Celulite: tudo o que você precisa saber para acabar com os furinhos

Dentre todos os problemas de pele, a celulite talvez seja o maior inimigo das mulheres. Existem inúmeros cremes e tratamentos que prometem acabar com a aparência de casca de laranja, que, apesar de ser muito indesejada, é extremamente comum.

Segundo a Dra. Gabriella Albuquerque, dermatologista e coordenadora do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, a celulite nada mais é do que uma alteração da gordura corporal de determinadas regiões do corpo, como quadril, nádegas, pernas e braços.

A celulite é uma condição de pele exclusiva das mulheres, e acomete cerca de 95% da população feminina entre os 15 e 45 anos. Essa condição não tem nenhum efeito na saúde da mulher e é, no geral, inofensiva, apesar de casos mais graves causarem dor e sensação de peso.

Por que a celulite aparece?
De acordo com a Dra. Gabriella, são vários os fatores que desencadeiam a celulite no corpo. “Sabemos que a retenção do líquido no tecido adiposo destes locais citados acima pode ser mais acentuado em algumas mulheres, mas variações de temperatura, determinados medicamentos (como propranolol e atenolol), obesidade, reposição de estrogênio, sedentarismo e outros fatores podem aumentar a manifestação da doença”, disse.

Além disso, uma dieta desequilibrada, com excesso de alimentos que aumentam a produção de insulina no organismo (como os doces) ou carboidratos e lipídeos podem aumentar a quantidade de gordura no organismo que, por sua vez, se manifesta na forma dos furinhos na pele. Ingerir sal demais aumenta a retenção de líquidos no corpo e até uma alimentação com falta de fibras – o que causa uma constipação intestinal maior – também colabora para o aparecimento da celulite.

“O sedentarismo diminui o gasto calórico do organismo, reduz o consumo de açúcar muscular e promove aumento do açúcar no sangue. Este irá se estocar no tecido adiposo das pernas, região glútea e abdominal, ajudando a piorar o extravasamento de líquido neste local e a piora da celulite. A ausência de exercício físico promove flacidez muscular e aumento na massa de gordura, com acentuação do quadro”, continua a dermatologista.

Até mesmo o estresse emocional, o uso de roupas muito justas e algumas doenças, como o hipotireoidismo, podem piorar essa doença. Por isso as estatísticas são tão altas em relação a quantidade de mulheres que sofrem com ela.

Então, o que fazer?
“Antes de falar de tratamentos, devemos lembrar dos cuidados gerais que os portadores de celulite devem tomar: adotar sempre dieta equilibrada, rica em proteínas e fibras vegetais. Abolir o excesso de carboidratos, lipídeos e álcool. A atividade física regular é indispensável. Com ela, podemos perder o excesso de massa gordurosa e aumentar a tonicidade muscular. Dependendo do caso, a perda de peso pode estar indicada para reduzir a celulite. Recomenda-se roupas leves e sem compressão excessiva. O uso de contraceptivos orais pode piorar a celulite, em especial pela ação da progesterona”, diz a Dra. Gabriella.

Fora isso, a profissional compartilhou conosco alguns tratamentos e quando eles são aplicados:

Tratamento tópico (cremes): apesar de questionável, esses tratamentos funcionam quando a mulher já segue as medidas acima, com uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios ou fazendo algum tratamento com o acompanhamento de uma dermatologista, melhorando a aparência da pele no geral.

Tratamento oral: é indicado para o caso de má circulação periférica. Castanha da índia, diosmina e ginko biloba, cafeína, vitamina C e E e licopeno são alguns dos princípios ativos usados para tratar a doença, dependendo de sua causa e grau.

Drenagem linfática: para quem retém muito líquido, essa talvez seja uma das melhores opções. A drenagem estimula o fluxo linfático e reduz o excesso de líquido circulante. É muito indicado para mulheres que retém líquido durante o período menstrual.

Tratamento a laser: uma tecnologia recente, chamada TightSculpting do Fotona 3D, e que acabou de chegar ao Brasil, combina dois tipos de lasers, que destroem as células de gordura aumentando a temperatura do local e promovendo a produção de colágeno. O resultado é imediato e 5 a 8 sessões quinzenais são indicadas para um resultado mais efetivo e duradouro. Ele é recomendado para mulheres que continuam com áreas de celulite mesmo seguindo uma rotina de dieta equilibrada e exercícios.