10 filmes que vão te fazer pensar duas vezes antes de experimentar qualquer droga

As drogas sempre fizeram parte do cinema – desde os cigarros “elegantes” dos anos 50 até os junkies mais radicais dos anos 2000, passando por porres, ressacas e crises de abstinência de todos os níveis.
Para quem está na adolescência e ainda não conhece muito bem esse universo, alguns filmes podem ajudar a mostrar que a realidade com as drogas nem sempre é tão divertida quanto pode parecer – pelo contrário, às vezes se torna bastante sinistra.

Confira 10 filmes sobre drogas que todo adolescente precisa conhecer:

Trainspotting
No clássico de Danny Boyle com Ewan McGregor, um jovem viciado em heroína tenta se livrar do vício, mas suas tentativas são frustradas pois todos os seus amigos também são viciados. Duas cenas são particularmente chocantes: uma quando o protagonista alucina no banheiro, enquanto sofre os efeitos da abstinência; e outra quando um bebê morre por negligência, enquanto sua mãe e os amigos injetavam na sala.
  
Requiem Para Um Sonho
Indicado para estômagos mais fortes, “Réquiem Para Um Sonho” acompanha quatro pessoas que chegam a um ponto crítico de seus vícios. Jared Leto interpreta um jovem falido que sonha em abrir um negócio com seu amigo, mas mal consegue ter dinheiro para comprar suas drogas. Ao seu redor, as coisas também não vão bem: sua namorada (Jennifer Connelly) recorre à heroína para se afastar do pai rico e sua mãe mergulha em metanfetaminas para perder peso.

Pulp Fiction: Tempo de Violência
Uma Thurman dança, fuma, cheira e quase morre de overdose no filme de Tarantino, numa das cenas mais nojentas do cinema. O longa não tem as drogas como tema central, mas passa muitas vezes por elas enquanto conta a história de dois assassinos de aluguel.

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída
Baseado na auto-biografia de Christiane Vera Felscherinow, o filme explora o submundo de Berlim nos anos 70. É lá que a protagonista, aos 13 anos, descobre uma boate onde pode conhece um garoto viciado em heroína, e acaba desenvolvendo o próprio vício.

Traffic
Vencedor de 4 Oscars, “Traffic” desenha a rede do tráfico em diferentes escalas. Um juiz designado para combater as drogas descobre que sua filha é usuária; um policial descobre estar cercado por agentes corruptos; e a esposa de um grande empresário das drogas assume o controle quando ele é preso.

Profissão de Risco
Johnny Depp interpreta George Jung, um traficante pioneiro no mercado de cocaína nos EUA nos anos 70. O filme acompanha sua vida desde a infância até os primeiros contatos com a maconha e o tráfico, até sua ascensão como magnata da cocaína e sua queda vertiginosa, já como pai e marido. A história não traz nada de novo, mas a intensidade com que as drogas são mostradas acaba ficando na memória.

Aos Treze
Evan Rachel Wood vive uma adolescente inteligente e estudiosa, que não se encaixa bem na escola. Quando conhece Evie (Nikki Reed), ela tem a chance de se tornar popular e escapar do bullying, mas essa nova amizade também vai abrir as portas para as drogas, sexo e pequenos crimes.

Heaven Knows What
Arielle Holmes revive a própria história neste misto de ficção e documentário sobre drogas. No filme, ela ganha o nome de Harley, uma garota viciada em heroína perdidamente apaixonada por um garoto na mesma situação. Logo no início do filme, ela ameaça cortar os pulsos caso ele não a aceite de volta – e de fato o faz sem pensar duas vezes.

Spun – Sem Limites
Jason Schwartzman e Brittany Murphy lideram esta comédia de humor negro sobre um grupo de viciados e traficantes, que, ao longo de três dias, se envolvem em situações cada vez mais incontroláveis. O filme ajuda a ter uma noção do tráfico desde os usuários individuais até os grandes comerciantes.

Os Viciados
Al Pacino brilha num dos seus primeiros trabalhos, interpretando um jovem viciado em heroína. A história se passa num local em Nova York conhecido como “Needle Park” (parque das agulhas) e mostra o relacionamento entre ele e uma moradora de rua, que também se vicia na droga e o acompanha numa queda rumo ao desastre.


Fonte: Guiadasemana