Games de mundo aberto: só os melhores

Oferecendo incontáveis horas de jogatina os jogos de mundo aberto formam um dos estilos mais populares da atualidade, e a melhor maneira de tornar bom um game que não é tão bom assim é adicionando um mundo aberto gigante, cheio de coisas para fazer entre as missões.

Listamos aqui os dez melhores jogos de mapa aberto de todos os tempos.

10- Prototype 2

Prototype 2 é um jogo de aventura lançado em 2012 pela Activision. No game, o protagonista James Heller é metade homem e metade monstro, e consegue assumir a identidade de outras pessoas e absorver suas memórias. Ele precisa destruir o vírus Blacknight – e para isso tem à disposição uma cidade inteira de meios para fazer isso. Seja adentrando em corpos de soldados ou de cientistas, Prototype 2 possui um mapa amplo e detalhado, com uma Inteligência Artificial incrível
Foto: Divulgação/Activision

9- Fallout New Vegas

Lançado em 2010 pela Bethesda, se trata de um game shooter RPG que se passa em uma versão destruída da cidade americana de Las Vegas, num futuro pós-apocalíptico. Apesar de não ser uma sequência direta de Fallout 3 (outro grande jogo de mundo aberto), o motor gráfico utilizado é o mesmo.
Foto: Divulgação/Bethesda

8- Minecraft

Você está livre em um mundo cheio de colinas, animais e paisagens agradáveis, com uma picareta e a criatividade de construir o que bem entender usando apenas cubos. Seria um jogo extremamente tranquilo, não fosse o fato de que quando o Sol se põe, zumbis aparecem para vir atrás de você. Pelo menos você pode usar o dia para construir uma fortaleza.
Foto: Reprodução/Gameplay

7- inFAMOUS Second Son

Um jogo no qual você ganha superpoderes e pode escolher se vira herói ou vilão para os habitantes da sua cidade já tem tudo para ser sensacional. Essa premissa mais um mapa enorme à disposição faz de Infamous Second Son um forte candidato nesta briga. Apesar dos outros jogos da franquia terem feito tanto sucesso quanto, Second Son traz gráfico de última geração, mais poderes que inFAMOUS 2 (o protagonista agora tem a habilidade de absorver superpoderes) e um mapa maior.
Foto: Divulgação/PlayStation/SuckerPunch

6- Batman: Arkham City

Batman: Arkham Asylum foi um precursor nos games de herói, com um mundo amplo e um sistema de combate divertido. Mas sua continuação, Batman: Arkham City consegue ser ainda melhor! Com todas as áreas da cidade de Gotham ao seu dispor, não faltam brutamontes para bater, áreas secretas para explorar e easter-eggs para descobrir. Tudo isso podendo escolher entre o Homem-Morcego ou a Mulher-Gato.
Foto: Divulgação

5- The Elder Scrolls 5: Skyrim

Um dos RPGs mais aclamados dos últimos anos possui um mundo repleto de criaturas mágicas, castelos inexplorados e cavernas misteriosas – tudo isso esperando para ser descoberto. Skyrim é o tipo de jogo que, além de viciar, faz com que você tenha meses de diversão mesmo após acabar de jogar a história. Seja caçando dragões ou treinando suas habilidades mágicas contra camponeses, definitivamente é um mapa que vale a pena ser estudado do início ao fim.
Foto: Reprodução/imgarcade

4- Assassin’s Creed: Black Flag

Assassin’s Creed é uma franquia que já passou por Jerusalém (durante a Terceira Cruzada), Veneza (Renascimento), Guerra Civil Americana e Revolução Francesa, todas com mapas abertos altamente detalhados. Mas o jogo da série que se destaca é Assassin’s Creed: Black Flag, que se passa na América Central durante o auge da pirataria. O simples fato de unir o mundo aberto dos outros jogos à possibilidade de pegar seu navio e navegar livremente, explorando ilhas e saqueando outras embarcações, faz com que o jogo nem precise de história! Se fosse apenas o mundo aberto, já seria o melhor game de pirata já feito – e a narrativa só deixa melhor.
Foto: Divulgação/Ubisoft

3- Far Cry 3

Mesmo com o lançamento recente de Far Cry 4, para a nova geração de consoles, o melhor jogo da franquia é Far Cry 3, lançado para PS3, Xbox 360 e Microsoft Windows. O game de aventura em primeira pessoa se passa em uma ilha isolada do resto da humanidade, onde o (grande) vilão Vaas Montenegro captura o protagonista e seus amigos, e planeja exterminar os bondosos nativos da ilha. Com a possibilidade de caçar, tubarões, tigres e rinocerontes, e andar de avião, caminhão e lancha, Far Cry 3 é um dos jogos que mais abre possibilidades divertidas no mundo aberto – e para o que serve o mundo aberto senão para isso?
Foto: Divulgação

2- Red Dead Redemption

O melhor jogo de Velho Oeste de todos os tempos também possui um dos mundos abertos mais legais e completos. Em um mapa que abrange (teoricamente) do México ao Canadá, passando pelos Estados Unidos, Red Dead Redemption é um game sobre caubóis durões. No mundo aberto é possível visitar diferentes cidades, desertos, geleiras, florestas e paisagens exuberantes – tudo isso montado em cavalos. No mapa ainda encontram-se espalhados diversos personagens que, quando encontrados, liberam missões secundárias. Isso, unido à diversão de perseguir ladrões no deserto americano, deixa Red Dead Redemption com o segundo lugar da nossa lista.
Foto: Divulgação/Rockstar

1- GTA 5

Grand Theft Auto 5 é o jogo que atualmente possui o maior e mais interativo mundo aberto dos games. Localizado em uma Los Angeles genérica, o game permite que você ande com qualquer veículo que encontrar (aviões, helicópteros, lanchas, barcos, motos, trens, balões e muitos tipos de carros), cace animais (veados, tubarões, pumas, ursos), procure por tesouros, segredos e mistérios – tudo isso sem precisar seguir lei nenhuma! Com uma grande variedade de armas, uma das melhores histórias dos games recentes e um modo online que funciona, GTA 5 fica com o primeiríssimo lugar dessa disputa.
Foto: Divulgação/Rockstar Games