Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

20 Filmes sensacionais que duram menos de 90 minutos

Uma lista para quem tem pressa, mas não abre mão de qualidade. Sobrou um tempinho no seu dia corrido e você quer aproveitar para ver um filme realmente bom? Não se preocupe: para te ajudar, selecionamos 20 títulos com menos de 90 minutos que são verdadeiras obras de arte.

Confira:

O Garoto (1921)
Duração: 68 min
No clássico mudo, Charlie Chaplin interpreta seu icônico personagem Vagabundo (Tramp), que encontra um bebê numa lata de lixo e cuida dele como se fosse seu filho. Anos depois, a mãe da criança retorna e o garoto é tirado dele.

Frankenstein (1931)
Duração: 70 min
Boris Karloff dá vida ao monstro no clássico de James Whale, baseado na obra de Mary Shelley. No filme, o doutor Henry Frankenstein (Colin Clive) descobre como criar vida construindo um corpo a partir de partes de cadáveres. 

Dumbo (1941)
Duração: 64 min
Uma das animações mais dramáticas da história da Walt Disney, “Dumbo”  acompanha um elefantinho que é separado de sua mãe e cresce num circo, onde é ridicularizado por causa de suas orelhas enormes.

Ladrões de Bicicletas (1948)
Duração: 89 min
Dirigido por Vittorio de Sica, o drama italiano conta a história de um homem desempregado vivendo na Itália destruída após a Segunda Guerra Mundial. Quando ele finalmente consegue um emprego, sua bicicleta é roubada, e ele parte com seu filho em busca dos ladrões, sabendo que, sem ela, ele não poderá trabalhar.

Rashomon (1950)
Duração: 88 min
Akira Kurosawa dirige este clássico sobre um crime que é narrado sob diferentes pontos de vista durante o julgamento: o de um bandido, o da viúva e do próprio samurai assassinado, que testemunha através de um médium. 

Glória Feita de Sangue (1957)
Duração: 88 min
Um dos primeiros longas de Stanley Kubrick, “Glória Feita de Sangue” conta a história de um general que, depois de se recusar a atacar uma base inimiga, acusa os soldados de covardia.

Persona (1966)
Duração: 85 min
Qualquer filme de Ingmar Bergman merece a sua atenção, mas, se o tempo é curto, escolha “Persona”, também conhecido por aqui como “Quando Duas Mulheres Pecam”. O longa mostra uma atriz que, de uma hora para a outra, emudece e é enviada para um hospital psiquiátrico. Lá, ela é tratada por uma enfermeira, que conta a ela todos os seus segredos e, aos poucos, vai assimilando traços de sua personalidade.

Meu Vizinho Totoro (1988)
Duração: 86 min
Animações tendem a ser filmes mais curtos, mas nem por isso são menos relevantes. “Meu Vizinho Totoro”, por exemplo, apresentou ao mundo um dos personagens mais icônicos da cultura japonesa e inspira, desde os anos 80, crianças e adultos orientais ou ocidentais. O longa conta a história de duas irmãs que se mudam para uma casa de campo para ficarem mais próximas de sua mãe, que está hospitalizada. Elas logo decidem explorar a região e descobrem um espírito protetor da floresta chamado Totoro.

O Rei Leão (1994)
Duração: 88 min
Já que estamos falando de animações, como não mencionar um dos clássicos mais respeitados da Walt Disney? Inspirado na peça “O Rei Lear”, de William Shakespeare, “O Rei Leão” acompanha Simba, um leãozinho que é o filho do rei da floresta. Porém, quando seu tio trama o assassinato de seu pai e coloca a culpa no filhote, Simba foge para os cantos mais distantes da floresta e só retorna anos depois para recuperar o seu trono.

Toy Story (1995)
Duração: 81 min
Primeiro grande sucesso da Pixar, “Toy Story” tem como protagonista um boneco chamado Woody, que fica enciumado quando seu dono ganha um novo brinquedo e ele deixa de ser o favorito.

Corra, Lola, Corra (1998)
Duração: 81 min
Pressa é o que move este clássico moderno alemão. Lola (Franka Potente) recebe uma ligação do irmão contando que ele perdeu uma mala cheia de dinheiro que pertencia a alguém muito perigoso. Agora, ela tem 20 minutos para levantar o dinheiro e encontrá-lo, antes que ele faça uma loucura.

Following (1998)
Duração: 69 min
O primeiro e menos conhecido longa de Christopher Nolan ainda não tinha a duração épica de seus filmes mais famosos, mas já chamava a atenção e foi premiado em Roterdã. “Following” acompanha um escritor que gosta de seguir pessoas desconhecidas pelas ruas de Londres. Um dia, ele é confrontado por um de seus “personagens”, que é um ladrão, e acaba se envolvendo em seus crimes. 

O Agente da Estação (2003)
Duração: 89 min
Estrelado por Peter Dinklage (o Tyrion, de “Game of Thrones), o filme mostra a vida de um homem que, depois de perder o único amigo, vai morar sozinho numa estação de trem abandonada. A solidão, porém, é quebrada pela chegada de um vendedor de cachorro-quente comunicativo e uma artista lidando com uma tragédia pessoal.

Antes do Pôr do Sol (2004)
Duração: 80 min
No segundo filme da trilogia dirigida por Richard Linklater, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se reencontram, nove anos depois de se conhecerem num trem para Viena. Os dois estão agora em Paris – ele, promovendo o livro que escreveu inspirado naquele encontro; ela, vivendo como ativista ambiental.

A Lula e a Baleia (2005)
Duração: 81 min
Dirigido por Noah Baumbach, “A Lula e a Baleia” mostra as consequências psicológicas da separação de um casal de intelectuais sobre seus filhos adolescentes, que escolhem lados opostos para defender e mudam radicamente seus comportamentos.

Tomboy (2011)
Duração: 82 min
Quando uma família se muda para uma nova vizinhança, a pequena Laure, de dez anos, vê a oportunidade para se apresentar às outras crianças como uma nova pessoa: um menino chamado Mickäel.

Frances Ha (2012)
Duração: 86 min
Outro trabalho curto de Noah Baumbach, esse estrelado por Greta Gerwig, é a comédia dramática “Frances Ha”, sobre uma mulher que sonha alto, mas não tem nada muito concreto em sua vida. Ela vive em Nova York, mas não tem um apartamento; trabalha numa escola de dança, mas não é dançarina e tem uma melhor amiga com quem já não fala mais.

Fruitvale Station (2013)
Duração: 85 min
Dirigido por Ryan Coogler e protagonizado por Michael B. Jordan (ambos voltariam a trabalhar juntos em “Creed”), “Fruitvale Station” se narra a história real de Oscar Grant, um jovem da periferia que, no último dia do ano, decide resolver suas pendências e dar um novo rumo à sua vida, antes de ser abordado por policiais numa estação de metrô na noite de Ano Novo.

Ida (2013)
Duração: 82 min
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Ida” apresenta Anna (Agata Trzebuchowska), uma noviça que deixa o convento para se encontrar com sua tia, a única parente viva, antes de prestar seus votos. Nessa viagem, ela descobre a verdade sobre o passado de sua família.

Minha Vida de Abobrinha (2016)
Duração: 66 min
Nesta adorável animação Suíça indicada ao Oscar, conhecemos Abobrinha: um menino que vivia sozinho com a mãe alcoólatra, até provocar acidentalmente sua morte. Levado para um orfanato, ele tem dificuldade para se relacionar com as outras crianças, mas acaba formando ali uma nova família.

Fonte: Guiadasemana

Foto: Corra, Lola, Corra (Lola rennt, Tom Tykwer, Alemanha, 1998) (Foto: Divulgação)