Dicas para quem vai malhar antes do trabalho

Entre estudo, trabalho, compromissos com amigos, o cuidado com o corpo acaba sendo deixado de lado. E, quando você menos percebe, está pagando a academia há meses sem ter feito um treinamento sequer. Essa situação soa familiar a você? Pois temos dicas que podem te ajudar a mudar essa situação.

Veja um guia para quem precisa acordar cedinho e malhar nas primeiras horas da manhã - confira:

1. Planeje seu sono
Dormir bem é tão importante quanto os exercícios para quem quer entrar em forma. Então, se você precisa acordar cedo, tente dormir mais cedo - a quantidade de sono recomendada para adultos é de sete a oito horas por noite. 

2. Planeje os horários da malhação
Escreva seus planos de exercício - pode ser em um papel, na agenda do computador, ou em algum outro app de celular. O importante é que, ao anotar os horários e o tipo de malhação que você deve fazer, como se fosse uma receita médica, você tem mais um incentivo para acordar cedo e saber direito o que fazer, sem precisar consultar seus planos de exercício e sem desculpas para procrastinar.

3. Elimine obstáculos
Pense que, ao acordar, você precisa estar pronto para a ação em 10 minutos ou menos. Então deixe suas roupas separadas, coloque água em sua garrafinha, as meias dentro do tênis. Deixe o café da manhã e o lanche pós-treino preparados também. Se você vai direto para o trabalho, deixe uma mala com suas roupas "normais” preparadas também. Então tudo o que você precisa fazer é se vestir, pegar a comida e sua bolsa sair. 

4. Caminhe até a academia / use as escadas do apartamento
 A sua academia é próxima? Usar as escadas do seu prédio é viável? É extremamente importante que você não faça exercícios pesados logo após acordar - um exercício aeróbico leve como aquecimento é recomendado.

5. Chame os amigos
A ideia é simples: se você tem um amigo te esperando na academia, a chance de você furar com ele é menor. E a malhação também fica mais divertida se você tiver com quem conversar.

6. Não tem companheiros de academia? Então invista em uma playlist poderosa
Aqui tem como criar uma playlist incrível para te manter estimulado durante a malhação.

7. Completou o treinamento? Então você ganha uma recompensa
Se você fizer algo prazeroso após a malhação, como tomar um smoothie saudável ou comer um pedaço de chocolate (amargo ou meio amargo, de preferência), seu cérebro se acostuma a esperar a recompensa após o treinamento. Ou seja, todo o processo de acordar cedo e fazer exercícios se torna menos doloroso.

Fonte: RevistaGalileu  por Luciana Galastri

Foto de capa: Flickr/Creative Commons