4 apps que guardam suas fotos e liberam espaço no smartphone

Com câmeras de smartphones cada vez melhores, é comum que usuários capturem uma infinidade de fotos diariamente. O problema é que o espaço de armazenamento nos aparelhos pode não ser suficiente. Para solucionar essa limitação, grandes empresas de tecnologia desenvolveram serviços que guardam essas imagens online, na "nuvem".

A INFO testou quatro dessas ferramentas para descobrir quais os pontos fortes e fracos de cada uma delas, e guiar o leitor na hora da escolha. Confira:

1. Google Photos

A ferramenta do Google para fotos foi relançada em maio de 2015, está disponível para Android, iOS e web. Agora, a plataforma se tornou um serviço a parte do Google Plus.
Desse modo, as imagens armazenadas não vão para a rede social da gigante californiana.
Mas, a grande novidade do serviço é permitir o armazenamento ilimitado de arquivos em nuvem, mas com restrições de tamanho. Fotos até 16 MP e vídeos com resolução de 1080p.
As principais vantagens do serviço são automatizar o armazenamento de imagens em dispositivos móveis e organizar automaticamente categorias de álbuns por locais, data e pessoas.
A partir das imagens armazenadas, o Photos oferece a produção de histórias em um gif ou em uma montagem panorâmica de fotos.
Vale ainda ressaltar as funcionalidades de edição imagens e compartilhamento de álbuns que o Photos disponibiliza para os usuários.

2. Flickr

Desde 2004, a ferramenta permite armazenamento de imagens em nuvem.
Porém, em 2013, depois que o Yahoo realizou a aquisição da empresa, o serviço passou a disponibilizar gratuitamente 1TB (terabyte) de espaço em nuvem -- que, em média, armazena 500 milhões de imagens.
Para 2015, a principal mudança foi a atualização do aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS que permite maior usabilidade da interface para os usuários.
O app oferece busca inteligente de imagens, edição e também capturar imagem e vídeo diretamente da plataforma.
Além de automatizar a transmissão de arquivo do aparelho à nuvem.

3. ThisLife

Embora pouco conhecido pelos usuários brasileiros, o aplicativo ThisLife é dedicado ao armazenamento ilimitado de imagens em nuvem.
Um diferencial interessante do serviço é a transferência de fotos das redes sociais para a plataforma. Na nuvem, a ferramenta também permite a exclusão das imagens duplicadas.
Além disso, o serviço permite a criação de álbuns personalizados. No geral, as funcionalidades da ferramenta são similares as dos outros serviços da categoria.
Em fevereiro de 2015, o ThisLife lançou app para iOS e Android. Nos Estados Unidos, o aplicativo ainda permite a impressão de imagens e o serviço de entrega.

4. Carousel

Diferentemente das outras ferramentas, o Carousel é a plataforma dedicada a vídeos e fotos do Dropbox, que oferece gratuitamente apenas 5 GB (Gigabyte) de espaço em nuvem.
O aplicativo está disponível para iOS e Android. No dispositivo móvel, a ferramenta notifica o usuário quando o aparelho atingir sua capacidade máxima de armazenamento.
O app também oferece a funcionalidade de lembrança de imagens, já que exibe fotos antigas do usuário na data atual.
Além de compartilhar álbuns com outros usuários diretamente do dispositivo móvel.


Fonte: Exame/Abril por Bruna Mesquita