O que é pedagogia empresarial e como ela ajuda os trabalhadores

Profissional é fundamental para um melhor relacionamento e comportamento dos colaboradores.
Os pedagogos são profissionais indispensáveis na formação de crianças e jovens, com atuação direta naquilo que se transformarão em um futuro próximo distante. Porém, sua importância vai além disso e se estende até a vida adulta.

O pedagogo empresarial é um profissional cuja influência aos adultos pode ser tão benéfica quanto foi quando ainda se era uma criança, com potencial de fazer com que a companhia melhore em vários aspectos.

Vamos entender melhor como funciona essa vertente e de que maneira os serviços dos profissionais que com ela atuam podem ser proveitosos no meio corporativo.

Qual é a definição de pedagogia empresarial?

Ela é a área da pedagogia em que os conhecimentos de tais profissionais são aplicados aos relacionamentos e interações que ocorrem dentro de uma empresa, com o intuito de ter um ambiente agradável, amistoso e saudável entre e para com todos os colaboradores.

Os métodos, técnicas e práticas utilizados são bem similares ao que se aplica às crianças e jovens, com a diferença de que o público que receberá esse tipo de orientação já estará em uma fase mais avançada de suas vidas, o que envolve idade, experiência e motivações diferentes.

A participação dos pedagogos empresariais ocorre de modo a adequar e modificar certos comportamentos e conceitos que estão intrínsecos nos profissionais, de modo que eles possam evoluir e melhorar como trabalhadores e também como pessoas.

Ainda que soe como uma aplicação diferente do que a maioria das pessoas está acostumada em relação às funções do pedagogo, é inegável que o profissional éperfeitamente apto a atuar nessa área, dado todo o conhecimento teórico e prático absorvido com o passar de sua carreira.

Mercado para essa profissão não falta. De acordo com a consultoria Empresômetro, no final de julho de 2019, o número de empresas ativas no Brasil supera os 19 milhões, ou seja, há boas oportunidades para que os pedagogos atuem no segmento empresarial.

Quais são as vantagens de contratar um pedagogo empresarial?

Muitas, e depois de conhecê-las, ficará evidente como a participação desse profissional é de suma importância para qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Algumas das que se destacam são as seguintes:

Equipe mais cooperativa

Quando se é criança, uma habilidade incentivada é a do trabalho em equipe, que permite que todos os envolvidos obtenham um melhor desempenho e, por consequência, que o resultado seja ainda mais satisfatório. Porém, isso pode ser perdido com o passar do tempo.

Seja pela concorrência que existe no mercado de trabalho, dentro da própria empresa ou mesmo devido a experiências negativas no decorrer da vida, é comum que as habilidades de cooperação se enfraqueçam, embora sejam essenciais para qualquer companhia.

A atuação de um pedagogo empresarial se dá na desconstrução e remodelação desse conceito criado, arraigado e fortalecido ao longo dos anos, de modo que osprofissionais possam se desvencilhar de tal pensamento e, assim, construir relações cooperativas saudáveis.

De acordo com um estudo feito pela Fierce, Inc. com mais de 1.400 executivos, empregados e educadores, 86% deles citam que a falta de colaboração ou uma comunicação ineficiente são falhas nos ambientes de trabalho, o que mostra que há muito campo para melhorar neste quesito.

Profissionais criativos

Outra habilidade que é fortemente recomendada pelos pedagogos às crianças é a criatividade ou seja, a capacidade de imaginar e criar soluções, situações epercepções que fogem do âmbito estritamente técnico e teórico.

Com o passar do tempo, quando nos tornamos melhores ao lidar com a vida, são criados hábitos de pensamento que se mostram eficazes na obtenção de bons resultados em variadas áreas, o que pode fazer com que a imaginação propriamente dita se enfraqueça.

Além disso, nos adaptamos a normas sociais, seguimos a padrões de pensamento convencionais, aumentamos a eficiência das atividades realizadas epercebemos que agir sempre ou quase sempre da mesma maneira dá certo.

Outra desconstrução de padrões se faz necessária sob esse aspecto, e é justamente aí onde o pedagogo empresarial pode ajudar a todos os profissionais de uma determinada empresa, cujo impacto ainda é destacado para quem precisa diretamente da criatividade em seu trabalho.

Ao reaprender os processos criativos, é possível pensar em novas maneiras de solucionar problemas antigos e, por consequência, obter resultados ainda mais satisfatórios, muitos dos quais não são alcançados pela concorrência ou por outras pessoas pela falta de estímulo da criatividade.

Time mais motivado

A falta de motivação pode trazer sérias consequências, principalmente a médio e longo prazo, já que pode-se chegar ao ponto em que os profissionais (ou até mesmo a própria empresa, em sua cultura) não sentem aquela animação e determinação em desempenhar suas atividades.

A motivação atua como um combustível para o desempenho profissional e também para as outras áreas da vida. Quem se sente motivado tende a se empenhar mais e agir da melhor maneira possível para conquistar os objetivos desejados.

De acordo com um relatório divulgado pelo National Research Council, datado de 2003, 40% dos estudantes em fase colegial cronicamente não apresentavam engajamento em suas atividades, ou seja, não se sentiam motivados em realizá-las.

Se isso é observado na idade colegial, a tendência é de que tal comportamento se mantenha até a fase profissional, o que pode resultar em problemas sociais e até mesmo psicológicos.

A experiência e conhecimento de um pedagogo empresarial podem ser aplicados em cada profissional da empresa, de modo que seus objetivos, interesses edeterminações sejam reanimados e que ele se sinta bem com o seu papel dentro da corporaçãoo que tende a se estender também para sua vida pessoal.

Além disso, a cooperatividade e criatividade citadas anteriormente, quando estimuladas, resultam quase que automaticamente em uma melhoria no ambiente de trabalho e no comportamento dos profissionais, o que por sua vez pode potencializar a motivação de cada integrante da equipe.

Pedagogia empresarial: uma grande aliada no meio corporativo

A cada dia que passa, a concorrência aumenta no mundo dos negócios e das empresas. Isso faz com que elas tenham que buscar melhorias contínuas para se manter em uma boa posição em seu segmento, o que demanda mudanças comportamentais de dentro para fora.

Da mesma forma que um pedagogo ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens, ele pode atuar com adultos e fazer com que eles desconstruam ideias que osprejudicam e, posteriormente, fortaleçam as áreas que antes estavam frágeis, o que só tende a trazer benefícios.

Além da empresa ter condições de apresentar uma melhor performance, a participação de um pedagogo empresarial em seu planejamento e execução proporciona melhorias nítidas na vida pessoal de cada colaborador, o que se transforma em um círculo vicioso altamente benéfico.

A partir de agora, quando você pensar em cursos de pedagogia, não será apenas a imagem de crianças em uma sala de aula que deve aparecer em sua mente, mas sim o de adultos engajados, motivados, cooperativos e participativos, o que, diga-se de passagem, é um cenário dos sonhos.