A importância da família e do lar para o sucesso da vida escolar de uma criança ou jovem!

                                      Crédito da imagem: pxhere.com

Saiba como montar o espaço perfeito na casa para o estudo dos filhos! O sucesso da vida escolar vai muito atém da sala de aula, provas, trabalhos e recreios, muitos fatores externos também ajudam a melhorar o desempenho da criança, inclusive o apoio da família e o local adequado de estudo dentro da casa. Por isso, no momento de procurar aluguel de apartamentos, é fundamental entender as necessidades atuais de todos os moradores, sem deixar de lado a opinião das crianças e dos adolescentes!
Atualmente, é cada vez mais normal escolher o imóvel mais adequado pela internet, sem agendar uma visita e conferir pessoalmente que todos os cômodos estejam em boas condições de uso. Nestes casos, é muito comum esquecer-se do que realmente é necessário, sendo assim é indicado que seja feita uma lista com todas as exigências.

Reserve um momento do dia e coloque no papel cada item que for falado pela família, permita que todos tenham a oportunidade de se expressar e defina prioridades. Mas, certamente o cantinho dos estudos não pode faltar! Quer entender um pouco mais sobre a importância da família e da casa no dia a dia da escola do seu filho? Então, continue lendo o artigo e entenda todos os detalhes! Irá se surpreender!

Importância da família na vida escolar

Não restam dúvidas que a família possui um papel muito importante na vida acadêmica das crianças e dos jovens. O incentivo é o melhor requisito para aumentar o desempenho nas provas e nos trabalhos escolares. Mas é necessário entender que acompanhar o processo, não significa cobrar e sim valorizar, ensinar, conversar e entender todo o esforço que é feito para melhorar todos os dias.

Quando uma criança se sente ouvida, protegida e apoiada, consequentemente se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as atividades que são fornecidas pela escola. Todo esse esforço no final vale a pena, uma vez que no final do ano letivo somos todos vencedores!

Como a casa pode ajudar a melhorar o desempenho?


A procura por imóveis para alugar aumentou nos últimos anos e ao mesmo tempo o consumidor ficou mais exigente, pesquisando opções que atendam às necessidades atuais. É indiscutível que a organização da casa é um dos fatores essenciais para aumentar o desempenho dos filhos. Sendo assim, deixe o ambiente sempre muito bem organizado e sem bagunça, procure separar um lugar específico para o momento de lazer e outro para o de aprendizado. Parece uma coisa simples, mas muitas vezes os pais acabam se esquecendo de manter essas duas coisas separadas, podendo assim comprometer as notas nas provas e trabalhos da escola.

Ter um lugar reservado para o estudo é fundamental tanto para as crianças quanto para os adolescentes, mas esse cantinho é indicado que não seja feito no próprio quarto onde têm muitas distrações, tais como televisão, computador e jogos. Procure outro cômodo na casa que esteja livre e seja mais adequado para montar o escritório, deve ser um ambiente tranquilo, limpo e organizado.

Existem alguns acessórios e móveis que são fundamentais e não podem ser esquecidos, entre eles mesa, escrivaninha, cadeira e estantes e gavetas. Ainda tem muitas dúvidas e não sabe como montar o escritório para que fique do jeito que você gosta? Na sequência vamos mostrar algumas dicas que podem ser muito uteis neste momento. Confira!

O que não pode faltar no escritório?


Após ter entendido a importância da família e do lar na vida acadêmica do seu filho, seja criança ou jovem, é hora de montar o escritório perfeito. Em primeiro lugar calcule o tamanho do cômodo, muitas casas para alugar já contam com um espaço reservado para isso.

Depois de ter escolhido o ambiente perfeito, podemos começar a pensar nos móveis que mais combinam com o estilo e personalidade do restante da casa, tente seguir sempre a mesma paleta de cores para deixar tudo em harmonia.

Esquece aquela ideia de utilizar mesas e escrivaninhas cheias de curvas e desenhos que são mostradas em revistas e sites de decoração de interiores e arquitetura. Quanto mais simples elas forem, melhor será a organização e a decoração, visto que qualquer detalhe já pode atrapalhar a concentração.

A cadeira deve ser confortável e manter o corpo relaxado, por isso procure todas as opções que são oferecidas no mercado e analise cada uma delas por separado. Caso tenha dúvidas, consulte um profissional experiente na área, certamente ele poderá te orientar e ajudar a escolher a cadeira mais apropriada para o seu filho. A tarefa escolar não deve ser feita no chão, nem na cama e muito menos frente a televisão.

A iluminação também deve ser pensada com muito cuidado e atenção, coloque a mesa o mais próximo da janela para poder aproveitar a luz natural do dia a dia. Pode ser colocada uma luminária simples ou um abajur mais sofisticado focando diretamente o caderno, esse detalhe pode variar de acordo com os gostos de cada pessoa e com a decoração que foi feita, siga sempre os mesmos padrões.

É interessante ressaltar que cada família possui um estilo de vida diferente e precisa ser sempre respeitado, por isso adicione ao escritório tudo aquilo que você achar importante e que não pode faltar no momento do estudo.
Não compare o momento de estudo do seu filho com o de outras crianças, cada um tem suas dificuldades e melhorias com o passar do tempo. Uma boa ideia para melhorar o desempenho na escola é cria recompensas, não precisa ser necessariamente coisas materiais, apenas um elogio e um abraço são suficientes e podem fazer toda a diferença!

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando todas nossas postagens! Entenda como o incentivo da família e a organização da casa juntos podem ajudar a melhorar o desempenho do seu filho na escola. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitos pais nesta caminhada!