Aplicativos Android para blogueiros

Atualizar ou postar são tarefas rotineiras de um blogueiro, mas quando se esta longe da base, uma excelente alternativa é ter instalados aplicativos indispensáveis que facilitam a vida nestas tarefas. Os aplicativos permitem gerenciar blogs e sites a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Há muito tempo que os smartphones e tablets estão, aos poucos, substituindo os notebooks. Quem trabalha com blogs ou escreve para jornais pode aproveitar muito isso. É normal às vezes sentimos aquele desânimo de ir até a mesa, ligar o PC e começar a escrever. Sem contar, que às vezes, a inspiração aparece de repente, e o tempo de ir ao escritório ou a casa, liar o PC esperar o sistema carregar e abrir o editor, resultado, o “boom” da ideia já passou. Nessas horas que um smartphone que esteja em suas mãos, ou mesmo um tablet, fazem toda a diferença.

Confira os aplicativos:

VOICE RECORDER
A ferramenta mais básica e eficiente para nós blogueiros é o bom e velho gravador de voz. Quando estamos com preguiça de digitar ou queremos passar mais detalhes, sem ter que filtrar muita coisa, recorremos a ele pela facilidade de uso e agilidade.
Sempre que tiver uma ideia abra o aplicativo, clique em gravar e pronto. É muito simples e intuitivo. Perfeito para o que nós precisamos.

EVERNOTE
O Evernote é um dos melhores Apps de notas do mercado. Com ele é possível criar cadernos de anotações, incluir imagens, gravar vídeos e sons, capturar telas, compartilhar e enviar notas por email, etc. É um dos 10 aplicativos indispensáveis listados no The New York Times.
Depois de gravar um áudio com a sua ideia e ter registrado todos os detalhes, abra o Evernote, em seguida abra seu caderno de ideias (esse é um dos cadernos que você vai criar para emergências como essa) e crie uma nota já com uma melhor organização.
Mas ai você me pergunta: se o Evernote faz tudo isso, por que usar outros aplicativos? Justamente pela simplicidade e facilidade que cada um tem. O Voice Recorder, por exemplo, é super simples e prático para gravar notas rapidamente. Não precisa adicionar texto nenhum, basta dar “Start”, “Stop” e pronto!
Download do Evernote na Play Store

MINDMEISTER
Depois de gravar e anotar tudo em detalhes, use o Mindmeister para expandir a ideia e gerar outras ideias. É um pouco complicado utilizá-lo em aparelhos pequenos, mas quebra um galho quando estamos com tudo fresco na cabeça.
Download do Mindmeister na Play Store

TASKS
As três ferramentas anteriores são essenciais para extrair a ideia que está em nossa cabeça. Se fosse para listar os três principais apps para Android que qualquer blogueiro tem que ter, eu diria: Voice Recorder (voz), Evernote (notas) e Mindmeister (mapas).
Mas, de nada adianta preparar tudo em um dia e não criar um plano de ação para o dia seguinte. E para isso o Tasks é perfeito. Ele é um aplicativo extremamente simples que permite incluir tarefas com alarmes que são sincronizados à conta do Google.
Download do Tasks na Play Store

BLOGGER
O Blogger é um dos mais utilizados blogging plataforma e se você tem um blog no Blogger, então você pode usar este aplicativo para a criação e publicação de posts. Você também pode editar as mensagens com este aplicativo. Uma coisa estranha sobre o Blogger aplicativo é que ele não tem a funcionalidade suficiente e opções como WordPress app. Se você estiver usando o Blogspot, você deve usar melhor este app Android.
Download do Blogger na Play Store

WORDPRESS
Se você tiver um pouco de paciência para digitar um artigo no Smartphone ou Tablet, não precisa esperar pelo outro dia, basta abrir o WordPress e criar ou editar seus próprios artigos.
O app do WordPress é uma ferramenta que eu utilizo no máximo duas vezes no mês quando quero responder comentários ou editar artigos. Embora muita gente tenha facilidade de escrever em aparelhos móveis, eu prefiro o bom e velho PC. Mas pode ser uma ferramenta útil para você.
Download do WordPress na Play Store

GOOGLE ANALYTICS
O Google Analytics para Android é um dos Apps que não deveriam existir, para o bem dos blogueiros. Embora ele seja extremamente útil, ainda mais depois da atualização para a nova versão (mais completa), faz com que sintamos vontade de ficar o tempo inteiro com ele aberto, vendo quantos visitantes chegaram ao nosso blog e quantos estão ativos (em tempo real).

ADSENSE DASHBOARD
AdSense Dashboard é um aplicativo Android para visualização de métricas de desempenho do AdSense. Você pode dar uma olhada em muitos indicadores do AdSense, que incluem CPM, CTR, Page Views, Cliques, Página RPM etc Você também pode ver como canais personalizados estão realizando. O aplicativo também contém um widget que você pode colocar em sua tela inicial do Android para um olhar rápido.

GOOGLE DRIVE
O aplicativo Google Drive é sem dúvida o aplicativo mais interessante para armazenamento de arquivos, principalmente quando utilizamos em conjunto com a versão Desktop. A versão para PC sincroniza tudo o que é enviado e basta abrir uma pasta para baixar. É muito simples e prático.
Download do Google Drive na Play Store

GERENCIADOR DE PÁGINAS FACEBOOK
Uma das novidades do Facebook é o Gerenciador de Páginas, que permite cuidar de uma página diretamente de aparelhos móveis. Entre outras funcionalidades, o gerenciador emite notificações como as do próprio Facebook, permite agendar publicações, enviar fotos e criar eventos.
Download do Gerenciador na Play Store

SWIFTKEY KEYBOARD
O teclado touchscreen padrão em dispositivos Android não é bom o suficiente para escrever blogs longas mensagens. Swiftkey Keyboard é o melhor teclado e um dos Top baixado Android app.
Este aplicativo substitui o teclado estoque com um teclado totalmente novo com muitas características como autocorreção etc., capitalização automática que ajuda corrigir erros de pronúncia e palavras digitadas incorretamente. Agora você pode escrever posts longos com mais precisão. Este app android  é legal para tablet também está disponível nas lojas.