Malhação, regimes e você não consegue perder peso: veja os erros e soluções

Você vai para a academia e, mesmo assim, não consegue emagrecer? Esse é um problema muito comum e existem vários fatores que podem explica-lo. Somente uma avaliação com um médico poderá apontar qual é o seu caso específico. Porém, algumas medidas simples podem ser tomadas para, finalmente, conseguir perder peso. Confira 11 soluções que vão te permitir sentir resultados mais rápidos.

Por que não consigo emagrecer?


1) Sua genética pode fazer seu metabolismo ser lento demais – Se for o caso, pode ser que os exercícios não deem muito resultado mesmo. A solução é acelerar o metabolismo. Você consegue fazer isso incluindo alimentos termogênicos na sua dieta, como o gengibre, o chá verde ou a canela, por exemplo. Homens, geralmente, têm o metabolismo mais acelerado, e por isso têm mais facilidade para queimar calorias.

2) Você não faz os exercícios do jeito certo – Fique atenta à forma como realiza os movimentos nos aparelhos e sempre conte com a ajuda de um professor. Existem alguns erros na academia que te impedem de emagrecer. O impulso, a postura e até o alongamento podem influenciar o processo.


3) Você malha como sempre malhou e come como sempre comeu – Não variar os exercícios e nem a alimentação pode ser uma causa para estagnar a perda de peso. O jeito é estimular o organismo de formas diferentes. Peça para o seu professor mudar seu treino e consulte um nutricionista para mudar a sua dieta.

4) Você faz mais musculação do que aeróbico – A musculação ajudar a emagrecer e é essencial para conseguir perder os quilinhos a mais. Porém, os exercícios aeróbicos – esteira, transport, bicicleta ou mesmo aulas de dança ou luta - são os grandes responsáveis por queimar calorias e eliminar as gorduras. Se sua intenção é perder muito peso, eles devem ser prioridade.


5) Você pode estar ganhando massa magra – Se você não estava tão acima do peso assim e está fazendo musculação, pode ser que não sinta diferença na balança. Isso porque a massa magra conquistada com os exercícios também pesa, e por isso os quilos não são tudo que deve ser avaliado. Solução: abandone a balança e adote a fita métrica. Tire suas medidas e assim será mais fácil ter uma noção real do que está mudando no seu corpo.

6) Você fica muito tempo sem comer – Muitas pessoas acreditam que ficar sem comer emagrece, mas o efeito é justamente o contrário. Quando ficamos muito tempo em jejum, o metabolismo desacelera e, consequentemente, gastamos menos energia e menos calorias. Além disso, o corpo tende a acumular gordura para conseguir se manter durante o tempo que fica sem se alimentar. Ou seja, uma verdadeira tragédia!


7) Você consome mais calorias do que queima – A conta é muito simples e óbvia. Quando uma pessoa quer perder peso, é essencial eliminar mais calorias do que consome. Apesar de ser simples de entender, nem sempre é fácil de conseguir seguir essa regrinha. Isso porque alguns alimentos que parecem light podem engordar. E aí você come acreditando estar sendo saudável, mas acaba destruindo a dieta.

8) Você não olha a tabela nutricional dos alimentos – Saber entender as informações nutricionais dos alimentos é outra medida importante para conseguir seguir uma dieta de perda de peso. Dica: ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não basta olhar a quantidade de calorias. Certos produtos podem até apresentar baixo teor calórico, mas conter uma quantia exagerada de outro componente que acaba sabotando a dieta.


9) Você enfia o pé na jaca no fim de semana – Quem nunca aproveitou o sábado ou o domingo para sair da dieta? O hábito supercomum é o maior sabotador da perda de peso. Se você faz isso com frequência, faz com que sua rotina alimentar seja apenas para manter o seu peso, e não diminuí-lo. Por isso, o jeito é se controlar também nos finais de semana.

10) Você tem deficiência de nutrientes – É bem comum não ir ao nutricionista e seguir a dieta da moda ou procurar por um cardápio milagroso na internet para conseguir perder peso. Só que muitos regimes que prometem mágica oferecem pouca quantidade de nutrientes. E você sabia que vitaminas e minerais são essenciais para produzir enzimas importantes para a quebra de gordura e também para o ganho de massa muscular? Por isso, sempre procure um médico antes de entrar em algum programa alimentar ou viver só de salada.

11) Você pode ter alguma doença – Alguns problemas de saúde podem impedir a perda de peso. É o caso do hipotireoidismo, ovário policístico ou de doenças cardiovasculares e até estresse. Por isso é sempre importante fazer uma avaliação física e um check-up completo antes de iniciar os exercícios físicos.


Fotos: Thinkstock