9 séries para se aprofundar na história do mundo

Além das aulas em classe e leitura de livros e documentos históricos, existe outra maneira de aprender sobre a história do mundo: assistindo às séries de TV. Isso mesmo, as nossas queridas séries têm o poder de nos entreter e de nos ensinar sobre muitas coisas desse mundão.

Para quem gosta de estudar – e até para aqueles que não curtem muito –, História é uma das matérias mais apaixonantes do quadro escolar. Ainda mais quando o professor ou a professora entende mesmo do assunto e consegue proporcionar aulas incríveis e envolventes.

No entanto, além das aulas em classe e leitura de livros e documentos históricos, existe outra maneira de aprender sobre a história do mundo: assistindo às séries de TV. Isso mesmo, as nossas queridas séries têm o poder de nos entreter e de nos ensinar sobre muitas coisas desse mundão.

A gente listou 9 séries que foram baseadas em fatos reais ou que misturam história com ficção para você se aprofundar ainda mais nos estudos. Se liga:

SPARTACUS
A famosa série, que estreou em 2010, conta a história de Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Após ser tirado de sua terra natal, Spartacus é condenado a viver no mundo brutal da arena, onde o sangue e a morte são os principais entretenimento do povo. Sem contar, é claro, nas batalhas contra as traições e corrupções da vida.

ROMA
Com a formação do Império Romano como pano de fundo, a série narra as batalhas de Júlio César como imperador. A trama, que é contada sob o ponto de vista dos legionários Lúcio Voreno e Tito Pulo, retrata ainda a morte de Júlio e as consequências após seu assassinato.

THE TUDORS
The Tudors conta a história do rei Henrique VIII.  Além de mostrar a vida amorosa do famoso rei da Inglaterra – ele foi casado com Catarina de Aragão e depois teve um romance com Ana Bolena –, a série ainda explica como Henrique VIII rompeu os laços com a Igreja Católica. OU seja, a produção ajuda a entender o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra.

THE BORGIAS
A produção é baseada na história da Família Bórgia, que, além de ser muito poderosa durante o Renascimento, formou três Papas. O governo dos Borgias é marcado pela corrupção e pela acusação de vários crimes, incluindo adultério, simonia, roubo, estupro, incesto, assassinato e especialmente por envenenamento.

REIGN
Assim como outras produções baseadas nos acontecimentos do mundo, a série Reign mistura muitos elementos históricos com ficção. A trama, no geral, conta a história da Rainha Maria da Escócia, que viveu no século 16. 

CAMELOT 
Com a repentina morte do Rei Uther, a Grã-Bretanha enfrenta o caos. O feiticeiro Merlin aponta Arthur, filho do falecido rei, como o herdeiro do trono, mas sua meia-irmã Morgana tem outros planos. Arthur, então, passa a enfrentar tempos difíceis e será testado para além da imaginação.

GAME OF THRONES
A série, eleita a mais baixada do ano de 2014, se passa em um tempo já esquecido, onde uma força destruiu o equilíbrio das estações. Em terras onde os verões podem durar anos e o inverno décadas, as reivindicações e forças sobrenaturais rondam o Reino dos Sete Reinos. 
A irmandade da Patrulha da Noite busca proteger o reino de cada criatura que pode vir de trás da Muralha, mas já não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos.
Depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.

VIKINGS
Produzida pelo History Channel, Vikings apresenta os famosos exploradores, comerciantes, guerreiros e corsários nórdicos a partir do seu ponto de vista.
A história é centrada em Ragnar Lothbrok, um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin, que decide partir e lutar para conquistar novas terras.

OS PILARES DA TERRA
Os Pilares da Terra conta uma épica história que mistura o bom e o mau, traições, intrigas, violência e beleza. É ambientada em um cenário de guerra, conflitos religiosos e disputas de poder que destroem famílias e vidas. Enquanto isso, uma magnífica Catedral, em Kingsdridge, começa a crescer.


Fonte: Guiadasemana por Anna Thereza de Almeida/Nathália Tourais redatoras