabelo. Deve-se optar por um xampu suave ou neutro, sem sal e antirresíduos ou desenvolvido para crianças.
A água deve estar morna ou fria e o condicionador só deve ser usado nas pontas em pouca quantidade. Para os cabelos extremamente oleosos, alterne o uso do xampu neutro para um de cabelos mistos e/ou oleosos, quando você sentir que ele está muito sujo e pesado. A mesma dica vale para os fios secos.