6 Truques para deixar a casa com cara de apartamento de novela


Conheça os itens que estão presentes, na maioria das vezes, nos cenários que aparecem na telinha. Nada como viver os dias em um lugar agradável, né? Por isso, se você quer trazer para dentro da sua casa um pouco dos cenários estilosos e aconchegantes que aparecem nas novelas e nos filmes, basta continuar lendo este artigo.

1. Pendentes
Incluir os pendentes na decoração da casa é uma tendência que não para de crescer. Cada dia a gente vê por aí um lançamento diferente, sempre com uma proposta nova ou uma versão melhor do que já era bonito.

Os pendentes podem ser usados em qualquer cômodo da casa: banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha e até nos dormitórios.

Na cozinha, por exemplo, recomenda-se instalar pendentes logo acima da mesa de jantar ou da bancada da cozinha americana. Na sala de estar considere colocar um único pendente grande e mais imponente bem no centro do teto.

Dica importante: considere a altura do pé direito antes de escolher os pendentes. Em casas de pé direito padrão, ou seja, de 2,5 a 2,8 metros de altura, um pendente muito comprido pode dar a sensação de redução de espaço, diminuindo a amplitude.

2. Tapetes
Alguém aí já viu casa de novela sem tapete? Aposto que não. Os tapetes proporcionam uma sensação de aconchego indiscutível, por isso, se você quer uma sala de estar com cara de cenário de novela, já comece a escolher o seu.

Assim como os pendentes, os tapetes também podem ser usados em qualquer lugar da casa, o segredo é apostar em modelos adequados para cada um deles.

No banheiro, por exemplo, os tapetes feitos de espuma de poliuretano com visco elástico são uma excelente escolha, pois são extra macios ao toque.

Já na sala de estar, nada como um tapete felpudo, daqueles que quando a gente deita em cima a sensação é tão boa que o sofá é deixado de lado.

Dica importante: não coloque vasos de planta em cima dos tapetes, pois a umidade pode gerar fungos, um problema grave numa casa onde vivem pessoas alérgicas e que pode estragar o seu tapete.

3. Mix de metais
Pratos, vasos e bandejas de metais, ou somente de efeito metálico, também são itens que estão sempre presentes em cenários de novela.

Na sala, coloque sobre o aparador uma bandeja metalizada prata, dourada ou cobre, a cor que você preferir, e em cima dessa bandeja posicione uma garrafa de bebida e alguns copos ou taças. Não bebe? Sem problemas. Experimente colocar uma moringa ou uma refresqueira com água comum ou saborizada para servir aos seus convidados.

Você também pode colocar bandejas metalizadas no quarto e no banheiro, em ambos os cômodos experimente enchê-la de vidros de perfume ou vidros de aromatizadores, os mais bonitos que você tiver.

Dica importante: é possível misturar várias tonalidades de metal no mesmo ambiente, não pense que se escolher um tom ele deverá ser o único presente. Abuse da imaginação!

4. Plantas
Não dá para falar de decoração sem mencionar as plantas. Além de deixar a sua casa digna das capas de revista de arquitetura, cultivar o verde em ambientes internos também oferece vários benefícios.

Recentemente um estudo feito pela NASA revelou que algumas espécies eliminam do ar substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído, amoníaco, xileno, entre outros.

Fora que as propriedades não param por aí, existem plantas repelentes, plantas que perfumam e por aí vai.

Dica importante: dê preferência às espécies que não precisam de iluminação direta e tome cuidado com as restrições. Algumas plantinhas não se adaptam ao ar condicionado, por exemplo, e precisam ser regadas diariamente.

5. Preencha as paredes
Nada de paredes vazias! Compre pinturas, pratinhos decorativos, pendure tapetes, use a criatividade. E não pense que pinturas são caras demais, pois existem opções baratinhas por aí.

Além de deixar a sua casa mais elegante e colorida, os itens e gravuras que você escolhe para colocar na parede dizem muito sobre a sua personalidade. Aproveite os espaços verticais para deixar o seu espaço com a sua cara.

Dica importante: a única dica aqui é ter bom senso. Lembre-se que quanto mais itens na parede, maiores as chances de tudo virar uma bagunça sem pé e nem cabeça.

6. Cadeiras
Por último, mas não menos importante, a próxima dica é adicionar cadeiras em alguns dos cômodos da casa. Foi-se o tempo que cadeira era feita só para sentar, hoje elas também servem para decorar e existem modelos que cumprem muito bem esse papel.

Opte por cadeiras versáteis e fáceis de transportar, assim, ainda que elas estejam na sala, se na cozinha faltou um lugarzinho basta mudá-la de lugar, sem estresse.

cadeira eames, por exemplo, representa muito bem essa flexibilidade. Além do design, projetado para oferecer conforto mesmo durante longos períodos, ela pode ser usada em qualquer lugar da casa devido ao seu design moderno e discreto ao mesmo tempo. A cara do apartamento de novela!