Rondonópolis/MT,

Dicas que são tiro e queda para driblar a vontade de comer doce

vontade de comer doce costuma aparecer logo depois do almoço ou no meio da tarde e todos nós sabemos o quanto é difícil resistir a ela. O consumo de doces, como o chocolate, estimula a produção de endorfina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Isso significa que um bombom depois do almoço é quase um portal para a felicidade.

Confira 13 maneiras infalíveis de enganar a vontade de comer doce. Entre elas, estão algumas receitinhas com poucas calorias e muito sabor.

Alimentos ricos em triptofano atuam na produção de serotonina, neurotransmissor que ajudam a regular o sono, a fome e controlar a ansiedade. Aveia, banana e sementes oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes e macadâmia são alguns representantes do grupo.

Assim como o chocolate, exercícios físicos estimulam a liberação da endorfina. Experimente caminhar 30 minutos todos os dias de manhã e sinta menos vontade de atacar uma barra de chocolate.

As frutas contêm um açúcar chamado frutose, que demora mais para ser absorvido pelo organismo do que a sacarose, prolongando a sensação de saciedade. Faça delas o seu lanche intermediário e drible a vontade de comer um doce açucarado.

Alimentos ricos em proteína ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer doce. Na hora do almoço, invista em uma boa fonte do nutriente, como peixe, frango ou carne. No lanche intermediário, que tal aposta em um iogurte desnatado com uma colher de aveia?

Mousse de chocolate: 40 g de chocolate meio amargo picado, 6 colheres (sopa) de leite desnatado, 1 colher (chá) de gelatina em pó, 2 colheres (chá) de adoçante dietético para forno e fogão, 2 claras. Derreta o chocolate com duas colheres de leite em banho maria. Misture a gelatina com o restante do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa bem. Retire e acrescente o adoçante. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao chocolate. Despeje em taças e leve para gelar.

Assim como as proteínas, as fibras estabilizam os níveis de açúcar no sangue, além de contribuir para o funcionamento do intestino. Aposte em cereais integrais, legumes e frutas.

Beijinho sem açúcar: 1 xícara (chá) de leite em pó, 3 colheres (sopa) de adoçante para forno, 1 colher (sopa) de margarina light, ½ xícara (chá) de leite desnatado, 50 g de coco ralado seco. Bata no liquidificador o leite em pó, o adoçante e a margarina light com ½ xícara de água quente, por 5 minutos. Passe para uma panela e coloque o leite desnatado e o coco. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela. Rende 30 docinhos de 31 kcal cada. Receita cedida pela Tal e Qual

O café da manhã é responsável por fornecer energia para o organismo começar o dia. Pular essa refeição pode levar o corpo a buscar outras fontes rápidas de energia, como o doce.

Picolé de iogurte com ameixa: 2 potes de iogurte natural, 100 g de ameixas secas sem caroço, 2 colheres (sopa) de adoçante em pó. Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coloque em forminhas de picolé e espete os palitos. Leve ao congelador por até que os picolés congelem.

Às vezes, a vontade de comer doce é apenas o desejo de mastigar. Um chiclete no meio da tarde pode enganar o seu cérebro e desviar a atenção do pudim de chocolate. Prefira as versões sem açúcar.

Doce de abóbora zero: 1 quilo de abóbora (sem casca e cortada em cubos), 4 colheres (sopa) de adoçante de forno, 1/2 xícara de suco de laranja; 3 cravos-da-índia, 2 pedaços de canela. Dissolva o adoçante no suco de laranja e leve ao fogo alto por 10 minutos, sem mexer, até virar uma calda. Junte a abóbora, os cravos e a canela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos com a panela tampada. Mexa delicadamente, tampe e cozinhe por mais 10 minutos. Destampe e deixe mais 10 minutos para que o caldo seque. Coma gelado.

Quando a vontade apertar, compre apenas a quantidade suficiente para saciar a sua vontade naquela hora. A sensação de prazer provocada pelo doce pode fazer com que você coma compulsivamente e se sinta culpada depois. Lembre-se do quanto é difícil resistir a uma barra de chocolate na cabeceira da cama.

Receita de creme de papaia light: ½ mamão papaia, 1 copo de iogurte desnatado, 1 colher (chá) de geleia de frutas vermelhas sem açúcar. Bata o iogurte com o mamão no liquidificador. Coloque a mistura em uma taça e acrescente a geleia de frutas por cima. Coma gelado.