Alimento enlatado: cuidados para deixá-lo saudável

Os alimentos enlatados são uma verdadeira mão na roda: o tempo de preparo de milho ou ervilha em conserva, por exemplo, é muito mais curto em comparação com alimentos frescos. Além disso, dá para deixá-los por um longo tempo fechados no armário sem que eles estraguem.

Por outro lado, eles costumam ter mais conservantes e sódio e podem ser um empecilho para a saúde e a dieta. Para unir praticidade e saúde, a saída é fazer as melhoras escolhas na hora de comprar e preparar comidas enlatadas.

Veja agora alguns cuidados:

Prefira alimentos cozidos a vapor
Por necessitar de menor adição de produtos químicos, esse modo de preparo dos alimentos que vêm pré-cozidos é o mais saudável.

Opte pelas conservas em água
Conservas em óleo são menos saudáveis e possuem maior quantidade de calorias.

Compre alimentos inteiros ou em pedaços grandes
O atum moído, por exemplo, pode trazer outras partes do peixe, como algumas vísceras. Já o atum em pedaços traz apenas a carne do peixe.

Inspecione a lata antes de comprá-la
Lata perfurada ou estufada é sinal de que houve alguma reação química dentro da embalagem que pode ter comprometido a qualidade do alimento. Atualmente as embalagens possuem uma película flexível que reveste internamente a lata e impede que haja contaminação do alimento caso ela seja amassada. Em caso de ferrugem, não consuma o alimento.

Higienize sempre antes de abrir
Quando abrimos uma lata de milho ou ervilha, por exemplo, é comum que a parte de cima da tampa entre em contato com o conteúdo da embalagem. Caso ela esteja suja ou com algum micro-organismo causador de doença, essa contaminação passará para o alimento. Por isso, limpe com água corrente e detergente ou sabão antes de abrir.

Opte pelas versões com menos sódio
Observe sempre o rótulo e lembre-se que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o consumo de sódio não ultrapasse 2 gramas por dia. Compare diferentes marcas na hora de comprar.

Retire toda a água
Deixando o alimento ‘escorrer’ você estará eliminando uma boa quantidade dos conservantes.


Fotos: Thinkstock