Alimentos para deixar seu cabelo mais forte, brilhante e saudável

Seguir uma dieta balanceada, equilibrando os grandes grupos alimentares (proteína, carboidrato e gordura), mantém o ponteiro da balança no lugar e ajuda a deixar o seu cabelo mais saudável. Veja os alimentos que não podem faltar no seu prato.


Carnes
Todos os tipos (carne bovina ou suína, peixe, frango) são repletos de proteína, principal nutriente que compõe a fibra capilar. Ou seja: ao aumentar a ingestão desse alimento, o crescimento das mechas é favorecido. Mas atenção: as vermelhas costumam ter altas doses de gordura. Então consuma todo dia, mas sem exagero, e alterne com as brancas.
Consumo recomendado: 2 bifes/filés + 1 copo de leite

Oleaginosas
As castanhas, nozes e amêndoas, ricas em ácidos graxos (os ômegas 3, 6 e 9, as chamadas “gorduras boas”), agem no processo de queratinização do cabelo. “São responsáveis por promover resistência às mechas, encorpá-las e dar brilho”, diz a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. A ressalva é que elas são muito calóricas, o que exige atenção na dose.
Consumo recomendado: 3 nozes ou 5 amêndoas

Shiitake
Esse tipo de cogumelo possui grande quantidade de cobre, mineral que atua na formação do colágeno e da elastina (também encontrado em frutos do mar). Age, assim, fortalecendo e dando mais elasticidade aos fios. É um alimento relativamente caro e incomum na alimentação do brasileiro, o que faz com que seja bem pouco consumido no dia a dia.
Consumo recomendado: 100 g de shiitake cozido

Cenoura
Contém betacaroteno (fonte de vitamina A) e, além de estimular o bronzeado, regula a produção sebácea, o que reduz a oleosidade no couro cabeludo e contribui para o brilho e a maciez dos fios. Segundo Daniela Jobst, a falta de betacaroteno está ligada à descamação do couro cabeludo, o que favorece a queda dos fios e dificulta o nascimento de novos.
Consumo recomendado: 1 cenoura

Frutas vermelhas
Presentes na amora, na framboesa e no morango, os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. “A vitamina C, encontrada nessas frutas, está ligada também à hidratação e prevenção da queda”, explica Daniela Jobst.
Consumo recomendado: 1 xícara (chá) de uma das três frutas

Feijão
É rico em ferro, elemento que, quando em falta no corpo, leva à queda de cabelo”, diz a nutricionista Paula Castilho, da consultoria de nutrição Sabor Integral, em São Paulo. Ele também regulariza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea e, assim, facilita a irrigação no couro cabeludo e a chegada dos nutrientes até ele.
Consumo recomendado: 2 colheres (sopa)

Ovo
Além do alto valor proteico, também tem boa concentração de biotina, substância que faz parte do grupo de vitaminas do complexo B e está associada ao crescimento do cabelo – quando há problemas de queda dos fios, o organismo apresenta, em geral, falta de ferro e biotina. Mas lembre-se de que a ingestão exagerada pode elevar o colesterol.
Consumo recomendado: 1 ovo

Cereais integrais
Fazem parte desse grupo o arroz, o gérmen de trigo e a aveia. Esses alimentos contêm grande concentração de zinco, elemento associado ao controle da oleosidade e à renovação celular – e, portanto, à renovação dos fios. “Manchas brancas nas unhas costumam também estar associadas à falta de zinco no organismo”, alerta Paula.
Consumo recomendado: 2 colheres (sopa) de um deles


Fonte: Mdemulher por Bruna Bittencourt