Para fugir do óbvio sem deixar de falar de amor. Todo mundo
gosta de um pouco de romance, mas ninguém é obrigado a aguentar os casais que
se odeiam-e-se-amam das comédias românticas, nem as longuíssimas declarações de
amor de Romeu e Julieta.
Se você é desses que detesta filmes melosos, mas tem um
coração romântico por trás de toda essa valentia, então esta lista é para você.
Confira 15 filmes românticos que não são água-com-açúcar:
Ela (Her, Spike Jonze, EUA, 2013)
Ele se apaixona por ela, os dois se conhecem, se deixam
conhecer, algo dá errado. Uma história romântica comum, se não fosse pelo fato
de que ela é um sistema de computador, e de que ninguém nesse filme sabe
exatamente o que é o amor.
O Lado Bom da
Vida (Silver Linings Playbook, David O. Russell, EUA, 2012)
Os dois já amaram muito, mas perderam seus queridos de uma
forma ou de outra. Ambos desenvolvem comportamentos levemente enlouquecidos
para superar a dor, e é justamente isso, contra todos os julgamentos, que os
acaba aproximando.
Às vezes, um encontro qualquer numa boate pode causar marcas
profundas em dois amantes – mesmo que seus caminhos não se cruzem por mais de
um fim de semana.
Namorados Para
Sempre (Blue Valentine, Derek Cianfrance, EUA, 2010)
Um casal está junto há muitos anos e sabe que seu amor já
foi muito intenso, mas o tempo passou e trouxe mudanças. Ela cresceu e
construiu uma carreira, enquanto ele parece ter continuado no mesmo lugar.
Haverá um futuro possível?
O Brilho Eterno
de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Michel
Gondry, EUA, 2004)
Todo casal passa por crises, mas este decide tomar
providências mais radicais, apagando da memória tudo o que passaram juntos. O
problema é que as lembranças ruins vêm junto com as boas, e o sentimento tenta
persistir.
Once (John
Carney, Irlanda, 2006)
Do mesmo diretor de “Mesmo Se Nada Der Certo” (2014), “Once”
mostra o encontro criativo entre dois músicos – apenas pessoas comuns, pouco
especiais, que nem mesmo ganham nomes no filme. Sua relação passa por altos e
baixos, mas sua parceria musical se fortalece.
Closer (Mike
Nichols, EUA/Reino Unido, 2004)
Dois casais se conhecem e se entrelaçam, revelando
sentimentos múltiplos de amor, paixão, prazer, cumplicidade e curiosidade,
enquanto cada personagem mostra seus segredos e seu lado sujo.
Encontros e
Desencontros (Lost in Translation, Sofia Coppola, EUA/Japão, 2003)
Um ator americano está no Japão para gravar um comercial e,
durante mais uma de suas noites em claro, conhece Charlotte, a esposa de um
músico que também viaja a trabalho. Mais do que se conhecerem profundamente ou
se apaixonarem, o que eles fazem é compartilhar a solidão, unindo forças para
enfrentarem o caos de Tóquio.
Amor à Flor da
Pele (Fa yeung nin wa, Wong Kar Wai, Hong Kong/França, 2000)
Dois vizinhos se conhecem quando desconfiam que seus
respectivos parceiros os estão traindo. Mesmo descobrindo que têm muito em
comum, eles renunciam ao amor, determinados a não cometerem o mesmo erro.
Melhor É
Impossível (As Good As It Gets, James L. Brooks, EUA, 1997)
Marvin é um homem difícil, cheio de manias, que só não é
totalmente solitário graças a seu vizinho, a quem despreza, e à garçonete
Carol, que o atende apesar de sua grosseria e por quem nutre um sentimento que
não quer admitir.
Antes do
Amanhecer (Before Sunrise, Richard Linklater, EUA/Áustria/Suíça, 1995)
Primeiro de uma trilogia que levaria 18 anos para ser
completada, “Antes do Amanhecer” é um estudo sobre a afinidade de duas pessoas
com caminhos muito diferentes. Ao longo de uma única tarde, Jesse e Celine se
conhecem e conversam, trocando intimidades que nunca imaginariam trocar com um
estranho.
True Lies (James Cameron, EUA, 1994)
Arnold Schwarzenegger pode não ser o mais romântico dos
atores de Hollywood, mas “True Lies” é um filme sobre amor. Ele interpreta um
agente secreto, que vai à loucura quando começa a suspeitar que sua esposa
esteja tendo um caso.
Maurice (James
Ivory, Reino Unido, 1987)
Em meio à sociedade inglesa no início do século XX, dois
homens declaram seu amor um ao outro. Para não abrir mão de sua posição social,
um deles desiste do romance e decide se casar com uma mulher, enquanto o outro
vai atrás de sua felicidade.
A Primeira Noite
de Um Homem (The Graduate, Mike Nichols, EUA, 1967)
Ben acaba de se formar no colégio, quando conhece e é
seduzido pela senhora Robinson, muitos anos mais velha e casada. Quando a
euforia da aventura passa, ele descobre estar apaixonado pela filha dela.
Fonte: Guiadasemana
por Juliana Varella