Atenção! Você pode estar sendo enganado

Listamos 10 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante. Muçarela ““ de búfala “” com 80% de leite de vaca e linguiça ““ calabresa “” com carne de AVES. Mas isso você só descobre ao ler as letras miúdas.

1. Linguiça ““ tipo calabresa ““
Monty Rakusen/Monty Rakusen
Não se engane com o truque linguístico: a embalagem lista “carne suína, carne mecanicamente separada de aves (…), proteína de soja”. DE AVES, ou seja, não é nem só de frango. Quanto mais só de porco.

2. Muçarela ““ de búfala ““
Westend61/Westend61
A maioria das marcas admite, em letras menores, na própria embalagem: algumas vêm com até 80% de leite de vaca mesmo, e só 20% de búfala.

3. Molho ““ de mostarda ““
Iamthatiam/Iamthatiam
Leia a bula, quer dizer, a embalagem: os ingredientes que aparecem primeiro, segundo o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), são os que estão presentes em maior quantidade. Portanto, se no potinho estiver escrito “água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda”, você já sabe.

4. X-“”picanha”” congelado
WestLight/WestLight
A embalagem avisa que o lanche, na real, é “de carne bovina e de carne de frango sabor picanha e queijo processado sabor cheddar congelado”. Kd picanha?/

5. ““ Leite “” com chocolate
enrouteksm/enrouteksm
De novo, atenção na embalagem: se diz “bebida láctea”, continue lendo. Provavelmente será uma mistura de soro de leite com leite em formas variadas, como reconstituído ou em pó.

6. ““ Mel ““
serezniy/serezniy
Nos supermercados, mel de verdade, alimentos à base de glicose (muito processados e cheios de açúcar) e melado de cana são vizinhos de prateleira.

7. ““ Azeite ““
sanse293/sanse293
Não se deixe levar pelas imagens de oliveiras: lendo a embalagem, pode ser que você esteja diante de um óleo composto de soja e oliva (sendo que a soja, claro, leva a melhor, compondo até 80% do conteúdo).

8. ““ Cerveja ““
claudiodivizia/claudiodivizia
Segundo a lei alemã de pureza, cervejas devem ser feitas apenas com águamalte de cevada e lúpulo. Segundo instrução do Ministério da Agricultura, outros ingredientes podem ser usados, desde que não passem de 45%. A maioria das cervejas brasileiras, que trazem na embalagem o uso de “cereais não maltados”, são feitas com até 50% de milho.

9. ““ Iogurte ““
margouillatphotos/margouillatphotos
Se o rótulo traz bebida láctea fermentada, então não é iogurte. É quase. Como o “”leite com chocolate”“, bebidas lácteas levam soro de leite.

10. ““ Requeijão ““
Reprodução / Via dicasgerais.com
O que deveria ser feito apenas com derivados de leite às vezes vem com derivados vegetais, como amido, descritos em letras bem pequenas na embalagem.